Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Carolina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fortes, Leonardo de Sousa, Ferreira, Maria Elisa Caputo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356
Resumo: A busca pelo corpo perfeito tem sido refletida no crescente número de cirurgias plásticas estéticas realizadas no Brasil a cada ano. A insatisfação com a aparência parece ser uma das principais motivações para estes procedimentos, podendo gerar diversas patologias, como o Transtorno Dismórfico Corporal. O presente estudo teve como objetivo investigar a incidência de insatisfação corporal e de Transtorno Dismórfico Corporal em mulheres que realizaram cirurgias plásticas e avaliar o papel da aparência e da atividade física na vida dessas mulheres. A amostragem se baseou na técnica de “bola-de-neve” e, como instrumento, utilizou-se o Body Dismorphic Disorder Examination, em sua versão brasileira. Foi realizada uma análise descritiva dos dados e a análise de conteúdo das entrevistas. O escore médio obtido no BBDE foi de 52±22,37, indicando que as mulheres entrevistadas não possuem um alto grau de insatisfação com seu corpo. A análise das entrevistas permitiu inferir que a maioria das mulheres entrevistadas se apresentava satisfeita com o próprio corpo após a cirurgia, mas muitas delas se submeteriam a outro procedimento cirúrgico. A atividade física não foi relatada como forma de modificação do corpo, mas como instrumento para a manutenção do corpo após a cirurgia.
id UFJF-8_3d86584eb1742d276005e147e8f1253b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/1356
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estéticaImagem CorporalCirurgia PlásticaExercício. A busca pelo corpo perfeito tem sido refletida no crescente número de cirurgias plásticas estéticas realizadas no Brasil a cada ano. A insatisfação com a aparência parece ser uma das principais motivações para estes procedimentos, podendo gerar diversas patologias, como o Transtorno Dismórfico Corporal. O presente estudo teve como objetivo investigar a incidência de insatisfação corporal e de Transtorno Dismórfico Corporal em mulheres que realizaram cirurgias plásticas e avaliar o papel da aparência e da atividade física na vida dessas mulheres. A amostragem se baseou na técnica de “bola-de-neve” e, como instrumento, utilizou-se o Body Dismorphic Disorder Examination, em sua versão brasileira. Foi realizada uma análise descritiva dos dados e a análise de conteúdo das entrevistas. O escore médio obtido no BBDE foi de 52±22,37, indicando que as mulheres entrevistadas não possuem um alto grau de insatisfação com seu corpo. A análise das entrevistas permitiu inferir que a maioria das mulheres entrevistadas se apresentava satisfeita com o próprio corpo após a cirurgia, mas muitas delas se submeteriam a outro procedimento cirúrgico. A atividade física não foi relatada como forma de modificação do corpo, mas como instrumento para a manutenção do corpo após a cirurgia.Editora UFJF2011-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356HU Revista; v. 37 n. 1 (2011)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/522https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/15179https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/15180https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/15181Amaral, Ana CarolinaFortes, Leonardo de SousaFerreira, Maria Elisa Caputoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:22Zoai:periodicos.ufjf.br:article/1356Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:22HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
title Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
spellingShingle Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
Amaral, Ana Carolina
Imagem Corporal
Cirurgia Plástica
Exercício.
title_short Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
title_full Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
title_fullStr Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
title_full_unstemmed Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
title_sort Imagem Corporal e Atividade Física em mulheres que realizaram cirurgia estética
author Amaral, Ana Carolina
author_facet Amaral, Ana Carolina
Fortes, Leonardo de Sousa
Ferreira, Maria Elisa Caputo
author_role author
author2 Fortes, Leonardo de Sousa
Ferreira, Maria Elisa Caputo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Carolina
Fortes, Leonardo de Sousa
Ferreira, Maria Elisa Caputo
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem Corporal
Cirurgia Plástica
Exercício.
topic Imagem Corporal
Cirurgia Plástica
Exercício.
description A busca pelo corpo perfeito tem sido refletida no crescente número de cirurgias plásticas estéticas realizadas no Brasil a cada ano. A insatisfação com a aparência parece ser uma das principais motivações para estes procedimentos, podendo gerar diversas patologias, como o Transtorno Dismórfico Corporal. O presente estudo teve como objetivo investigar a incidência de insatisfação corporal e de Transtorno Dismórfico Corporal em mulheres que realizaram cirurgias plásticas e avaliar o papel da aparência e da atividade física na vida dessas mulheres. A amostragem se baseou na técnica de “bola-de-neve” e, como instrumento, utilizou-se o Body Dismorphic Disorder Examination, em sua versão brasileira. Foi realizada uma análise descritiva dos dados e a análise de conteúdo das entrevistas. O escore médio obtido no BBDE foi de 52±22,37, indicando que as mulheres entrevistadas não possuem um alto grau de insatisfação com seu corpo. A análise das entrevistas permitiu inferir que a maioria das mulheres entrevistadas se apresentava satisfeita com o próprio corpo após a cirurgia, mas muitas delas se submeteriam a outro procedimento cirúrgico. A atividade física não foi relatada como forma de modificação do corpo, mas como instrumento para a manutenção do corpo após a cirurgia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/522
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/15179
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/15180
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1356/15181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 37 n. 1 (2011)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798240896581632