Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Pricila Mara Novais
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Patricia Novais, Zanetti, Nathalia Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465
Resumo: O uso da ventilação não invasiva (VNI) como recurso na fisioterapia respiratória já está bem documentado em adultos, porém pouco se sabe sobre o seu uso em crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi revisar e sintetizar a literatura sobre o uso da VNI como recurso de auxílio à fisioterapia respiratória pediátrica. Realizou-se revisão sistemática de artigos indexados nas bases de dados do Medline e Scielo de 2004 a 2014, utilizando as palavras chave: ventilação não-invasiva, fisioterapia ou terapia respiratória e pressão positiva. Foram selecionados 15 artigos separados em três categorias: VNI como terapia de reexpansão pulmonar, VNI para otimizar a desobstrução de vias aéreas e VNI durante o treinamento muscular e cardiorrespiratório. Os artigos analisados relatam a eficácia da VNI como recurso adicional à fisioterapia respiratória em pediatria, principalmente no auxílio da reexpansão pulmonar e da depuração mucociliar. A VNI pode ser uma alternativa ou complemento às técnicas de fisioterapia respiratória convencional. As doenças mais comuns a receberem auxílio da VNI na terapia respiratória foram as doenças neuromusculares e a fibrose cística. A VNI também pode melhorar a tolerância ao exercício, principalmente em pacientes de desmame da ventilação mecânica difícil. Porém, ensaios avaliando as diferentes modalidades de VNI  como recurso adicional à fisioterapia respiratória pediátrica à longo prazo são necessários.
id UFJF-8_b5b97c083d61c57c05011428b0ffcd38
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2465
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátricaO uso da ventilação não invasiva (VNI) como recurso na fisioterapia respiratória já está bem documentado em adultos, porém pouco se sabe sobre o seu uso em crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi revisar e sintetizar a literatura sobre o uso da VNI como recurso de auxílio à fisioterapia respiratória pediátrica. Realizou-se revisão sistemática de artigos indexados nas bases de dados do Medline e Scielo de 2004 a 2014, utilizando as palavras chave: ventilação não-invasiva, fisioterapia ou terapia respiratória e pressão positiva. Foram selecionados 15 artigos separados em três categorias: VNI como terapia de reexpansão pulmonar, VNI para otimizar a desobstrução de vias aéreas e VNI durante o treinamento muscular e cardiorrespiratório. Os artigos analisados relatam a eficácia da VNI como recurso adicional à fisioterapia respiratória em pediatria, principalmente no auxílio da reexpansão pulmonar e da depuração mucociliar. A VNI pode ser uma alternativa ou complemento às técnicas de fisioterapia respiratória convencional. As doenças mais comuns a receberem auxílio da VNI na terapia respiratória foram as doenças neuromusculares e a fibrose cística. A VNI também pode melhorar a tolerância ao exercício, principalmente em pacientes de desmame da ventilação mecânica difícil. Porém, ensaios avaliando as diferentes modalidades de VNI  como recurso adicional à fisioterapia respiratória pediátrica à longo prazo são necessários.Editora UFJF2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtRevLitapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465HU Revista; v. 41 n. 1 e 2 (2015)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465/809https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465/15595https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465/15638Oliveira, Pricila Mara NovaisOliveira, Patricia NovaisZanetti, Nathalia Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-09T14:53:09Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2465Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2017-02-09T14:53:09HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
title Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
spellingShingle Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
Oliveira, Pricila Mara Novais
title_short Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
title_full Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
title_fullStr Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
title_full_unstemmed Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
title_sort Uso da ventilação não invasiva como recurso da fisioterapia respiratória pediátrica
author Oliveira, Pricila Mara Novais
author_facet Oliveira, Pricila Mara Novais
Oliveira, Patricia Novais
Zanetti, Nathalia Mendonça
author_role author
author2 Oliveira, Patricia Novais
Zanetti, Nathalia Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Pricila Mara Novais
Oliveira, Patricia Novais
Zanetti, Nathalia Mendonça
description O uso da ventilação não invasiva (VNI) como recurso na fisioterapia respiratória já está bem documentado em adultos, porém pouco se sabe sobre o seu uso em crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi revisar e sintetizar a literatura sobre o uso da VNI como recurso de auxílio à fisioterapia respiratória pediátrica. Realizou-se revisão sistemática de artigos indexados nas bases de dados do Medline e Scielo de 2004 a 2014, utilizando as palavras chave: ventilação não-invasiva, fisioterapia ou terapia respiratória e pressão positiva. Foram selecionados 15 artigos separados em três categorias: VNI como terapia de reexpansão pulmonar, VNI para otimizar a desobstrução de vias aéreas e VNI durante o treinamento muscular e cardiorrespiratório. Os artigos analisados relatam a eficácia da VNI como recurso adicional à fisioterapia respiratória em pediatria, principalmente no auxílio da reexpansão pulmonar e da depuração mucociliar. A VNI pode ser uma alternativa ou complemento às técnicas de fisioterapia respiratória convencional. As doenças mais comuns a receberem auxílio da VNI na terapia respiratória foram as doenças neuromusculares e a fibrose cística. A VNI também pode melhorar a tolerância ao exercício, principalmente em pacientes de desmame da ventilação mecânica difícil. Porém, ensaios avaliando as diferentes modalidades de VNI  como recurso adicional à fisioterapia respiratória pediátrica à longo prazo são necessários.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtRevLit
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465/809
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465/15595
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2465/15638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 41 n. 1 e 2 (2015)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798241690353664