Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ivamberg dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31705
Resumo: Apesar da evasão escolar ainda existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que chama atenção é o número de alunos que abandonam o Ensino Médio. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio, da Cidade de Feira de Santana, na Bahia. Trata-se de uma investigação em andamento, que tem como metodologia o estudo de caso. O resultado esperado é a classificação de risco à evasão escolar em alto, médio e baixo, o que dará origem a um protocolo eletrônico que será utilizado na diminuição da evasão escolar.
id UFJF-7_6ab2febe25befd85f937342c8c9fe2bb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31705
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na BahiaEscola PúblicaEvasão EscolarEnsino MédioApesar da evasão escolar ainda existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que chama atenção é o número de alunos que abandonam o Ensino Médio. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio, da Cidade de Feira de Santana, na Bahia. Trata-se de uma investigação em andamento, que tem como metodologia o estudo de caso. O resultado esperado é a classificação de risco à evasão escolar em alto, médio e baixo, o que dará origem a um protocolo eletrônico que será utilizado na diminuição da evasão escolar.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31705Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 1 (2017): Desafios da educação no século XXI; 203-2182237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31705/21079Lima, Ivamberg dos Santos Barbosa, César info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T23:11:22Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31705Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:30.663640Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
title Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
spellingShingle Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
Lima, Ivamberg dos Santos
Escola Pública
Evasão Escolar
Ensino Médio
title_short Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
title_full Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
title_fullStr Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
title_full_unstemmed Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
title_sort Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
author Lima, Ivamberg dos Santos
author_facet Lima, Ivamberg dos Santos
Barbosa, César
author_role author
author2 Barbosa, César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ivamberg dos Santos
Barbosa, César
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública
Evasão Escolar
Ensino Médio
topic Escola Pública
Evasão Escolar
Ensino Médio
description Apesar da evasão escolar ainda existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que chama atenção é o número de alunos que abandonam o Ensino Médio. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio, da Cidade de Feira de Santana, na Bahia. Trata-se de uma investigação em andamento, que tem como metodologia o estudo de caso. O resultado esperado é a classificação de risco à evasão escolar em alto, médio e baixo, o que dará origem a um protocolo eletrônico que será utilizado na diminuição da evasão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31705
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31705/21079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 1 (2017): Desafios da educação no século XXI; 203-218
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123405737984