A educação como elemento (re)definidor da sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941 |
Resumo: | Muito se discute a respeito da educação e seu papel na sociedade. Há um amplo debate acerca do poder transformador e em que medida a escolarização é fator determinante para a realização social e fluidez de classes. É relevante analisar o assunto à luz da Sociologia da Educação. Partindo das principais teorias que discorrem acerca da influência do sistema educacional na definição e redefinição da estrutura social‚ é importante pensar a realidade brasileira: suas conquistas‚ dilemas e desafios. Se a lacuna do acesso já foi superada‚ persistem em nosso país dois outros relevantes problemas: fluxo e qualidade. Ajustes no fluxo têm implicado em perda de qualidade e vice-versa. Empirias recentes sobre o tema revelam que os fatores extraescolares ainda são os mais explicativos das realizações educacionais; contudo‚ como estes são difíceis de serem mensurados e a intervenção sobre eles é muito mais complexa‚ o foco recai sobre os fatores escolares que mais significativamente influenciam a educação‚ tomando três deles com destaque: a liderança‚ o peer effect e a coesão social. |
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A educação como elemento (re)definidor da sociedadeEducaçãoSociedadeTransformaçãoMuito se discute a respeito da educação e seu papel na sociedade. Há um amplo debate acerca do poder transformador e em que medida a escolarização é fator determinante para a realização social e fluidez de classes. É relevante analisar o assunto à luz da Sociologia da Educação. Partindo das principais teorias que discorrem acerca da influência do sistema educacional na definição e redefinição da estrutura social‚ é importante pensar a realidade brasileira: suas conquistas‚ dilemas e desafios. Se a lacuna do acesso já foi superada‚ persistem em nosso país dois outros relevantes problemas: fluxo e qualidade. Ajustes no fluxo têm implicado em perda de qualidade e vice-versa. Empirias recentes sobre o tema revelam que os fatores extraescolares ainda são os mais explicativos das realizações educacionais; contudo‚ como estes são difíceis de serem mensurados e a intervenção sobre eles é muito mais complexa‚ o foco recai sobre os fatores escolares que mais significativamente influenciam a educação‚ tomando três deles com destaque: a liderança‚ o peer effect e a coesão social.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 93-1102237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31941/21178Neves, Karina Hernandes info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T22:54:53Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31941Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:32.747304Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
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