Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maduro, Carina Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves Rodrigues, Paloma Alinne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35240
Resumo: O presente artigo teve como objetivo investigar as contribuições do uso de Sequências Didáticas de matemática, em especial sobre o conteúdo de contagem e adição para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down. Desse modo, neste artigo serão apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo de uma Sequência Didática elaborada para um aluno com Síndrome de Down, a fim de potencializar sua aprendizagem no que tange aos conceitos de contagem e adição. Assim, a Sequência Didática contemplou uma abordagem diferenciada utilizando para isso aspectos do interesse e da apreciação do aluno a quem foi destinada, tais como, materiais pedagógicos e a articulação do futebol. A prática do futebol associada ao conteúdo estudado demonstrou ser um recurso fundamental de apoio às ações desenvolvidas, visto que, o aluno possuía um amplo interesse relacionado a esse esporte, sendo, portanto, um canal essencial para motivação no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da observação aliada à reflexão no decorrer das atividades, foi possível verificar que a introdução de temáticas apreciadas pelo aluno promoveram o interesse e contribuíram  para a aprendizagem. Isso evidencia a necessidade do professor partir de ações que visam os interesses dos alunos para promover uma aprendizagem agradável e significativa.
id UFJF-6_c508b95190233fb78ded888a1fe4c5da
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/35240
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down Ensino de Matemática;Síndrome de DownSequência DidáticaAprendizagem Significativa;Contagem e AdiçãoO presente artigo teve como objetivo investigar as contribuições do uso de Sequências Didáticas de matemática, em especial sobre o conteúdo de contagem e adição para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down. Desse modo, neste artigo serão apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo de uma Sequência Didática elaborada para um aluno com Síndrome de Down, a fim de potencializar sua aprendizagem no que tange aos conceitos de contagem e adição. Assim, a Sequência Didática contemplou uma abordagem diferenciada utilizando para isso aspectos do interesse e da apreciação do aluno a quem foi destinada, tais como, materiais pedagógicos e a articulação do futebol. A prática do futebol associada ao conteúdo estudado demonstrou ser um recurso fundamental de apoio às ações desenvolvidas, visto que, o aluno possuía um amplo interesse relacionado a esse esporte, sendo, portanto, um canal essencial para motivação no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da observação aliada à reflexão no decorrer das atividades, foi possível verificar que a introdução de temáticas apreciadas pelo aluno promoveram o interesse e contribuíram  para a aprendizagem. Isso evidencia a necessidade do professor partir de ações que visam os interesses dos alunos para promover uma aprendizagem agradável e significativa.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3524010.34019/2594-4673.2021.v5.35240Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35240/23524Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessMaduro, Carina Barbosa Alves Rodrigues, Paloma Alinne2021-09-02T00:49:26Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35240Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2021-09-02T00:49:26Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
title Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
spellingShingle Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
Maduro, Carina Barbosa
Ensino de Matemática;
Síndrome de Down
Sequência Didática
Aprendizagem Significativa;
Contagem e Adição
title_short Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
title_full Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
title_fullStr Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
title_sort Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down
author Maduro, Carina Barbosa
author_facet Maduro, Carina Barbosa
Alves Rodrigues, Paloma Alinne
author_role author
author2 Alves Rodrigues, Paloma Alinne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maduro, Carina Barbosa
Alves Rodrigues, Paloma Alinne
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática;
Síndrome de Down
Sequência Didática
Aprendizagem Significativa;
Contagem e Adição
topic Ensino de Matemática;
Síndrome de Down
Sequência Didática
Aprendizagem Significativa;
Contagem e Adição
description O presente artigo teve como objetivo investigar as contribuições do uso de Sequências Didáticas de matemática, em especial sobre o conteúdo de contagem e adição para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down. Desse modo, neste artigo serão apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo de uma Sequência Didática elaborada para um aluno com Síndrome de Down, a fim de potencializar sua aprendizagem no que tange aos conceitos de contagem e adição. Assim, a Sequência Didática contemplou uma abordagem diferenciada utilizando para isso aspectos do interesse e da apreciação do aluno a quem foi destinada, tais como, materiais pedagógicos e a articulação do futebol. A prática do futebol associada ao conteúdo estudado demonstrou ser um recurso fundamental de apoio às ações desenvolvidas, visto que, o aluno possuía um amplo interesse relacionado a esse esporte, sendo, portanto, um canal essencial para motivação no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da observação aliada à reflexão no decorrer das atividades, foi possível verificar que a introdução de temáticas apreciadas pelo aluno promoveram o interesse e contribuíram  para a aprendizagem. Isso evidencia a necessidade do professor partir de ações que visam os interesses dos alunos para promover uma aprendizagem agradável e significativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35240
10.34019/2594-4673.2021.v5.35240
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35240
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2021.v5.35240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35240/23524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117671342080