Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197 |
Resumo: | Neste artigo discutiremos a capacidade de desenvolvimento das funções de equilíbrio, noções espaciais e temporais do aluno por meio da brincadeira “balançar no parquinho” sob as concepções de Deborah Ball nos aspectos de Fischbein, com objetivo de identificar comportamentos matemáticos e se há interação ou não, destes aspectos durante a realização desta atividade. Como instrumento de análise, será utilizada a brincadeira “balançar no parquinho” e será fundamentada nos três aspectos de Fischbein para o ensino de matemática: formal, algorítmico e intuitivo, além de enfatizar a importância do Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil que ensina matemática segundo as concepções de Deborah Ball, bem como analisar seu conhecimento matemático e a aplicação de técnicas estratégicas no exercício da docência. Utilizou-se como ferramenta de observação a brincadeira de balanço, tendo em vista que esta é muito utilizada nas atividades recreativas da Educação Infantil, além de ser muito prazerosa e de fácil acesso, já que se encontra disponível na maioria dos Centros de Educação Infantil do Brasil. Por meio das observações constatou-se que a mesma contribui para a aprendizagem matemática dos alunos da Educação Infantil, pois permite que desenvolvam noções espaciais, de força, velocidade e tempo por meio de interações e da socialização com seus pares. |
id |
UFJF-6_53369227a93a387725e4d9eea7ff8dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/35197 |
network_acronym_str |
UFJF-6 |
network_name_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil BrincadeiraConhecimento Especializado.Educação Infantil.AprendizagemMatemáticaNeste artigo discutiremos a capacidade de desenvolvimento das funções de equilíbrio, noções espaciais e temporais do aluno por meio da brincadeira “balançar no parquinho” sob as concepções de Deborah Ball nos aspectos de Fischbein, com objetivo de identificar comportamentos matemáticos e se há interação ou não, destes aspectos durante a realização desta atividade. Como instrumento de análise, será utilizada a brincadeira “balançar no parquinho” e será fundamentada nos três aspectos de Fischbein para o ensino de matemática: formal, algorítmico e intuitivo, além de enfatizar a importância do Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil que ensina matemática segundo as concepções de Deborah Ball, bem como analisar seu conhecimento matemático e a aplicação de técnicas estratégicas no exercício da docência. Utilizou-se como ferramenta de observação a brincadeira de balanço, tendo em vista que esta é muito utilizada nas atividades recreativas da Educação Infantil, além de ser muito prazerosa e de fácil acesso, já que se encontra disponível na maioria dos Centros de Educação Infantil do Brasil. Por meio das observações constatou-se que a mesma contribui para a aprendizagem matemática dos alunos da Educação Infantil, pois permite que desenvolvam noções espaciais, de força, velocidade e tempo por meio de interações e da socialização com seus pares.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3519710.34019/2594-4673.2021.v5.35197Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197/23525Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessRegina da Silva Cassimiro, SilviaSouza de Alencar, EdvoneteBorin Cavalheiro, Rosemary 2021-09-02T00:52:01Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35197Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2021-09-02T00:52:01Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil |
title |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil |
spellingShingle |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil Regina da Silva Cassimiro, Silvia Brincadeira Conhecimento Especializado. Educação Infantil. Aprendizagem Matemática |
title_short |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil |
title_full |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil |
title_fullStr |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil |
title_sort |
Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil |
author |
Regina da Silva Cassimiro, Silvia |
author_facet |
Regina da Silva Cassimiro, Silvia Souza de Alencar, Edvonete Borin Cavalheiro, Rosemary |
author_role |
author |
author2 |
Souza de Alencar, Edvonete Borin Cavalheiro, Rosemary |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regina da Silva Cassimiro, Silvia Souza de Alencar, Edvonete Borin Cavalheiro, Rosemary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeira Conhecimento Especializado. Educação Infantil. Aprendizagem Matemática |
topic |
Brincadeira Conhecimento Especializado. Educação Infantil. Aprendizagem Matemática |
description |
Neste artigo discutiremos a capacidade de desenvolvimento das funções de equilíbrio, noções espaciais e temporais do aluno por meio da brincadeira “balançar no parquinho” sob as concepções de Deborah Ball nos aspectos de Fischbein, com objetivo de identificar comportamentos matemáticos e se há interação ou não, destes aspectos durante a realização desta atividade. Como instrumento de análise, será utilizada a brincadeira “balançar no parquinho” e será fundamentada nos três aspectos de Fischbein para o ensino de matemática: formal, algorítmico e intuitivo, além de enfatizar a importância do Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil que ensina matemática segundo as concepções de Deborah Ball, bem como analisar seu conhecimento matemático e a aplicação de técnicas estratégicas no exercício da docência. Utilizou-se como ferramenta de observação a brincadeira de balanço, tendo em vista que esta é muito utilizada nas atividades recreativas da Educação Infantil, além de ser muito prazerosa e de fácil acesso, já que se encontra disponível na maioria dos Centros de Educação Infantil do Brasil. Por meio das observações constatou-se que a mesma contribui para a aprendizagem matemática dos alunos da Educação Infantil, pois permite que desenvolvam noções espaciais, de força, velocidade e tempo por meio de interações e da socialização com seus pares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197 10.34019/2594-4673.2021.v5.35197 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197 |
identifier_str_mv |
10.34019/2594-4673.2021.v5.35197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197/23525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro 2594-4673 reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
collection |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ridema@gmail.com|| |
_version_ |
1797069117667147776 |