Visões Qualitativas dos Atores da Vesperata em Diamantina/MG e suas possibilidades diante da teoria do marketing de destinos
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3006 |
Resumo: | A Vesperata é um evento musical periódico que acontece no centro histórico de Diamantina/MG, ao ar livre, durante os meses de baixa pluviosidade (entre março e outubro). Por sua qualidade e singularidade ajudou a cidade a alcançar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO e, ao longo dos anos, confi gurou-se como o principal produto turístico do destino. Sua forma de organização e, especialmente, de comercialização tem sido alvo de conflitos recentes, demandando a criação de um grupo de trabalho para discuti-la, o que levou à compreensão da necessidade de conhecer-se mais a percepção de cada ator do processo acerca do produto. Este artigo é fruto da pesquisa cujo objetivo foi construir uma visão qualitativa e holística da Vesperata a partir das percepções dos atores envolvidos no evento, sendo de caráter exploratório e do tipo qualitativa, que teve como método de coleta entrevistas semiestruturadas aplicadas em grupos de discussão conformados de acordo com os atores envolvidos na Vesperata. Ao analisar os resultados da pesquisa à luz da teoria de marketing de destinos, chegou-se a um Produto em um ponto entre Maturidade e Saturação e que apresenta sérios problemas de comunicação entre os atores envolvidos. |
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Visões Qualitativas dos Atores da Vesperata em Diamantina/MG e suas possibilidades diante da teoria do marketing de destinosA Vesperata é um evento musical periódico que acontece no centro histórico de Diamantina/MG, ao ar livre, durante os meses de baixa pluviosidade (entre março e outubro). Por sua qualidade e singularidade ajudou a cidade a alcançar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO e, ao longo dos anos, confi gurou-se como o principal produto turístico do destino. Sua forma de organização e, especialmente, de comercialização tem sido alvo de conflitos recentes, demandando a criação de um grupo de trabalho para discuti-la, o que levou à compreensão da necessidade de conhecer-se mais a percepção de cada ator do processo acerca do produto. Este artigo é fruto da pesquisa cujo objetivo foi construir uma visão qualitativa e holística da Vesperata a partir das percepções dos atores envolvidos no evento, sendo de caráter exploratório e do tipo qualitativa, que teve como método de coleta entrevistas semiestruturadas aplicadas em grupos de discussão conformados de acordo com os atores envolvidos na Vesperata. Ao analisar os resultados da pesquisa à luz da teoria de marketing de destinos, chegou-se a um Produto em um ponto entre Maturidade e Saturação e que apresenta sérios problemas de comunicação entre os atores envolvidos.Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2012-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado anonimamente por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3006Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; v. 2, n. 1, Jan./Jun., 2012 - Edição Regular, pp. 1-66; 14-27Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; v. 2, n. 1, Jan./Jun., 2012 - Edição Regular, pp. 1-66; 14-27Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; v. 2, n. 1, Jan./Jun., 2012 - Edição Regular, pp. 1-66; 14-272238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3006/1020Copyright (c) 2014 Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Carlos EduardoMedaglia, JulianaFerreira, Maria de Lourdes Santosde Paula, Viviane Cristina2018-10-24T10:47:32Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3006Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2018-10-24T10:47:32Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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