Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simeão Carvalho, Paulo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dumas Hahn, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182
Resumo: As concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles.
id UFJF-7_6d616dd60b3fb909c4ce6d33b10dd269
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31182
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)Concepções errôneasAbordagem P-O-EAnálise de vídeoAtividade Experimental baseada em vídeoAs concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 399-4212237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182/20879Simeão Carvalho, PauloDumas Hahn, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T22:26:31Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31182Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:27.736653Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
title Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
spellingShingle Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
Simeão Carvalho, Paulo
Concepções errôneas
Abordagem P-O-E
Análise de vídeo
Atividade Experimental baseada em vídeo
title_short Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
title_full Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
title_fullStr Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
title_full_unstemmed Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
title_sort Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
author Simeão Carvalho, Paulo
author_facet Simeão Carvalho, Paulo
Dumas Hahn, Marcelo
author_role author
author2 Dumas Hahn, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simeão Carvalho, Paulo
Dumas Hahn, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções errôneas
Abordagem P-O-E
Análise de vídeo
Atividade Experimental baseada em vídeo
topic Concepções errôneas
Abordagem P-O-E
Análise de vídeo
Atividade Experimental baseada em vídeo
description As concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182/20879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 399-421
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123054465024