Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997 |
Resumo: | Este artigo se debruça no estudo das competências do século 21 e nas boas práticas dos gestores da E. E. Julião Mendes, em Janaúba (MG). Uma experiência exitosa, que tem como objetivo formar nos alunos as competências necessárias para desenvolver habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. A equipe gestora adotou planos de mudança e, por meio de projetos estruturados em redes de colaboração renovou a prática e mudou a história da instituição. A pesquisa ocorreu em 2013 e se baseou nas teorias de Fernando Reimers. |
id |
UFJF-7_e68f05cfdf5cb3629fc14fa3569d3f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31997 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião MendesCompetênciasRedes de colaboraçãoEquipe GestoraEste artigo se debruça no estudo das competências do século 21 e nas boas práticas dos gestores da E. E. Julião Mendes, em Janaúba (MG). Uma experiência exitosa, que tem como objetivo formar nos alunos as competências necessárias para desenvolver habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. A equipe gestora adotou planos de mudança e, por meio de projetos estruturados em redes de colaboração renovou a prática e mudou a história da instituição. A pesquisa ocorreu em 2013 e se baseou nas teorias de Fernando Reimers.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 33-432237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997/21213Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T22:05:39Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31997Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.364184Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes |
title |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes |
spellingShingle |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz Competências Redes de colaboração Equipe Gestora |
title_short |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes |
title_full |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes |
title_fullStr |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes |
title_full_unstemmed |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes |
title_sort |
Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes |
author |
Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz |
author_facet |
Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Redes de colaboração Equipe Gestora |
topic |
Competências Redes de colaboração Equipe Gestora |
description |
Este artigo se debruça no estudo das competências do século 21 e nas boas práticas dos gestores da E. E. Julião Mendes, em Janaúba (MG). Uma experiência exitosa, que tem como objetivo formar nos alunos as competências necessárias para desenvolver habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. A equipe gestora adotou planos de mudança e, por meio de projetos estruturados em redes de colaboração renovou a prática e mudou a história da instituição. A pesquisa ocorreu em 2013 e se baseou nas teorias de Fernando Reimers. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997/21213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 33-43 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123531567104 |