A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Reinaldo de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31938
Resumo: Este estudo versa sobre a percepção e as práticas das equipes de gestão escolar, professores e alunos em relação às avaliações externas em larga escala. O estudo realizado foi focado no Sistema de Avaliação Diagnóstica Bimestral da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJINHO). A investigação baseou- se numa amostra de 130 escolas da rede de ensino do Rio de Janeiro, com base em questionários para cada perfil de entrevistado. A pesquisa revelou lacunas que podem interferir na apropriação dessa política como instrumento de gestão pedagógica das unidades escolares.
id UFJF-7_84e1d6915b2c41bbc312ff177dbaf674
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31938
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de JaneiroAvaliação externaPercepçãoGestão pedagógicaEste estudo versa sobre a percepção e as práticas das equipes de gestão escolar, professores e alunos em relação às avaliações externas em larga escala. O estudo realizado foi focado no Sistema de Avaliação Diagnóstica Bimestral da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJINHO). A investigação baseou- se numa amostra de 130 escolas da rede de ensino do Rio de Janeiro, com base em questionários para cada perfil de entrevistado. A pesquisa revelou lacunas que podem interferir na apropriação dessa política como instrumento de gestão pedagógica das unidades escolares.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31938Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 43-612237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31938/21175Ferreira, Reinaldo de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T21:55:04Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31938Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:32.593344Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
title A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
spellingShingle A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
Ferreira, Reinaldo de Oliveira
Avaliação externa
Percepção
Gestão pedagógica
title_short A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
title_full A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
title_fullStr A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
title_sort A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
author Ferreira, Reinaldo de Oliveira
author_facet Ferreira, Reinaldo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Reinaldo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Percepção
Gestão pedagógica
topic Avaliação externa
Percepção
Gestão pedagógica
description Este estudo versa sobre a percepção e as práticas das equipes de gestão escolar, professores e alunos em relação às avaliações externas em larga escala. O estudo realizado foi focado no Sistema de Avaliação Diagnóstica Bimestral da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJINHO). A investigação baseou- se numa amostra de 130 escolas da rede de ensino do Rio de Janeiro, com base em questionários para cada perfil de entrevistado. A pesquisa revelou lacunas que podem interferir na apropriação dessa política como instrumento de gestão pedagógica das unidades escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31938
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31938/21175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 43-61
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123473895424