Conhecimento sobre desenvolvimento neuropsicomotor da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyken, Elisa Beatriz Braga dell’Orto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garcia, Cristiane Sousa Nascimento Baez, Antunes, Thuany Medeiros, Cavalcante, Ana Beatriz Santana, Xarles, Thiago Moreira, Ribeiro, Carlos Dimas Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2466
Resumo: Estudo de caso de uma creche pública com objetivo de quantificar o conhecimento de pais e professores sobre desenvolvimento infantil e relacionar com o Programa Bolsa Família. Foram colhidos os dados sociodemográficos das famílias e aplicado o Inventário de Conhecimento do Desenvolvimento Infantil. Estimou-se o conhecimento sobre desenvolvimento infantil por subgrupos e realizou-se a estatística descritiva com medidas de tendência central e de dispersão. Para comparação entre os dados dos subgrupos, utilizou-se o teste t de Student. O grau da correlação entre as variáveis escolaridade e escore do inventário foi medido pelo coeficiente de correlação de Pearson. O percentual de acertos no inventário foi de 64,8% entre as mães beneficiárias do Programa Bolsa Família e de 68,2% entre as não beneficiárias. Entre os profissionais da creche o percentual de acertos do inventário foi de 66,7%. Apesar do Programa Bolsa Família inferir que uma maior participação das mães em atividades que abordam o desenvolvimento infantil, melhorariam o conhecimento sobre este tema, não foi demonstrada esta influência. O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil pode ser atribuído, por exemplo, à experiência da maternidade em si. As profissionais não exibiram maior conhecimento sobre o tema, o que poderia atentar para a necessidade de programas de educação continuada.
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