O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Botelho, Lutieli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira de Moraes, João Carlos, Cezar Pozzobon, Marta Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32717
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente sobre o ensino do conceito de número. O objetivo da pesquisa consiste em analisar intenções e problematizações na docência de uma (1) professora que atua no 1° ano do Ensino Fundamental na cidade de Arroio Grande/ RS sobre o conceito de número. O referencial teórico traz o entrelaçamento dos conceitos de Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento, bem como problematiza o conceito de número. A metodologia é de abordagem qualitativa, considerando que as ideias da docente promovem uma amálgama capaz de pensar elementos do ensino de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com a professora e sua análise elaborada a partir dos referenciais da Análise de Conteúdo. Como resultados, elencaram-se três categorias da fala docente: (a) Letramento Matemático, Alfabetização Matemática e o conceito de número; (b) conhecimentos básicos e (c) a prática da docente de matemática. Com a pesquisa, conclui-se que a docente aponta elementos da questão social do letramento matemático, com uma visão aos processos sobre o assunto e os desdobramentos na prática no ensino do conceito de número.
id UFJF-6_35e19447ef6d080dfd6b6b4876d52eb7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32717
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
spelling O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professoraLetramento matemáticoConceito de númeroDocente polivalentePrimeiro AnoEste trabalho trata de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente sobre o ensino do conceito de número. O objetivo da pesquisa consiste em analisar intenções e problematizações na docência de uma (1) professora que atua no 1° ano do Ensino Fundamental na cidade de Arroio Grande/ RS sobre o conceito de número. O referencial teórico traz o entrelaçamento dos conceitos de Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento, bem como problematiza o conceito de número. A metodologia é de abordagem qualitativa, considerando que as ideias da docente promovem uma amálgama capaz de pensar elementos do ensino de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com a professora e sua análise elaborada a partir dos referenciais da Análise de Conteúdo. Como resultados, elencaram-se três categorias da fala docente: (a) Letramento Matemático, Alfabetização Matemática e o conceito de número; (b) conhecimentos básicos e (c) a prática da docente de matemática. Com a pesquisa, conclui-se que a docente aponta elementos da questão social do letramento matemático, com uma visão aos processos sobre o assunto e os desdobramentos na prática no ensino do conceito de número.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3271710.34019/2594-4673.2020.v4.32717Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 4 n. 1 (2020): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717/21694Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Botelho, Lutieli Pereira de Moraes, João CarlosCezar Pozzobon, Marta Cristina 2020-12-14T01:55:23Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32717Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2020-12-14T01:55:23Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
title O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
spellingShingle O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
Rodrigues Botelho, Lutieli
Letramento matemático
Conceito de número
Docente polivalente
Primeiro Ano
Rodrigues Botelho, Lutieli
Letramento matemático
Conceito de número
Docente polivalente
Primeiro Ano
title_short O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
title_full O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
title_fullStr O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
title_full_unstemmed O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
title_sort O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
author Rodrigues Botelho, Lutieli
author_facet Rodrigues Botelho, Lutieli
Rodrigues Botelho, Lutieli
Pereira de Moraes, João Carlos
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
Pereira de Moraes, João Carlos
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
author_role author
author2 Pereira de Moraes, João Carlos
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Botelho, Lutieli
Pereira de Moraes, João Carlos
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento matemático
Conceito de número
Docente polivalente
Primeiro Ano
topic Letramento matemático
Conceito de número
Docente polivalente
Primeiro Ano
description Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente sobre o ensino do conceito de número. O objetivo da pesquisa consiste em analisar intenções e problematizações na docência de uma (1) professora que atua no 1° ano do Ensino Fundamental na cidade de Arroio Grande/ RS sobre o conceito de número. O referencial teórico traz o entrelaçamento dos conceitos de Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento, bem como problematiza o conceito de número. A metodologia é de abordagem qualitativa, considerando que as ideias da docente promovem uma amálgama capaz de pensar elementos do ensino de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com a professora e sua análise elaborada a partir dos referenciais da Análise de Conteúdo. Como resultados, elencaram-se três categorias da fala docente: (a) Letramento Matemático, Alfabetização Matemática e o conceito de número; (b) conhecimentos básicos e (c) a prática da docente de matemática. Com a pesquisa, conclui-se que a docente aponta elementos da questão social do letramento matemático, com uma visão aos processos sobre o assunto e os desdobramentos na prática no ensino do conceito de número.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717
10.34019/2594-4673.2020.v4.32717
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2020.v4.32717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717/21694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 4 n. 1 (2020): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1822180336212115456
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34019/2594-4673.2020.v4.32717