Relações étnico-raciais na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001 |
Resumo: | Resultado da pesquisa de Mestrado em Educação e Contemporaneidade realizada no Colégio Estadual Mário Costa Neto/Salvador-BA, a pesquisa considerou os dez anos da Lei Federal 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas. Analisar o currículo, as práxis pedagógicas depois da aplicação da lei, e as relações étnico-raciais dos discentes foram objetivos do trabalho. O Estudo de Caso, a pesquisa documental, observações do espaço escolar e questionário aos alunos foram adotados. Constatou-se que a aplicação da Lei não está ocorrendo efetivamente. |
id |
UFJF-7_2ac177962cbf56daebe8de1c7d436b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32001 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações étnico-raciais na escola públicaLei Federal 10.639/03EducaçãoRelações étnico-raciaisResultado da pesquisa de Mestrado em Educação e Contemporaneidade realizada no Colégio Estadual Mário Costa Neto/Salvador-BA, a pesquisa considerou os dez anos da Lei Federal 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas. Analisar o currículo, as práxis pedagógicas depois da aplicação da lei, e as relações étnico-raciais dos discentes foram objetivos do trabalho. O Estudo de Caso, a pesquisa documental, observações do espaço escolar e questionário aos alunos foram adotados. Constatou-se que a aplicação da Lei não está ocorrendo efetivamente.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 83-1012237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001/21216 Ferreira, Bianca Ribeiro de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T22:52:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32001Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.493924Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais na escola pública |
title |
Relações étnico-raciais na escola pública |
spellingShingle |
Relações étnico-raciais na escola pública Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza Lei Federal 10.639/03 Educação Relações étnico-raciais |
title_short |
Relações étnico-raciais na escola pública |
title_full |
Relações étnico-raciais na escola pública |
title_fullStr |
Relações étnico-raciais na escola pública |
title_full_unstemmed |
Relações étnico-raciais na escola pública |
title_sort |
Relações étnico-raciais na escola pública |
author |
Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza |
author_facet |
Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei Federal 10.639/03 Educação Relações étnico-raciais |
topic |
Lei Federal 10.639/03 Educação Relações étnico-raciais |
description |
Resultado da pesquisa de Mestrado em Educação e Contemporaneidade realizada no Colégio Estadual Mário Costa Neto/Salvador-BA, a pesquisa considerou os dez anos da Lei Federal 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas. Analisar o currículo, as práxis pedagógicas depois da aplicação da lei, e as relações étnico-raciais dos discentes foram objetivos do trabalho. O Estudo de Caso, a pesquisa documental, observações do espaço escolar e questionário aos alunos foram adotados. Constatou-se que a aplicação da Lei não está ocorrendo efetivamente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001/21216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 83-101 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123535761408 |