Conhecimento sobre desenvolvimento neuropsicomotor da criança
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | HU Revista (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466 |
Resumo: | Estudo de caso de uma creche pública com objetivo de quantificar o conhecimento de pais e professores sobre desenvolvimento infantil e relacionar com o Programa Bolsa Família. Foram colhidos os dados sociodemográficos das famílias e aplicado o Inventário de Conhecimento do Desenvolvimento Infantil. Estimou-se o conhecimento sobre desenvolvimento infantil por subgrupos e realizou-se a estatística descritiva com medidas de tendência central e de dispersão. Para comparação entre os dados dos subgrupos, utilizou-se o teste t de Student. O grau da correlação entre as variáveis escolaridade e escore do inventário foi medido pelo coeficiente de correlação de Pearson. O percentual de acertos no inventário foi de 64,8% entre as mães beneficiárias do Programa Bolsa Família e de 68,2% entre as não beneficiárias. Entre os profissionais da creche o percentual de acertos do inventário foi de 66,7%. Apesar do Programa Bolsa Família inferir que uma maior participação das mães em atividades que abordam o desenvolvimento infantil, melhorariam o conhecimento sobre este tema, não foi demonstrada esta influência. O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil pode ser atribuído, por exemplo, à experiência da maternidade em si. As profissionais não exibiram maior conhecimento sobre o tema, o que poderia atentar para a necessidade de programas de educação continuada. |
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Conhecimento sobre desenvolvimento neuropsicomotor da criançaDesenvolvimento infantil. Políticas públicas. Educação infantil.Estudo de caso de uma creche pública com objetivo de quantificar o conhecimento de pais e professores sobre desenvolvimento infantil e relacionar com o Programa Bolsa Família. Foram colhidos os dados sociodemográficos das famílias e aplicado o Inventário de Conhecimento do Desenvolvimento Infantil. Estimou-se o conhecimento sobre desenvolvimento infantil por subgrupos e realizou-se a estatística descritiva com medidas de tendência central e de dispersão. Para comparação entre os dados dos subgrupos, utilizou-se o teste t de Student. O grau da correlação entre as variáveis escolaridade e escore do inventário foi medido pelo coeficiente de correlação de Pearson. O percentual de acertos no inventário foi de 64,8% entre as mães beneficiárias do Programa Bolsa Família e de 68,2% entre as não beneficiárias. Entre os profissionais da creche o percentual de acertos do inventário foi de 66,7%. Apesar do Programa Bolsa Família inferir que uma maior participação das mães em atividades que abordam o desenvolvimento infantil, melhorariam o conhecimento sobre este tema, não foi demonstrada esta influência. O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil pode ser atribuído, por exemplo, à experiência da maternidade em si. As profissionais não exibiram maior conhecimento sobre o tema, o que poderia atentar para a necessidade de programas de educação continuada.Editora UFJF2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466HU Revista; v. 41 n. 1 e 2 (2015)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466/810https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466/15588https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466/15589https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466/15635https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466/15637Eyken, Elisa Beatriz Braga dell’OrtoGarcia, Cristiane Sousa Nascimento BaezAntunes, Thuany MedeirosCavalcante, Ana Beatriz SantanaXarles, Thiago MoreiraRibeiro, Carlos Dimas Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-09T14:53:09Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2466Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2017-02-09T14:53:09HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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