Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Diego de Matos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dias, Ana Elisa Telles Pires, Vaz, Breno Alves de Souza, Pace, Fábio Heleno de Lima, Loures, Paula Falci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418
Resumo: Aproximadamente 10% da população ocidental adulta apresentam colelitíase. A frequência entre os portadores de cirrose hepática parece ser maior e os fatores associados são incertos. O presente estudo tem por objetivo determinar a prevalência de colelitíase e os possíveis fatores associados em portadores de cirrose hepática. Foram incluídos 101 portadores de cirrose hepática em seguimento no Ambulatório de Hepatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) e o diagnóstico de colelitíase foi estabelecido pela Ultrassonografia. As seguintes variáveis foram analisadas: idade, sexo, Índice de Massa Corporal (IMC), grau de disfunção hepática (Meld/Child-Pugh), presença de varizes esofágicas e nível de aminotransferases. Entre os pacientes avaliados 58 (62%) foram classificados como Child-Pugh A e a média observada do escore Meld foi 11,5 ± 3,6. A presença de colelitíase foi observada em 21 (20,8%) pacientes. Não foi possível demonstrar associação entre a presença de colelitíase e as variáveis analisadas. Conclui-se que a prevalência de colelitíase entre portadores de cirrose hepática é elevada, porém não foi possível demonstrar associação entre  disfunção hepática e presença de cálculos biliares. 
id UFJF-8_e7bf320afb509ef76b61bf73eb72ff9a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2418
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?Colelitíase. Cirrose Hepática. Prevalência.Aproximadamente 10% da população ocidental adulta apresentam colelitíase. A frequência entre os portadores de cirrose hepática parece ser maior e os fatores associados são incertos. O presente estudo tem por objetivo determinar a prevalência de colelitíase e os possíveis fatores associados em portadores de cirrose hepática. Foram incluídos 101 portadores de cirrose hepática em seguimento no Ambulatório de Hepatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) e o diagnóstico de colelitíase foi estabelecido pela Ultrassonografia. As seguintes variáveis foram analisadas: idade, sexo, Índice de Massa Corporal (IMC), grau de disfunção hepática (Meld/Child-Pugh), presença de varizes esofágicas e nível de aminotransferases. Entre os pacientes avaliados 58 (62%) foram classificados como Child-Pugh A e a média observada do escore Meld foi 11,5 ± 3,6. A presença de colelitíase foi observada em 21 (20,8%) pacientes. Não foi possível demonstrar associação entre a presença de colelitíase e as variáveis analisadas. Conclui-se que a prevalência de colelitíase entre portadores de cirrose hepática é elevada, porém não foi possível demonstrar associação entre  disfunção hepática e presença de cálculos biliares. Editora UFJF2016-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrEstudo do tipo transversal, retrospectivo e não intervencionistaapplication/pdfapplication/mswordimage/jpegimage/jpegapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418HU Revista; v. 41 n. 3 e 4 (2015)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/835https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15533https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15566https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15567https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15568https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15579https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15580Silveira, Diego de MatosDias, Ana Elisa Telles PiresVaz, Breno Alves de SouzaPace, Fábio Heleno de LimaLoures, Paula Falciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-09T14:53:24Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2418Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2017-02-09T14:53:24HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
title Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
spellingShingle Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
Silveira, Diego de Matos
Colelitíase. Cirrose Hepática. Prevalência.
title_short Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
title_full Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
title_fullStr Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
title_full_unstemmed Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
title_sort Prevalência de colelitíase em portadores de cirrose hepática. Disfunção hepática é um fator de risco?
author Silveira, Diego de Matos
author_facet Silveira, Diego de Matos
Dias, Ana Elisa Telles Pires
Vaz, Breno Alves de Souza
Pace, Fábio Heleno de Lima
Loures, Paula Falci
author_role author
author2 Dias, Ana Elisa Telles Pires
Vaz, Breno Alves de Souza
Pace, Fábio Heleno de Lima
Loures, Paula Falci
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Diego de Matos
Dias, Ana Elisa Telles Pires
Vaz, Breno Alves de Souza
Pace, Fábio Heleno de Lima
Loures, Paula Falci
dc.subject.por.fl_str_mv Colelitíase. Cirrose Hepática. Prevalência.
topic Colelitíase. Cirrose Hepática. Prevalência.
description Aproximadamente 10% da população ocidental adulta apresentam colelitíase. A frequência entre os portadores de cirrose hepática parece ser maior e os fatores associados são incertos. O presente estudo tem por objetivo determinar a prevalência de colelitíase e os possíveis fatores associados em portadores de cirrose hepática. Foram incluídos 101 portadores de cirrose hepática em seguimento no Ambulatório de Hepatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) e o diagnóstico de colelitíase foi estabelecido pela Ultrassonografia. As seguintes variáveis foram analisadas: idade, sexo, Índice de Massa Corporal (IMC), grau de disfunção hepática (Meld/Child-Pugh), presença de varizes esofágicas e nível de aminotransferases. Entre os pacientes avaliados 58 (62%) foram classificados como Child-Pugh A e a média observada do escore Meld foi 11,5 ± 3,6. A presença de colelitíase foi observada em 21 (20,8%) pacientes. Não foi possível demonstrar associação entre a presença de colelitíase e as variáveis analisadas. Conclui-se que a prevalência de colelitíase entre portadores de cirrose hepática é elevada, porém não foi possível demonstrar associação entre  disfunção hepática e presença de cálculos biliares. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Estudo do tipo transversal, retrospectivo e não intervencionista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/835
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15533
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15566
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15567
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15568
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15579
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2418/15580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
image/jpeg
image/jpeg
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 41 n. 3 e 4 (2015)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798241651556352