Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez. |
id |
UFJF-2_19c0fcffc0e8007da814b0c8af635ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/3177 |
network_acronym_str |
UFJF-2 |
network_name_str |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)ConsumoPublicidadeTurismoFerrovia6.13.00.00-4 TurismoO objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez.Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2018-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionexploratória; descritiva; explicativa; natureza qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/317710.34019/2238-2925.2018.v8.3177Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-552238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1155https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1156Copyright (c) 2018 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABETinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrossard, Miriane SigilianoFraga, Carla2019-09-03T15:37:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3177Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2019-09-03T15:37:56Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) |
title |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) |
spellingShingle |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) Frossard, Miriane Sigiliano Consumo Publicidade Turismo Ferrovia 6.13.00.00-4 Turismo |
title_short |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) |
title_full |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) |
title_fullStr |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) |
title_full_unstemmed |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) |
title_sort |
Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970) |
author |
Frossard, Miriane Sigiliano |
author_facet |
Frossard, Miriane Sigiliano Fraga, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Fraga, Carla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frossard, Miriane Sigiliano Fraga, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Publicidade Turismo Ferrovia 6.13.00.00-4 Turismo |
topic |
Consumo Publicidade Turismo Ferrovia 6.13.00.00-4 Turismo |
description |
O objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion exploratória; descritiva; explicativa; natureza qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177 10.34019/2238-2925.2018.v8.3177 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177 |
identifier_str_mv |
10.34019/2238-2925.2018.v8.3177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1155 https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55 2238-2925 reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
collection |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br |
_version_ |
1798044892433219584 |