A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Andreia Francisco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Adriana Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31595
Resumo: As situações vivenciadas pelos licenciandos podem se constituir como aprendizagens para a docência. Há situações em que é preciso exercitar a criatividade para superar os conflitos que interferem no ensino e aprendizagem. Diante de problemas como infraestrutura inadequada, indisciplina e baixo desempenho nas avaliações, uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência elaborou um jogo que auxiliou na compreensão dos conteúdos, na aproximação com os discentes e na cooperação entre os alunos. Mas é preciso haver planejamento, pois ele direcionará a forma como o jogo será aplicado, a fim de alcançar resultados mais satisfatórios.
id UFJF-7_8e42758e9a3c46340b93052045f4acb7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31595
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicialEducational gamesOrganic ChemistryTeaching learningAs situações vivenciadas pelos licenciandos podem se constituir como aprendizagens para a docência. Há situações em que é preciso exercitar a criatividade para superar os conflitos que interferem no ensino e aprendizagem. Diante de problemas como infraestrutura inadequada, indisciplina e baixo desempenho nas avaliações, uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência elaborou um jogo que auxiliou na compreensão dos conteúdos, na aproximação com os discentes e na cooperação entre os alunos. Mas é preciso haver planejamento, pois ele direcionará a forma como o jogo será aplicado, a fim de alcançar resultados mais satisfatórios.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31595Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 563-5772237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31595/21044 Afonso, Andreia FranciscoSousa, Adriana Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T18:05:49Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31595Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:29.053273Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
title A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
spellingShingle A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
Afonso, Andreia Francisco
Educational games
Organic Chemistry
Teaching learning
title_short A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
title_full A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
title_fullStr A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
title_full_unstemmed A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
title_sort A influência do ambiente escolar na aprendizagem: desafios para professores em formação inicial
author Afonso, Andreia Francisco
author_facet Afonso, Andreia Francisco
Sousa, Adriana Gonçalves de
author_role author
author2 Sousa, Adriana Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Andreia Francisco
Sousa, Adriana Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educational games
Organic Chemistry
Teaching learning
topic Educational games
Organic Chemistry
Teaching learning
description As situações vivenciadas pelos licenciandos podem se constituir como aprendizagens para a docência. Há situações em que é preciso exercitar a criatividade para superar os conflitos que interferem no ensino e aprendizagem. Diante de problemas como infraestrutura inadequada, indisciplina e baixo desempenho nas avaliações, uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência elaborou um jogo que auxiliou na compreensão dos conteúdos, na aproximação com os discentes e na cooperação entre os alunos. Mas é preciso haver planejamento, pois ele direcionará a forma como o jogo será aplicado, a fim de alcançar resultados mais satisfatórios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31595
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31595/21044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 563-577
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123086970880