O papel dos interesses na construção de uma ética dos processos comunicativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ângela Cristina Salgueiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20897
Resumo: O artigo se propõe a explorar uma vertente da ética deprocessos comunicativos, focalizando o modo como interações comunicativaspodem estabelecer passagens entre interesses particulares ecoletivos, a partir da discussão de temas moralmente relevantes paratodos. Em um primeiro momento, retomo os principais aspectos dateoria da ação comunicativa para pensar como indivíduos e gruposdiscutem as regras morais que os vinculam, aliando interessesparticulares a interesses coletivos em processos de deliberaçãopública. Em seguida, questiono a associação entre interesses e umtipo de ação estratégica que pode corromper a interação comunicativatornando-a menos desejável para a promoção do bem coletivo.Argumento, por fim, que as noções de interesses e de auto-interessesão componentes essenciais da construção do entendimento entre ossujeitos e, portanto, de uma ética da comunicação.
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