Diretores escolares em um contexto de reforma da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos, Marcelo Baumann
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Canegal, Ana Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31597
Resumo: O presente trabalho resulta de uma pesquisa etnográfica realizada em 2010 com diretoras de quatro escolas públicas, duas em Recife e duas no Rio de Janeiro. O principal achado da pesquisa foi a identificação de um forte traço personalista na atuação das diretoras, situação que reflete um baixo grau de institucionalidade da gestão escolar. Da nossa perspectiva, esse traço personalista estaria relacionado com o processo de precarização institucional da escola pública, que acompanha a chegada maciça dos pobres a ela a partir dos anos de 1980. Nas décadas seguintes, esse personalismo das diretoras se combina com a redução da autonomia escolar e a tendência ora em curso de ampliação do poder dos vértices das redes escolares. Por isso, na conclusão do artigo, defendemos a necessidade de que as reformas educacionais se preocupem mais com o fortalecimento institucional da escola, reconhecendo o papel do diretor como líder na construção de um novo padrão de autonomia escolar.
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