Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frossard, Miriane Sigiliano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fraga, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez.
id UFJF-2_19c0fcffc0e8007da814b0c8af635ec8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/3177
network_acronym_str UFJF-2
network_name_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository_id_str
spelling Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)ConsumoPublicidadeTurismoFerrovia6.13.00.00-4 TurismoO objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez.Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2018-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionexploratória; descritiva; explicativa; natureza qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/317710.34019/2238-2925.2018.v8.3177Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-552238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1155https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1156Copyright (c) 2018 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABETinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrossard, Miriane SigilianoFraga, Carla2019-09-03T15:37:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3177Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2019-09-03T15:37:56Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
title Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
spellingShingle Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
Frossard, Miriane Sigiliano
Consumo
Publicidade
Turismo
Ferrovia
6.13.00.00-4 Turismo
title_short Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
title_full Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
title_fullStr Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
title_full_unstemmed Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
title_sort Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
author Frossard, Miriane Sigiliano
author_facet Frossard, Miriane Sigiliano
Fraga, Carla
author_role author
author2 Fraga, Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frossard, Miriane Sigiliano
Fraga, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Publicidade
Turismo
Ferrovia
6.13.00.00-4 Turismo
topic Consumo
Publicidade
Turismo
Ferrovia
6.13.00.00-4 Turismo
description O objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
exploratória; descritiva; explicativa; natureza qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177
10.34019/2238-2925.2018.v8.3177
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177
identifier_str_mv 10.34019/2238-2925.2018.v8.3177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1155
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3177/1156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55
2238-2925
reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
collection Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository.name.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br
_version_ 1798044892433219584