Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina da Silva Cassimiro, Silvia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza de Alencar, Edvonete, Borin Cavalheiro, Rosemary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197
Resumo: Neste artigo discutiremos a capacidade de desenvolvimento das funções de equilíbrio, noções espaciais e temporais do aluno por meio da brincadeira “balançar no parquinho” sob as concepções de Deborah Ball nos aspectos de Fischbein, com objetivo de identificar comportamentos matemáticos e se há interação ou não, destes aspectos durante a realização desta atividade. Como instrumento de análise, será utilizada a brincadeira “balançar no parquinho” e será fundamentada nos três aspectos de Fischbein para o ensino de matemática: formal, algorítmico e intuitivo, além de enfatizar a importância do Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil que ensina matemática segundo as concepções de Deborah Ball, bem como analisar seu conhecimento matemático e a aplicação de técnicas estratégicas no exercício da docência. Utilizou-se como ferramenta de observação a brincadeira de balanço, tendo em vista que esta é muito utilizada nas atividades recreativas da Educação Infantil, além de ser muito prazerosa e de fácil acesso, já que se encontra disponível na maioria dos Centros de Educação Infantil do Brasil. Por meio das observações constatou-se que a mesma contribui para a aprendizagem matemática dos alunos da Educação Infantil, pois permite que desenvolvam noções espaciais, de força, velocidade  e tempo por meio de interações  e da socialização  com seus pares.
id UFJF-6_53369227a93a387725e4d9eea7ff8dc0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/35197
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil BrincadeiraConhecimento Especializado.Educação Infantil.AprendizagemMatemáticaNeste artigo discutiremos a capacidade de desenvolvimento das funções de equilíbrio, noções espaciais e temporais do aluno por meio da brincadeira “balançar no parquinho” sob as concepções de Deborah Ball nos aspectos de Fischbein, com objetivo de identificar comportamentos matemáticos e se há interação ou não, destes aspectos durante a realização desta atividade. Como instrumento de análise, será utilizada a brincadeira “balançar no parquinho” e será fundamentada nos três aspectos de Fischbein para o ensino de matemática: formal, algorítmico e intuitivo, além de enfatizar a importância do Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil que ensina matemática segundo as concepções de Deborah Ball, bem como analisar seu conhecimento matemático e a aplicação de técnicas estratégicas no exercício da docência. Utilizou-se como ferramenta de observação a brincadeira de balanço, tendo em vista que esta é muito utilizada nas atividades recreativas da Educação Infantil, além de ser muito prazerosa e de fácil acesso, já que se encontra disponível na maioria dos Centros de Educação Infantil do Brasil. Por meio das observações constatou-se que a mesma contribui para a aprendizagem matemática dos alunos da Educação Infantil, pois permite que desenvolvam noções espaciais, de força, velocidade  e tempo por meio de interações  e da socialização  com seus pares.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3519710.34019/2594-4673.2021.v5.35197Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197/23525Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessRegina da Silva Cassimiro, SilviaSouza de Alencar, EdvoneteBorin Cavalheiro, Rosemary 2021-09-02T00:52:01Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35197Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2021-09-02T00:52:01Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
title Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
spellingShingle Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
Regina da Silva Cassimiro, Silvia
Brincadeira
Conhecimento Especializado.
Educação Infantil.
Aprendizagem
Matemática
title_short Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
title_full Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
title_fullStr Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
title_full_unstemmed Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
title_sort Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
author Regina da Silva Cassimiro, Silvia
author_facet Regina da Silva Cassimiro, Silvia
Souza de Alencar, Edvonete
Borin Cavalheiro, Rosemary
author_role author
author2 Souza de Alencar, Edvonete
Borin Cavalheiro, Rosemary
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regina da Silva Cassimiro, Silvia
Souza de Alencar, Edvonete
Borin Cavalheiro, Rosemary
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Conhecimento Especializado.
Educação Infantil.
Aprendizagem
Matemática
topic Brincadeira
Conhecimento Especializado.
Educação Infantil.
Aprendizagem
Matemática
description Neste artigo discutiremos a capacidade de desenvolvimento das funções de equilíbrio, noções espaciais e temporais do aluno por meio da brincadeira “balançar no parquinho” sob as concepções de Deborah Ball nos aspectos de Fischbein, com objetivo de identificar comportamentos matemáticos e se há interação ou não, destes aspectos durante a realização desta atividade. Como instrumento de análise, será utilizada a brincadeira “balançar no parquinho” e será fundamentada nos três aspectos de Fischbein para o ensino de matemática: formal, algorítmico e intuitivo, além de enfatizar a importância do Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil que ensina matemática segundo as concepções de Deborah Ball, bem como analisar seu conhecimento matemático e a aplicação de técnicas estratégicas no exercício da docência. Utilizou-se como ferramenta de observação a brincadeira de balanço, tendo em vista que esta é muito utilizada nas atividades recreativas da Educação Infantil, além de ser muito prazerosa e de fácil acesso, já que se encontra disponível na maioria dos Centros de Educação Infantil do Brasil. Por meio das observações constatou-se que a mesma contribui para a aprendizagem matemática dos alunos da Educação Infantil, pois permite que desenvolvam noções espaciais, de força, velocidade  e tempo por meio de interações  e da socialização  com seus pares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197
10.34019/2594-4673.2021.v5.35197
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2021.v5.35197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197/23525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117667147776