Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997
Resumo: Este artigo se debruça no estudo das competências do século 21 e nas boas práticas dos gestores da E. E. Julião Mendes, em Janaúba (MG). Uma experiência exitosa, que tem como objetivo formar nos alunos as competências necessárias para desenvolver habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. A equipe gestora adotou planos de mudança e, por meio de projetos estruturados em redes de colaboração renovou a prática e mudou a história da instituição. A pesquisa ocorreu em 2013 e se baseou nas teorias de Fernando Reimers.
id UFJF-7_e68f05cfdf5cb3629fc14fa3569d3f50
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31997
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião MendesCompetênciasRedes de colaboraçãoEquipe GestoraEste artigo se debruça no estudo das competências do século 21 e nas boas práticas dos gestores da E. E. Julião Mendes, em Janaúba (MG). Uma experiência exitosa, que tem como objetivo formar nos alunos as competências necessárias para desenvolver habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. A equipe gestora adotou planos de mudança e, por meio de projetos estruturados em redes de colaboração renovou a prática e mudou a história da instituição. A pesquisa ocorreu em 2013 e se baseou nas teorias de Fernando Reimers.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 33-432237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997/21213Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T22:05:39Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31997Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.364184Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
title Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
spellingShingle Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz
Competências
Redes de colaboração
Equipe Gestora
title_short Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
title_full Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
title_fullStr Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
title_full_unstemmed Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
title_sort Competências para o século 21: o caso da Escola Estadual Julião Mendes
author Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz
author_facet Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Redes de colaboração
Equipe Gestora
topic Competências
Redes de colaboração
Equipe Gestora
description Este artigo se debruça no estudo das competências do século 21 e nas boas práticas dos gestores da E. E. Julião Mendes, em Janaúba (MG). Uma experiência exitosa, que tem como objetivo formar nos alunos as competências necessárias para desenvolver habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. A equipe gestora adotou planos de mudança e, por meio de projetos estruturados em redes de colaboração renovou a prática e mudou a história da instituição. A pesquisa ocorreu em 2013 e se baseou nas teorias de Fernando Reimers.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31997/21213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 1 (2014): Competências do século 21; 33-43
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123531567104