Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21072 |
Resumo: | A TV está em constante evolução, não só no transporte demídias de áudio e vídeo em alta definição, mas também no suporte ao envio de dados e aplicações. Desta forma, proporciona a possibilidade de criar aplicações interativas (TV Digital Interativa - TVDi), permitindo ao usuário ter acesso a conteúdos extras enquanto assiste TV. O uso da TVDi pode ser inserida em vários cenários, por exemplo, como recurso auxiliar para a educação. As vantagens são inúmeras como, por exemplo, a adaptação do conteúdo de acordo com o nível de conhecimento do aluno e a criação de estatísticas sobre a qualidade do curso e o aprendizado dos alunos. A interatividade e adaptação de conteúdo podem ser feitas através do ambiente de exibição Ginga-NCL, que permite o uso de dispositivos móveis para interagir com a TV. |
id |
UFJF-4_34e892a0268a308f360f87530fb07151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/21072 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidadesTV digitalinteratividadeeducaçãoQoEGinga- NCLA TV está em constante evolução, não só no transporte demídias de áudio e vídeo em alta definição, mas também no suporte ao envio de dados e aplicações. Desta forma, proporciona a possibilidade de criar aplicações interativas (TV Digital Interativa - TVDi), permitindo ao usuário ter acesso a conteúdos extras enquanto assiste TV. O uso da TVDi pode ser inserida em vários cenários, por exemplo, como recurso auxiliar para a educação. As vantagens são inúmeras como, por exemplo, a adaptação do conteúdo de acordo com o nível de conhecimento do aluno e a criação de estatísticas sobre a qualidade do curso e o aprendizado dos alunos. A interatividade e adaptação de conteúdo podem ser feitas através do ambiente de exibição Ginga-NCL, que permite o uso de dispositivos móveis para interagir com a TV.Universidade Federal de Juiz de Fora2014-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2107210.34019/1981-4070.2013.v7.21072Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21072/11447Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Marcelo F.da Rocha Reis, Gustavo HenriqueMartins, Rodrigo F.Barrére, Eduardo2019-02-16T14:02:18Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21072Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:18Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades |
title |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades |
spellingShingle |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades Moreno, Marcelo F. TV digital interatividade educação QoE Ginga- NCL |
title_short |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades |
title_full |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades |
title_fullStr |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades |
title_full_unstemmed |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades |
title_sort |
Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades |
author |
Moreno, Marcelo F. |
author_facet |
Moreno, Marcelo F. da Rocha Reis, Gustavo Henrique Martins, Rodrigo F. Barrére, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha Reis, Gustavo Henrique Martins, Rodrigo F. Barrére, Eduardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Marcelo F. da Rocha Reis, Gustavo Henrique Martins, Rodrigo F. Barrére, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TV digital interatividade educação QoE Ginga- NCL |
topic |
TV digital interatividade educação QoE Ginga- NCL |
description |
A TV está em constante evolução, não só no transporte demídias de áudio e vídeo em alta definição, mas também no suporte ao envio de dados e aplicações. Desta forma, proporciona a possibilidade de criar aplicações interativas (TV Digital Interativa - TVDi), permitindo ao usuário ter acesso a conteúdos extras enquanto assiste TV. O uso da TVDi pode ser inserida em vários cenários, por exemplo, como recurso auxiliar para a educação. As vantagens são inúmeras como, por exemplo, a adaptação do conteúdo de acordo com o nível de conhecimento do aluno e a criação de estatísticas sobre a qualidade do curso e o aprendizado dos alunos. A interatividade e adaptação de conteúdo podem ser feitas através do ambiente de exibição Ginga-NCL, que permite o uso de dispositivos móveis para interagir com a TV. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21072 10.34019/1981-4070.2013.v7.21072 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21072 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2013.v7.21072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21072/11447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675253971386368 |