Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Tiago Rattes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32039
Resumo: O presente relato tem como objetivo apresentar reflexões nascidas de uma experiência de trabalho fora do ambiente escolar com adolescentes de Juiz de Fora MG. Embora o interesse inicial desse trabalho não se relacionasse com a questão da gestão escolar, tornou-se inevitável que as ações desenvolvidas acabassem por gerar um material que poderia ser compartilhado e transformado em uma reflexão mais geral sobre o tema da gestão. Sendo assim, o que apresento nas próximas linhas é uma breve narrativa sobre as possibilidades que a escola tem, por meio de sua equipe gestora, para penetrar de forma mais ampla no universo de seus educandos, conhecendo-os melhor e qualificando as ações da escola. (Eu "to" satisfeita com minha escola. O ruim é que os alunos podem sair a hora que "quiser". Tipo assim, o portão não fica totalmente fechado, mas o ensino eu gosto. (“L”, 16 anos).
id UFJF-7_b0fc97b8989e4a0eb722d7d2d1acd135
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32039
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolargestão escolargestão educacionalCRASO presente relato tem como objetivo apresentar reflexões nascidas de uma experiência de trabalho fora do ambiente escolar com adolescentes de Juiz de Fora MG. Embora o interesse inicial desse trabalho não se relacionasse com a questão da gestão escolar, tornou-se inevitável que as ações desenvolvidas acabassem por gerar um material que poderia ser compartilhado e transformado em uma reflexão mais geral sobre o tema da gestão. Sendo assim, o que apresento nas próximas linhas é uma breve narrativa sobre as possibilidades que a escola tem, por meio de sua equipe gestora, para penetrar de forma mais ampla no universo de seus educandos, conhecendo-os melhor e qualificando as ações da escola. (Eu "to" satisfeita com minha escola. O ruim é que os alunos podem sair a hora que "quiser". Tipo assim, o portão não fica totalmente fechado, mas o ensino eu gosto. (“L”, 16 anos).Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32039Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 139-1462237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32039/21238Andrade, Tiago Rattes de info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T22:18:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32039Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:35.621584Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
title Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
spellingShingle Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
Andrade, Tiago Rattes de
gestão escolar
gestão educacional
CRAS
title_short Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
title_full Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
title_fullStr Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
title_full_unstemmed Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
title_sort Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
author Andrade, Tiago Rattes de
author_facet Andrade, Tiago Rattes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Tiago Rattes de
dc.subject.por.fl_str_mv gestão escolar
gestão educacional
CRAS
topic gestão escolar
gestão educacional
CRAS
description O presente relato tem como objetivo apresentar reflexões nascidas de uma experiência de trabalho fora do ambiente escolar com adolescentes de Juiz de Fora MG. Embora o interesse inicial desse trabalho não se relacionasse com a questão da gestão escolar, tornou-se inevitável que as ações desenvolvidas acabassem por gerar um material que poderia ser compartilhado e transformado em uma reflexão mais geral sobre o tema da gestão. Sendo assim, o que apresento nas próximas linhas é uma breve narrativa sobre as possibilidades que a escola tem, por meio de sua equipe gestora, para penetrar de forma mais ampla no universo de seus educandos, conhecendo-os melhor e qualificando as ações da escola. (Eu "to" satisfeita com minha escola. O ruim é que os alunos podem sair a hora que "quiser". Tipo assim, o portão não fica totalmente fechado, mas o ensino eu gosto. (“L”, 16 anos).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32039
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32039/21238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 139-146
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054124038029312