A educação como elemento (re)definidor da sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Karina Hernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941
Resumo: Muito se discute a respeito da educação e seu papel na sociedade. Há um amplo debate acerca do poder transformador e em que medida a escolarização é fator determinante para a realização social e fluidez de classes. É relevante analisar o assunto à luz da Sociologia da Educação. Partindo das principais teorias que discorrem acerca da influência do sistema educacional na definição e redefinição da estrutura social‚ é importante pensar a realidade brasileira: suas conquistas‚ dilemas e desafios. Se a lacuna do acesso já foi superada‚ persistem em nosso país dois outros relevantes problemas: fluxo e qualidade. Ajustes no fluxo têm implicado em perda de qualidade e vice-versa. Empirias recentes sobre o tema revelam que os fatores extraescolares ainda são os mais explicativos das realizações educacionais; contudo‚ como estes são difíceis de serem mensurados e a intervenção sobre eles é muito mais complexa‚ o foco recai sobre os fatores escolares que mais significativamente influenciam a educação‚ tomando três deles com destaque: a liderança‚ o peer effect e a coesão social.
id UFJF-7_6d47de335931b483aaed27ca94e9c560
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31941
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A educação como elemento (re)definidor da sociedadeEducaçãoSociedadeTransformaçãoMuito se discute a respeito da educação e seu papel na sociedade. Há um amplo debate acerca do poder transformador e em que medida a escolarização é fator determinante para a realização social e fluidez de classes. É relevante analisar o assunto à luz da Sociologia da Educação. Partindo das principais teorias que discorrem acerca da influência do sistema educacional na definição e redefinição da estrutura social‚ é importante pensar a realidade brasileira: suas conquistas‚ dilemas e desafios. Se a lacuna do acesso já foi superada‚ persistem em nosso país dois outros relevantes problemas: fluxo e qualidade. Ajustes no fluxo têm implicado em perda de qualidade e vice-versa. Empirias recentes sobre o tema revelam que os fatores extraescolares ainda são os mais explicativos das realizações educacionais; contudo‚ como estes são difíceis de serem mensurados e a intervenção sobre eles é muito mais complexa‚ o foco recai sobre os fatores escolares que mais significativamente influenciam a educação‚ tomando três deles com destaque: a liderança‚ o peer effect e a coesão social.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 93-1102237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941/21178Neves, Karina Hernandes info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T22:54:53Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31941Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:32.747304Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv A educação como elemento (re)definidor da sociedade
title A educação como elemento (re)definidor da sociedade
spellingShingle A educação como elemento (re)definidor da sociedade
Neves, Karina Hernandes
Educação
Sociedade
Transformação
title_short A educação como elemento (re)definidor da sociedade
title_full A educação como elemento (re)definidor da sociedade
title_fullStr A educação como elemento (re)definidor da sociedade
title_full_unstemmed A educação como elemento (re)definidor da sociedade
title_sort A educação como elemento (re)definidor da sociedade
author Neves, Karina Hernandes
author_facet Neves, Karina Hernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Karina Hernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sociedade
Transformação
topic Educação
Sociedade
Transformação
description Muito se discute a respeito da educação e seu papel na sociedade. Há um amplo debate acerca do poder transformador e em que medida a escolarização é fator determinante para a realização social e fluidez de classes. É relevante analisar o assunto à luz da Sociologia da Educação. Partindo das principais teorias que discorrem acerca da influência do sistema educacional na definição e redefinição da estrutura social‚ é importante pensar a realidade brasileira: suas conquistas‚ dilemas e desafios. Se a lacuna do acesso já foi superada‚ persistem em nosso país dois outros relevantes problemas: fluxo e qualidade. Ajustes no fluxo têm implicado em perda de qualidade e vice-versa. Empirias recentes sobre o tema revelam que os fatores extraescolares ainda são os mais explicativos das realizações educacionais; contudo‚ como estes são difíceis de serem mensurados e a intervenção sobre eles é muito mais complexa‚ o foco recai sobre os fatores escolares que mais significativamente influenciam a educação‚ tomando três deles com destaque: a liderança‚ o peer effect e a coesão social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941/21178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 93-110
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123478089728