O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
DOI: | 10.34019/2594-4673.2020.v4.32717 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente sobre o ensino do conceito de número. O objetivo da pesquisa consiste em analisar intenções e problematizações na docência de uma (1) professora que atua no 1° ano do Ensino Fundamental na cidade de Arroio Grande/ RS sobre o conceito de número. O referencial teórico traz o entrelaçamento dos conceitos de Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento, bem como problematiza o conceito de número. A metodologia é de abordagem qualitativa, considerando que as ideias da docente promovem uma amálgama capaz de pensar elementos do ensino de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com a professora e sua análise elaborada a partir dos referenciais da Análise de Conteúdo. Como resultados, elencaram-se três categorias da fala docente: (a) Letramento Matemático, Alfabetização Matemática e o conceito de número; (b) conhecimentos básicos e (c) a prática da docente de matemática. Com a pesquisa, conclui-se que a docente aponta elementos da questão social do letramento matemático, com uma visão aos processos sobre o assunto e os desdobramentos na prática no ensino do conceito de número. |
id |
UFJF-6_35e19447ef6d080dfd6b6b4876d52eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32717 |
network_acronym_str |
UFJF-6 |
network_name_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
spelling |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professoraLetramento matemáticoConceito de númeroDocente polivalentePrimeiro AnoEste trabalho trata de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente sobre o ensino do conceito de número. O objetivo da pesquisa consiste em analisar intenções e problematizações na docência de uma (1) professora que atua no 1° ano do Ensino Fundamental na cidade de Arroio Grande/ RS sobre o conceito de número. O referencial teórico traz o entrelaçamento dos conceitos de Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento, bem como problematiza o conceito de número. A metodologia é de abordagem qualitativa, considerando que as ideias da docente promovem uma amálgama capaz de pensar elementos do ensino de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com a professora e sua análise elaborada a partir dos referenciais da Análise de Conteúdo. Como resultados, elencaram-se três categorias da fala docente: (a) Letramento Matemático, Alfabetização Matemática e o conceito de número; (b) conhecimentos básicos e (c) a prática da docente de matemática. Com a pesquisa, conclui-se que a docente aponta elementos da questão social do letramento matemático, com uma visão aos processos sobre o assunto e os desdobramentos na prática no ensino do conceito de número.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3271710.34019/2594-4673.2020.v4.32717Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 4 n. 1 (2020): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717/21694Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Botelho, Lutieli Pereira de Moraes, João CarlosCezar Pozzobon, Marta Cristina 2020-12-14T01:55:23Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32717Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2020-12-14T01:55:23Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora |
title |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora |
spellingShingle |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora Rodrigues Botelho, Lutieli Letramento matemático Conceito de número Docente polivalente Primeiro Ano Rodrigues Botelho, Lutieli Letramento matemático Conceito de número Docente polivalente Primeiro Ano |
title_short |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora |
title_full |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora |
title_fullStr |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora |
title_full_unstemmed |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora |
title_sort |
O ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de uma professora |
author |
Rodrigues Botelho, Lutieli |
author_facet |
Rodrigues Botelho, Lutieli Rodrigues Botelho, Lutieli Pereira de Moraes, João Carlos Cezar Pozzobon, Marta Cristina Pereira de Moraes, João Carlos Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Pereira de Moraes, João Carlos Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Botelho, Lutieli Pereira de Moraes, João Carlos Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento matemático Conceito de número Docente polivalente Primeiro Ano |
topic |
Letramento matemático Conceito de número Docente polivalente Primeiro Ano |
description |
Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente sobre o ensino do conceito de número. O objetivo da pesquisa consiste em analisar intenções e problematizações na docência de uma (1) professora que atua no 1° ano do Ensino Fundamental na cidade de Arroio Grande/ RS sobre o conceito de número. O referencial teórico traz o entrelaçamento dos conceitos de Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento, bem como problematiza o conceito de número. A metodologia é de abordagem qualitativa, considerando que as ideias da docente promovem uma amálgama capaz de pensar elementos do ensino de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com a professora e sua análise elaborada a partir dos referenciais da Análise de Conteúdo. Como resultados, elencaram-se três categorias da fala docente: (a) Letramento Matemático, Alfabetização Matemática e o conceito de número; (b) conhecimentos básicos e (c) a prática da docente de matemática. Com a pesquisa, conclui-se que a docente aponta elementos da questão social do letramento matemático, com uma visão aos processos sobre o assunto e os desdobramentos na prática no ensino do conceito de número. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717 10.34019/2594-4673.2020.v4.32717 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717 |
identifier_str_mv |
10.34019/2594-4673.2020.v4.32717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32717/21694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 4 n. 1 (2020): Janeiro-Dezembro 2594-4673 reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
collection |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ridema@gmail.com|| |
_version_ |
1822180336212115456 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34019/2594-4673.2020.v4.32717 |