Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gouvêa, Carolina de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31132
Resumo: Esta investigação objetivou explicitar as principais dúvidas apresentadas por professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e ocorrem no Ensino Fundamental e Médio do Estado de Minas Gerais (MG). Buscou-se, assim, ouvir os professores e auxiliar nas principais dúvidas com relação aos resultados ligados às avaliações em larga escala. A partir da pergunta diretriz da pesquisa: “Quais as principais dúvidas apresentadas pelos professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados relacionados às avaliações em larga escala que são apresentados nas revistas de divulgação do Simave/Proeb?” concluímos, a partir dos dados produzidos na pesquisa que, de acordo com os professores entrevistados, muitos não têm conhecimento dos resultados ou mesmo das revistas pedagógicas, ou seja, todos os dados apresentados nas revistas causam dúvidas nos professores. A partir da conclusão da investigação, elaboramos um produto educacional apresentado neste artigo.
id UFJF-7_e18cb2afeed4d2bcfca36e7f54d3b632
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31132
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)Avaliação em Larga EscalaResultadosSimave/ProebEsta investigação objetivou explicitar as principais dúvidas apresentadas por professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e ocorrem no Ensino Fundamental e Médio do Estado de Minas Gerais (MG). Buscou-se, assim, ouvir os professores e auxiliar nas principais dúvidas com relação aos resultados ligados às avaliações em larga escala. A partir da pergunta diretriz da pesquisa: “Quais as principais dúvidas apresentadas pelos professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados relacionados às avaliações em larga escala que são apresentados nas revistas de divulgação do Simave/Proeb?” concluímos, a partir dos dados produzidos na pesquisa que, de acordo com os professores entrevistados, muitos não têm conhecimento dos resultados ou mesmo das revistas pedagógicas, ou seja, todos os dados apresentados nas revistas causam dúvidas nos professores. A partir da conclusão da investigação, elaboramos um produto educacional apresentado neste artigo.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3113210.34019/2237-9444.2019.v9.31132Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 606-6242237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31132/20860Kistemann Júnior, Marco AurélioGouvêa, Carolina de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:10:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31132Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.929544Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
title Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
spellingShingle Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Avaliação em Larga Escala
Resultados
Simave/Proeb
title_short Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
title_full Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
title_fullStr Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
title_full_unstemmed Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
title_sort Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)
author Kistemann Júnior, Marco Aurélio
author_facet Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Gouvêa, Carolina de Lima
author_role author
author2 Gouvêa, Carolina de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Gouvêa, Carolina de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em Larga Escala
Resultados
Simave/Proeb
topic Avaliação em Larga Escala
Resultados
Simave/Proeb
description Esta investigação objetivou explicitar as principais dúvidas apresentadas por professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e ocorrem no Ensino Fundamental e Médio do Estado de Minas Gerais (MG). Buscou-se, assim, ouvir os professores e auxiliar nas principais dúvidas com relação aos resultados ligados às avaliações em larga escala. A partir da pergunta diretriz da pesquisa: “Quais as principais dúvidas apresentadas pelos professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados relacionados às avaliações em larga escala que são apresentados nas revistas de divulgação do Simave/Proeb?” concluímos, a partir dos dados produzidos na pesquisa que, de acordo com os professores entrevistados, muitos não têm conhecimento dos resultados ou mesmo das revistas pedagógicas, ou seja, todos os dados apresentados nas revistas causam dúvidas nos professores. A partir da conclusão da investigação, elaboramos um produto educacional apresentado neste artigo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31132
10.34019/2237-9444.2019.v9.31132
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31132
identifier_str_mv 10.34019/2237-9444.2019.v9.31132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31132/20860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 606-624
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123034542080