CONSUMO DE REFRIGERANTES E FATORES RELACIONADOS AOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO NORDESTE DE JUIZ DE FORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Marcilene
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2441
Resumo: O objetivo deste artigo foi verificar o perfil do consumo de refrigerantes e hábitos inadequados de crianças e adolescentes do primeiro ao nono ano escolar de cinco escolas municipais da região nordeste de Juiz de Fora. Participaram deste estudo 567 estudantes com média de idade 11,43 (+2,23) anos, de ambos os sexos, matriculados regularmente no ensino fundamental. Para avaliação dietética dos alunos foi utilizado questionário contendo questões relativas aos hábitos alimentares. Além disso, foi realizada a avaliação antropométrica dos alunos que estavam com o termo de consentimento assinado pelos pais. Os dados foram processados e analisados no programa STATA, versão 9.0, onde foram calculadas as frequências das variáveis e o teste do Qui-quadrado. Observou-se com os resultados encontrados que a maioria das crianças e adolescentes relatou consumir refrigerante (97%), comer doces (94%), assistir televisão durante as principais refeições (90,4%) e comer frutas (96,4%). Para o IMC, verificou-se que a maioria estava eutróficos (72,3%). Para o consumo de refrigerantes foi verificado maior percentual do seu consumo entre as crianças e adolescentes que também consomem doces (94,5%) e assistem televisão durante as principais refeições (91,2%). Observou-se que, neste estudo os estudantes apresentaram resultados preocupantes, principalmente no que diz respeito ao elevado consumo de doces e refrigerantes, sem distinção do estado nutricional e atrelado ao hábito de assistir televisão durante as refeições. Diante desse quadro, são necessárias ações voltadas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis tanto na escola quanto orientação familiar
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