Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos de Oliveira, Ana Elisa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Simone, José Leonardo, Almeida Ribeiro, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/879
Resumo: Anestésicos locais associados a alguns vasoconstritores podem ser utilizados em pacientes hipertensos na Odontologia. A felipressina ou a epinefrina são os mais indicados no atendimento a pacientes com hipertensão controlada no estágio I ou II. Quando utilizada em doses terapêuticas e, evitando-se a administração intravascular, as alterações pressóricas que podem ocorrer com os vasoconstritores adrenérgicos, como a elevação na pressão sistólica, são compensadas por uma diminuição na resistência vascular periférica, e, conseqüentemente, uma diminuição da pressão diastólica. Portanto, a preocupação deve ser com o aumento na concentração sangüínea de catecolaminas em função de uma sobredosagem, e/ou administração intravascular inadvertida, principalmente se associados a um elevado grau de estresse e de ansiedade. A potencialização dos seus efeitos sistêmicos pode estar ainda relacionada a interações medicamentosas em pacientes que fazem uso de antihipertensivos do tipo beta-bloqueadores não-seletivos ou diuréticos não caliuréticos, que poderiam estar mais susceptíveis a possíveis precipitações de episódios hipertensivos motivados por estes vasoconstritores. Uma anamnese bem detalhada, uma anestesia mais eficaz com a associação de um vasoconstritor, bem como o controle da ansiedade e do medo frente a um tratamento odontológico são benéficos no atendimento a pacientes hipertensos.
id UFJF-8_74cd122a754febc52539dd67d96cdee7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/879
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?locaisvasoconstritorespacientes hipertensosAnestésicos locais associados a alguns vasoconstritores podem ser utilizados em pacientes hipertensos na Odontologia. A felipressina ou a epinefrina são os mais indicados no atendimento a pacientes com hipertensão controlada no estágio I ou II. Quando utilizada em doses terapêuticas e, evitando-se a administração intravascular, as alterações pressóricas que podem ocorrer com os vasoconstritores adrenérgicos, como a elevação na pressão sistólica, são compensadas por uma diminuição na resistência vascular periférica, e, conseqüentemente, uma diminuição da pressão diastólica. Portanto, a preocupação deve ser com o aumento na concentração sangüínea de catecolaminas em função de uma sobredosagem, e/ou administração intravascular inadvertida, principalmente se associados a um elevado grau de estresse e de ansiedade. A potencialização dos seus efeitos sistêmicos pode estar ainda relacionada a interações medicamentosas em pacientes que fazem uso de antihipertensivos do tipo beta-bloqueadores não-seletivos ou diuréticos não caliuréticos, que poderiam estar mais susceptíveis a possíveis precipitações de episódios hipertensivos motivados por estes vasoconstritores. Uma anamnese bem detalhada, uma anestesia mais eficaz com a associação de um vasoconstritor, bem como o controle da ansiedade e do medo frente a um tratamento odontológico são benéficos no atendimento a pacientes hipertensos.Editora UFJF2010-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtRevLitPesquisa bibliográfica descritivaapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/879HU Revista; v. 36 n. 1 (2010)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/879/333Matos de Oliveira, Ana ElisaSimone, José LeonardoAlmeida Ribeiro, Rosangelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/879Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:20HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
title Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
spellingShingle Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
Matos de Oliveira, Ana Elisa
locais
vasoconstritores
pacientes hipertensos
title_short Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
title_full Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
title_fullStr Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
title_full_unstemmed Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
title_sort Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?
author Matos de Oliveira, Ana Elisa
author_facet Matos de Oliveira, Ana Elisa
Simone, José Leonardo
Almeida Ribeiro, Rosangela
author_role author
author2 Simone, José Leonardo
Almeida Ribeiro, Rosangela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos de Oliveira, Ana Elisa
Simone, José Leonardo
Almeida Ribeiro, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv locais
vasoconstritores
pacientes hipertensos
topic locais
vasoconstritores
pacientes hipertensos
description Anestésicos locais associados a alguns vasoconstritores podem ser utilizados em pacientes hipertensos na Odontologia. A felipressina ou a epinefrina são os mais indicados no atendimento a pacientes com hipertensão controlada no estágio I ou II. Quando utilizada em doses terapêuticas e, evitando-se a administração intravascular, as alterações pressóricas que podem ocorrer com os vasoconstritores adrenérgicos, como a elevação na pressão sistólica, são compensadas por uma diminuição na resistência vascular periférica, e, conseqüentemente, uma diminuição da pressão diastólica. Portanto, a preocupação deve ser com o aumento na concentração sangüínea de catecolaminas em função de uma sobredosagem, e/ou administração intravascular inadvertida, principalmente se associados a um elevado grau de estresse e de ansiedade. A potencialização dos seus efeitos sistêmicos pode estar ainda relacionada a interações medicamentosas em pacientes que fazem uso de antihipertensivos do tipo beta-bloqueadores não-seletivos ou diuréticos não caliuréticos, que poderiam estar mais susceptíveis a possíveis precipitações de episódios hipertensivos motivados por estes vasoconstritores. Uma anamnese bem detalhada, uma anestesia mais eficaz com a associação de um vasoconstritor, bem como o controle da ansiedade e do medo frente a um tratamento odontológico são benéficos no atendimento a pacientes hipertensos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtRevLit
Pesquisa bibliográfica descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/879
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/879/333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 36 n. 1 (2010)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798240134266880