A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo evidenciar como o cinema de entretenimento hollywoodiano continua utilizando, em pleno século XXI, uma estrutura narrativa secular: a Jornada do Herói. Especialmente a partir de Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977) - o primeiro longa-metragem a fazer uso integral dos conceitos propostos por Joseph Campbell, os roteiros passam a revisitar, com crescente frequência, essa estrutura narrativa pré-moldada. É o caso, por exemplo, da série Harry Potter, de James Bond, das trilogias De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985, 1989, 1990), Matrix (Irmãos Wachowski, 1999, 2003, 2003) e X-Men (Bryan Singer, 2000, 2003; Brett Ratner, 2006) e, no caso da presente análise, dos últimos três filmes protagonizados pelo super-herói Batman. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-empírico. Os conceitos de Joseph Campbell e de um dos principais pesquisadores de sua obra, Christopher Vogler, além de Kathryn Woodward, Raymond Williams e Stuart Hall fornecem o amparo teórico para a discussão empírica da trilogia do Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan. |
id |
UFJF-4_688caca25710dd12678e468e5bb20a70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/21066 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das TrevasJornada do HeróiIdentidade CulturalCinema.O artigo tem por objetivo evidenciar como o cinema de entretenimento hollywoodiano continua utilizando, em pleno século XXI, uma estrutura narrativa secular: a Jornada do Herói. Especialmente a partir de Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977) - o primeiro longa-metragem a fazer uso integral dos conceitos propostos por Joseph Campbell, os roteiros passam a revisitar, com crescente frequência, essa estrutura narrativa pré-moldada. É o caso, por exemplo, da série Harry Potter, de James Bond, das trilogias De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985, 1989, 1990), Matrix (Irmãos Wachowski, 1999, 2003, 2003) e X-Men (Bryan Singer, 2000, 2003; Brett Ratner, 2006) e, no caso da presente análise, dos últimos três filmes protagonizados pelo super-herói Batman. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-empírico. Os conceitos de Joseph Campbell e de um dos principais pesquisadores de sua obra, Christopher Vogler, além de Kathryn Woodward, Raymond Williams e Stuart Hall fornecem o amparo teórico para a discussão empírica da trilogia do Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan.Universidade Federal de Juiz de Fora2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2106610.34019/1981-4070.2013.v7.21066Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066/11441Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessRublescki, Anelise2019-02-16T14:02:17Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21066Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:17Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas |
title |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas |
spellingShingle |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas Rublescki, Anelise Jornada do Herói Identidade Cultural Cinema. |
title_short |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas |
title_full |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas |
title_fullStr |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas |
title_full_unstemmed |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas |
title_sort |
A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas |
author |
Rublescki, Anelise |
author_facet |
Rublescki, Anelise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rublescki, Anelise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornada do Herói Identidade Cultural Cinema. |
topic |
Jornada do Herói Identidade Cultural Cinema. |
description |
O artigo tem por objetivo evidenciar como o cinema de entretenimento hollywoodiano continua utilizando, em pleno século XXI, uma estrutura narrativa secular: a Jornada do Herói. Especialmente a partir de Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977) - o primeiro longa-metragem a fazer uso integral dos conceitos propostos por Joseph Campbell, os roteiros passam a revisitar, com crescente frequência, essa estrutura narrativa pré-moldada. É o caso, por exemplo, da série Harry Potter, de James Bond, das trilogias De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985, 1989, 1990), Matrix (Irmãos Wachowski, 1999, 2003, 2003) e X-Men (Bryan Singer, 2000, 2003; Brett Ratner, 2006) e, no caso da presente análise, dos últimos três filmes protagonizados pelo super-herói Batman. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-empírico. Os conceitos de Joseph Campbell e de um dos principais pesquisadores de sua obra, Christopher Vogler, além de Kathryn Woodward, Raymond Williams e Stuart Hall fornecem o amparo teórico para a discussão empírica da trilogia do Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066 10.34019/1981-4070.2013.v7.21066 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2013.v7.21066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21066/11441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675253964046336 |