A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rublescki, Anelise
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066
Resumo: O artigo tem por objetivo evidenciar como o cinema de entretenimento hollywoodiano continua utilizando, em pleno século XXI, uma estrutura narrativa secular: a Jornada do Herói. Especialmente a partir de Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977) - o primeiro longa-metragem a fazer uso integral dos conceitos propostos por Joseph Campbell, os roteiros passam a revisitar, com crescente frequência, essa estrutura narrativa pré-moldada. É o caso, por exemplo, da série Harry Potter, de James Bond, das trilogias De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985, 1989, 1990), Matrix (Irmãos Wachowski, 1999, 2003, 2003) e X-Men (Bryan Singer, 2000, 2003; Brett Ratner, 2006) e, no caso da presente análise, dos últimos três filmes protagonizados pelo super-herói Batman. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-empírico. Os conceitos de Joseph Campbell e de um dos principais pesquisadores de sua obra, Christopher Vogler, além de Kathryn Woodward, Raymond Williams e Stuart Hall fornecem o amparo teórico para a discussão empírica da trilogia do Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan.
id UFJF-4_688caca25710dd12678e468e5bb20a70
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/21066
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das TrevasJornada do HeróiIdentidade CulturalCinema.O artigo tem por objetivo evidenciar como o cinema de entretenimento hollywoodiano continua utilizando, em pleno século XXI, uma estrutura narrativa secular: a Jornada do Herói. Especialmente a partir de Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977) - o primeiro longa-metragem a fazer uso integral dos conceitos propostos por Joseph Campbell, os roteiros passam a revisitar, com crescente frequência, essa estrutura narrativa pré-moldada. É o caso, por exemplo, da série Harry Potter, de James Bond, das trilogias De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985, 1989, 1990), Matrix (Irmãos Wachowski, 1999, 2003, 2003) e X-Men (Bryan Singer, 2000, 2003; Brett Ratner, 2006) e, no caso da presente análise, dos últimos três filmes protagonizados pelo super-herói Batman. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-empírico. Os conceitos de Joseph Campbell e de um dos principais pesquisadores de sua obra, Christopher Vogler, além de Kathryn Woodward, Raymond Williams e Stuart Hall fornecem o amparo teórico para a discussão empírica da trilogia do Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan.Universidade Federal de Juiz de Fora2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2106610.34019/1981-4070.2013.v7.21066Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066/11441Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessRublescki, Anelise2019-02-16T14:02:17Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21066Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:17Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
title A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
spellingShingle A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
Rublescki, Anelise
Jornada do Herói
Identidade Cultural
Cinema.
title_short A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
title_full A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
title_fullStr A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
title_full_unstemmed A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
title_sort A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
author Rublescki, Anelise
author_facet Rublescki, Anelise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rublescki, Anelise
dc.subject.por.fl_str_mv Jornada do Herói
Identidade Cultural
Cinema.
topic Jornada do Herói
Identidade Cultural
Cinema.
description O artigo tem por objetivo evidenciar como o cinema de entretenimento hollywoodiano continua utilizando, em pleno século XXI, uma estrutura narrativa secular: a Jornada do Herói. Especialmente a partir de Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977) - o primeiro longa-metragem a fazer uso integral dos conceitos propostos por Joseph Campbell, os roteiros passam a revisitar, com crescente frequência, essa estrutura narrativa pré-moldada. É o caso, por exemplo, da série Harry Potter, de James Bond, das trilogias De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985, 1989, 1990), Matrix (Irmãos Wachowski, 1999, 2003, 2003) e X-Men (Bryan Singer, 2000, 2003; Brett Ratner, 2006) e, no caso da presente análise, dos últimos três filmes protagonizados pelo super-herói Batman. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-empírico. Os conceitos de Joseph Campbell e de um dos principais pesquisadores de sua obra, Christopher Vogler, além de Kathryn Woodward, Raymond Williams e Stuart Hall fornecem o amparo teórico para a discussão empírica da trilogia do Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066
10.34019/1981-4070.2013.v7.21066
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2013.v7.21066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066/11441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253964046336