As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32247 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a relação entre as mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras, a esfera pública e o conhecimento público. Para tanto, buscamos realizar uma abordagem dialética sobre as instituições públicas de ensino superior, destacando a possibilidade de uma combinação entre, de um lado, o avanço da excelência e da qualidade da produção acadêmica; e de outro, a ampliação dos processos de inclusão, de democratização e de valorização da missão pública das universidades. |
id |
UFJF-7_bb52809ccfaefa67d7dcf2f55d24d9c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32247 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretaçãoUniversidade. Esfera públicaConhecimento públicoMissão públicaEste artigo objetiva analisar a relação entre as mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras, a esfera pública e o conhecimento público. Para tanto, buscamos realizar uma abordagem dialética sobre as instituições públicas de ensino superior, destacando a possibilidade de uma combinação entre, de um lado, o avanço da excelência e da qualidade da produção acadêmica; e de outro, a ampliação dos processos de inclusão, de democratização e de valorização da missão pública das universidades.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32247Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 1 (2013): Gestão universitária; 13-272237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32247/21324Perlatto, Fernando info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-20T14:23:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32247Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.172209Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação |
title |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação |
spellingShingle |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação Perlatto, Fernando Universidade. Esfera pública Conhecimento público Missão pública |
title_short |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação |
title_full |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação |
title_fullStr |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação |
title_full_unstemmed |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação |
title_sort |
As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação |
author |
Perlatto, Fernando |
author_facet |
Perlatto, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perlatto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade. Esfera pública Conhecimento público Missão pública |
topic |
Universidade. Esfera pública Conhecimento público Missão pública |
description |
Este artigo objetiva analisar a relação entre as mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras, a esfera pública e o conhecimento público. Para tanto, buscamos realizar uma abordagem dialética sobre as instituições públicas de ensino superior, destacando a possibilidade de uma combinação entre, de um lado, o avanço da excelência e da qualidade da produção acadêmica; e de outro, a ampliação dos processos de inclusão, de democratização e de valorização da missão pública das universidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32247 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32247/21324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 1 (2013): Gestão universitária; 13-27 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054124091506688 |