A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31980 |
Resumo: | Este artigo trata da expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para as redes municipais de ensino de Minas Gerais. É um estudo de caso descritivo e exploratório, a partir da experiência de implementação e monitoramento do Programa. No âmbito estadual, o PIP é uma política pública que busca a melhoria da alfabetização dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo o Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), o percentual de alunos no nível recomendado de leitura passou de 48,6%, em 2006, para 87,3%, em 2012, enquanto os municípios apresentaram, na média, um crescimento menor no mesmo período. Com a expansão do PIP para as redes municipais de ensino, resultados foram percebidos já no primeiro ano de implantação. Em 2012, o percentual de alunos com nível recomendável de leitura nas redes municipais era de 73,6%. Em 2013, ano da expansão do PIP, um novo patamar foi alcançado: 80,4% dos alunos no nível recomendável. |
id |
UFJF-7_f55994acaf5ec5e6aa6894e224922eeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31980 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política públicaPrograma de Intervenção PedagógicaImplementação AdaptativaMonitoramentoRedes Municipais de EnsinoEste artigo trata da expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para as redes municipais de ensino de Minas Gerais. É um estudo de caso descritivo e exploratório, a partir da experiência de implementação e monitoramento do Programa. No âmbito estadual, o PIP é uma política pública que busca a melhoria da alfabetização dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo o Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), o percentual de alunos no nível recomendado de leitura passou de 48,6%, em 2006, para 87,3%, em 2012, enquanto os municípios apresentaram, na média, um crescimento menor no mesmo período. Com a expansão do PIP para as redes municipais de ensino, resultados foram percebidos já no primeiro ano de implantação. Em 2012, o percentual de alunos com nível recomendável de leitura nas redes municipais era de 73,6%. Em 2013, ano da expansão do PIP, um novo patamar foi alcançado: 80,4% dos alunos no nível recomendável.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31980Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 49-592237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31980/21204Bragato, Josiane Braga, Felipe Michel Santos AraújoBittencourt, Maria das Graças Pedrosa info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T13:50:19Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31980Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:33.871771Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública |
title |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública |
spellingShingle |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública Bragato, Josiane Programa de Intervenção Pedagógica Implementação Adaptativa Monitoramento Redes Municipais de Ensino |
title_short |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública |
title_full |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública |
title_fullStr |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública |
title_full_unstemmed |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública |
title_sort |
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública |
author |
Bragato, Josiane |
author_facet |
Bragato, Josiane Braga, Felipe Michel Santos Araújo Bittencourt, Maria das Graças Pedrosa |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Felipe Michel Santos Araújo Bittencourt, Maria das Graças Pedrosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragato, Josiane Braga, Felipe Michel Santos Araújo Bittencourt, Maria das Graças Pedrosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Intervenção Pedagógica Implementação Adaptativa Monitoramento Redes Municipais de Ensino |
topic |
Programa de Intervenção Pedagógica Implementação Adaptativa Monitoramento Redes Municipais de Ensino |
description |
Este artigo trata da expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para as redes municipais de ensino de Minas Gerais. É um estudo de caso descritivo e exploratório, a partir da experiência de implementação e monitoramento do Programa. No âmbito estadual, o PIP é uma política pública que busca a melhoria da alfabetização dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo o Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), o percentual de alunos no nível recomendado de leitura passou de 48,6%, em 2006, para 87,3%, em 2012, enquanto os municípios apresentaram, na média, um crescimento menor no mesmo período. Com a expansão do PIP para as redes municipais de ensino, resultados foram percebidos já no primeiro ano de implantação. Em 2012, o percentual de alunos com nível recomendável de leitura nas redes municipais era de 73,6%. Em 2013, ano da expansão do PIP, um novo patamar foi alcançado: 80,4% dos alunos no nível recomendável. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31980 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31980/21204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 49-59 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123512692736 |