Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182 |
Resumo: | As concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles. |
id |
UFJF-7_6d616dd60b3fb909c4ce6d33b10dd269 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31182 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)Concepções errôneasAbordagem P-O-EAnálise de vídeoAtividade Experimental baseada em vídeoAs concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 399-4212237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182/20879Simeão Carvalho, PauloDumas Hahn, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T22:26:31Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31182Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:27.736653Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) |
title |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) |
spellingShingle |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) Simeão Carvalho, Paulo Concepções errôneas Abordagem P-O-E Análise de vídeo Atividade Experimental baseada em vídeo |
title_short |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) |
title_full |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) |
title_fullStr |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) |
title_full_unstemmed |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) |
title_sort |
Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV) |
author |
Simeão Carvalho, Paulo |
author_facet |
Simeão Carvalho, Paulo Dumas Hahn, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Dumas Hahn, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simeão Carvalho, Paulo Dumas Hahn, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções errôneas Abordagem P-O-E Análise de vídeo Atividade Experimental baseada em vídeo |
topic |
Concepções errôneas Abordagem P-O-E Análise de vídeo Atividade Experimental baseada em vídeo |
description |
As concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182/20879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 399-421 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123054465024 |