Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Priscila Faria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Erick Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145
Resumo: Os microrganismos que habitam a cavidade bucal são encontrados na forma do biofilme, um dos fatores etiológicos da cárie dentária, infecções endodônticas e doenças periodontais. O controle desse biofilme, realizado por métodos químicos e mecânicos, é essencial para a garantia da saúde bucal. Esse trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia dos enxaguatórios bucais, isentos de álcool, comercializados na cidade de Juiz de Fora/MG, frente aos microrganismos Candida albicans, Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis. Os testes de suscetibilidade (n=12) dos microrganismos aos colutórios contendo como ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio (CPC) e óleos essenciais (OE) foram comparados à atividade da clorexidina 0,12% (controle positivo) e os resultados foram medidos após 24 e 48 horas. Os resultados medidos após 24 horas mostraram que a solução contendo triclosan apresentou halos de inibição para Candida albicans e Staphylococcus aureus superiores aos produtos contendo CPC e óleos essenciais (pEnterococcus faecalis, os halos de inibição foram semelhantes entre o triclosan e CPC (p>0,05) e estes superiores aos óleos essenciais (pS. aureus, menor para E. faecalis (p<0,001) e frente à C. albicans, a inibição foi similar ao controle (p>0,05). Em relação à clorexidina, os halos obtidos pelos produtos contendo CPC e óleos essenciais apresentaram valores menores para todos os microrganismos testados (p
id UFJF-8_f933ea7d164831301bc9eeee1055a48b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2145
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.saúde bucalOs microrganismos que habitam a cavidade bucal são encontrados na forma do biofilme, um dos fatores etiológicos da cárie dentária, infecções endodônticas e doenças periodontais. O controle desse biofilme, realizado por métodos químicos e mecânicos, é essencial para a garantia da saúde bucal. Esse trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia dos enxaguatórios bucais, isentos de álcool, comercializados na cidade de Juiz de Fora/MG, frente aos microrganismos Candida albicans, Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis. Os testes de suscetibilidade (n=12) dos microrganismos aos colutórios contendo como ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio (CPC) e óleos essenciais (OE) foram comparados à atividade da clorexidina 0,12% (controle positivo) e os resultados foram medidos após 24 e 48 horas. Os resultados medidos após 24 horas mostraram que a solução contendo triclosan apresentou halos de inibição para Candida albicans e Staphylococcus aureus superiores aos produtos contendo CPC e óleos essenciais (pEnterococcus faecalis, os halos de inibição foram semelhantes entre o triclosan e CPC (p>0,05) e estes superiores aos óleos essenciais (pS. aureus, menor para E. faecalis (p<0,001) e frente à C. albicans, a inibição foi similar ao controle (p>0,05). Em relação à clorexidina, os halos obtidos pelos produtos contendo CPC e óleos essenciais apresentaram valores menores para todos os microrganismos testados (pEditora UFJF2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrpesquisa experimentalapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145HU Revista; v. 39 n. 3 e 4 (2013)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/766https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/15405https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/15406https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/15466Pinto, Priscila FariaGonçalves, Erick Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-13T20:02:07Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2145Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2016-01-13T20:02:07HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
title Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
spellingShingle Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
Pinto, Priscila Faria
saúde bucal
title_short Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
title_full Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
title_fullStr Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
title_full_unstemmed Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
title_sort Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais.
author Pinto, Priscila Faria
author_facet Pinto, Priscila Faria
Gonçalves, Erick Almeida
author_role author
author2 Gonçalves, Erick Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Priscila Faria
Gonçalves, Erick Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv saúde bucal
topic saúde bucal
description Os microrganismos que habitam a cavidade bucal são encontrados na forma do biofilme, um dos fatores etiológicos da cárie dentária, infecções endodônticas e doenças periodontais. O controle desse biofilme, realizado por métodos químicos e mecânicos, é essencial para a garantia da saúde bucal. Esse trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia dos enxaguatórios bucais, isentos de álcool, comercializados na cidade de Juiz de Fora/MG, frente aos microrganismos Candida albicans, Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis. Os testes de suscetibilidade (n=12) dos microrganismos aos colutórios contendo como ativos o triclosan, cloreto de cetilpiridínio (CPC) e óleos essenciais (OE) foram comparados à atividade da clorexidina 0,12% (controle positivo) e os resultados foram medidos após 24 e 48 horas. Os resultados medidos após 24 horas mostraram que a solução contendo triclosan apresentou halos de inibição para Candida albicans e Staphylococcus aureus superiores aos produtos contendo CPC e óleos essenciais (pEnterococcus faecalis, os halos de inibição foram semelhantes entre o triclosan e CPC (p>0,05) e estes superiores aos óleos essenciais (pS. aureus, menor para E. faecalis (p<0,001) e frente à C. albicans, a inibição foi similar ao controle (p>0,05). Em relação à clorexidina, os halos obtidos pelos produtos contendo CPC e óleos essenciais apresentaram valores menores para todos os microrganismos testados (p
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
pesquisa experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/766
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/15405
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/15406
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2145/15466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 39 n. 3 e 4 (2013)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798241587593216