A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32037
Resumo: Este trabalho tem por intuito apresentar algumas considerações sobre uma pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho etnográfico, defendida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF, que teve como principal objetivo identificar e discutir ações das equipes gestoras de quatro escolas sob a jurisdição da 13ª CREDE, nas quais há o apoio às atividades de formação continuada dos professores. Como percebemos, alguns gestores e professores já têm uma visão diferenciada, cuja perspectiva é a de se fazerem protagonistas de um processo formativo que nasce e se desenvolve no seio da escola, como fruto de uma consciência crítica já amadurecida, que sente a necessidade de aperfeiçoamento para melhor atender às demandas da prática pedagógica do século 21.  
id UFJF-7_8597322816819dccc5a5913889b4db1b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32037
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/CearáFormação continuadaFormações institucionaisFormações customizadasGestão pedagógicaEste trabalho tem por intuito apresentar algumas considerações sobre uma pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho etnográfico, defendida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF, que teve como principal objetivo identificar e discutir ações das equipes gestoras de quatro escolas sob a jurisdição da 13ª CREDE, nas quais há o apoio às atividades de formação continuada dos professores. Como percebemos, alguns gestores e professores já têm uma visão diferenciada, cuja perspectiva é a de se fazerem protagonistas de um processo formativo que nasce e se desenvolve no seio da escola, como fruto de uma consciência crítica já amadurecida, que sente a necessidade de aperfeiçoamento para melhor atender às demandas da prática pedagógica do século 21.  Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32037Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 103-1172237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32037/21236Oliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:54:01Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32037Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:35.523665Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
title A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
spellingShingle A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
Oliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de
Formação continuada
Formações institucionais
Formações customizadas
Gestão pedagógica
title_short A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
title_full A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
title_fullStr A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
title_full_unstemmed A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
title_sort A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará
author Oliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de
author_facet Oliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Formações institucionais
Formações customizadas
Gestão pedagógica
topic Formação continuada
Formações institucionais
Formações customizadas
Gestão pedagógica
description Este trabalho tem por intuito apresentar algumas considerações sobre uma pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho etnográfico, defendida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF, que teve como principal objetivo identificar e discutir ações das equipes gestoras de quatro escolas sob a jurisdição da 13ª CREDE, nas quais há o apoio às atividades de formação continuada dos professores. Como percebemos, alguns gestores e professores já têm uma visão diferenciada, cuja perspectiva é a de se fazerem protagonistas de um processo formativo que nasce e se desenvolve no seio da escola, como fruto de uma consciência crítica já amadurecida, que sente a necessidade de aperfeiçoamento para melhor atender às demandas da prática pedagógica do século 21.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32037
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32037/21236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 103-117
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054124034883585