Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusti, Alexandre Rossato
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20928
Resumo: Com o objetivo de responder como a revista Veja constrói comportamentos e institui sentidos sobre os valores que norteiam esses comportamentos, foram analisadas 22 reportagens de capa, sobre comportamento, para apontar os principais valores que a revista destaca como centrais. Após identificar os valores e suas marcas discursivas, foi realizado um mapeamento da presença desses valores no discurso de Veja sobre o comportamento contemporâneo. Esse mapeamento indica que podem ser reunidos em três grupos: valores dominantes; intermediários; e residuais. Serão analisados os valores intermediários, único grupo que reúne todos os tipos motivacionais2 compreendidos na análise: hedonismo, auto-realização, poder social, autodeterminação e estimulação.  
id UFJF-4_87c43ee130589a9697aec9b15fca2028
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/20928
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista VejajornalismocomportamentovaloresCom o objetivo de responder como a revista Veja constrói comportamentos e institui sentidos sobre os valores que norteiam esses comportamentos, foram analisadas 22 reportagens de capa, sobre comportamento, para apontar os principais valores que a revista destaca como centrais. Após identificar os valores e suas marcas discursivas, foi realizado um mapeamento da presença desses valores no discurso de Veja sobre o comportamento contemporâneo. Esse mapeamento indica que podem ser reunidos em três grupos: valores dominantes; intermediários; e residuais. Serão analisados os valores intermediários, único grupo que reúne todos os tipos motivacionais2 compreendidos na análise: hedonismo, auto-realização, poder social, autodeterminação e estimulação.  Universidade Federal de Juiz de Fora2010-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2092810.34019/1981-4070.2010.v4.20928Lumina; v. 4 n. 2 (2010)1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20928/11302Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAugusti, Alexandre Rossato2019-02-16T14:01:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/20928Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:01:56Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
title Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
spellingShingle Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
Augusti, Alexandre Rossato
jornalismo
comportamento
valores
title_short Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
title_full Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
title_fullStr Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
title_full_unstemmed Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
title_sort Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
author Augusti, Alexandre Rossato
author_facet Augusti, Alexandre Rossato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusti, Alexandre Rossato
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo
comportamento
valores
topic jornalismo
comportamento
valores
description Com o objetivo de responder como a revista Veja constrói comportamentos e institui sentidos sobre os valores que norteiam esses comportamentos, foram analisadas 22 reportagens de capa, sobre comportamento, para apontar os principais valores que a revista destaca como centrais. Após identificar os valores e suas marcas discursivas, foi realizado um mapeamento da presença desses valores no discurso de Veja sobre o comportamento contemporâneo. Esse mapeamento indica que podem ser reunidos em três grupos: valores dominantes; intermediários; e residuais. Serão analisados os valores intermediários, único grupo que reúne todos os tipos motivacionais2 compreendidos na análise: hedonismo, auto-realização, poder social, autodeterminação e estimulação.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20928
10.34019/1981-4070.2010.v4.20928
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20928
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2010.v4.20928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20928/11302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 4 n. 2 (2010)
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253453389824