O dia da desforra: a trajetória do spaghetti western na cultura midiática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21037 |
Resumo: | Análise da trajetória do western italiano na culturamidiática, entre as décadas de 1960 e 2000. Visto inicialmente pelacrítica como fenômeno puramente comercial, o gênero parece tersofrido um processo de depreciação até o início da década de 1980,quando tem início uma estratégia de revaloração que começa ainscrever os filmes dentro do cânone cinematográfico. Para analisar ofenômeno, parte-se do conceito de Grande Divisor, de AndreasHuyssen, e associa-se o gênero à emergência de um segmento dacrítica cultural interessado em estudar a sério fenômenos oriundos dacultura de massa, à expansão do mercado de vídeo caseiro e àevolução de dispositivos da cultura midiática capazes de forçar adissolução deste Divisor. |
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