Relações étnico-raciais na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001
Resumo: Resultado da pesquisa de Mestrado em Educação e Contemporaneidade realizada no Colégio Estadual Mário Costa Neto/Salvador-BA, a pesquisa considerou os dez anos da Lei Federal 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas. Analisar o currículo, as práxis pedagógicas depois da aplicação da lei, e as relações étnico-raciais dos discentes foram objetivos do trabalho. O Estudo de Caso, a pesquisa documental, observações do espaço escolar e questionário aos alunos foram adotados. Constatou-se que a aplicação da Lei não está ocorrendo efetivamente.
id UFJF-7_2ac177962cbf56daebe8de1c7d436b6e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32001
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Relações étnico-raciais na escola públicaLei Federal 10.639/03EducaçãoRelações étnico-raciaisResultado da pesquisa de Mestrado em Educação e Contemporaneidade realizada no Colégio Estadual Mário Costa Neto/Salvador-BA, a pesquisa considerou os dez anos da Lei Federal 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas. Analisar o currículo, as práxis pedagógicas depois da aplicação da lei, e as relações étnico-raciais dos discentes foram objetivos do trabalho. O Estudo de Caso, a pesquisa documental, observações do espaço escolar e questionário aos alunos foram adotados. Constatou-se que a aplicação da Lei não está ocorrendo efetivamente.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 83-1012237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001/21216 Ferreira, Bianca Ribeiro de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T22:52:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32001Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.493924Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnico-raciais na escola pública
title Relações étnico-raciais na escola pública
spellingShingle Relações étnico-raciais na escola pública
Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza
Lei Federal 10.639/03
Educação
Relações étnico-raciais
title_short Relações étnico-raciais na escola pública
title_full Relações étnico-raciais na escola pública
title_fullStr Relações étnico-raciais na escola pública
title_full_unstemmed Relações étnico-raciais na escola pública
title_sort Relações étnico-raciais na escola pública
author Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza
author_facet Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bianca Ribeiro de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Lei Federal 10.639/03
Educação
Relações étnico-raciais
topic Lei Federal 10.639/03
Educação
Relações étnico-raciais
description Resultado da pesquisa de Mestrado em Educação e Contemporaneidade realizada no Colégio Estadual Mário Costa Neto/Salvador-BA, a pesquisa considerou os dez anos da Lei Federal 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas. Analisar o currículo, as práxis pedagógicas depois da aplicação da lei, e as relações étnico-raciais dos discentes foram objetivos do trabalho. O Estudo de Caso, a pesquisa documental, observações do espaço escolar e questionário aos alunos foram adotados. Constatou-se que a aplicação da Lei não está ocorrendo efetivamente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32001/21216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 83-101
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123535761408