Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Larissa de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578
Resumo: A dor miofascial (DMF) orofacial é considerada um tipo de Desordem Temporomandibular (DTM) muscular, tendo sua origem em pontos localizados na musculatura, conhecidos como pontos gatilho (PG). Mensurar a prevalência de DMF dentre os pacientes diagnosticados com DTM atendidos na Faculdade de Odontologia na Universidade Federal de Juiz de Fora no período de março a setembro de 2014. Além disso, o estudo pretende analisar o período de tempo no qual o paciente sente dor, classificando-a em aguda ou crônica. A amostra foi composta por 60 pacientes diagnosticados com algum tipo de DTM através da utilização do eixo I do RDC/TMD. Os dados obtidos foram tabulados em planilhas no Excel versão 2010 e submetidos aos cálculos estatísticos a fim de se obter as prevalências de cada grupo. Esta foi calculada dividindo o número de ocorrência de um diagnóstico sobre a amostra total. A prevalência de pacientes com dor miofascial foi de 93,33%. A maioria dos diagnósticos de dor miofascial era associada a algum diagnóstico articular (73,33%). A dor crônica acometeu 85% dos pacientes. O diagnóstico de dor miofascial, tanto com limitação de abertura como sem limitação, teve alta prevalência na amostra estudada, sendo que a maioria era associada a algum diagnóstico articular. Avaliação criteriosa, história detalhada e um bom exame físico são fundamentais para o diagnóstico correto pelo cirurgião-dentista, a fim de que se possam evitar impactos negativos da dor no cotidiano do paciente, assim como sua cronificação.
id UFJF-8_fbae5a0748934d829688fb2adecaa7d6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2578
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem TemporomandibularCiências da saúdeA dor miofascial (DMF) orofacial é considerada um tipo de Desordem Temporomandibular (DTM) muscular, tendo sua origem em pontos localizados na musculatura, conhecidos como pontos gatilho (PG). Mensurar a prevalência de DMF dentre os pacientes diagnosticados com DTM atendidos na Faculdade de Odontologia na Universidade Federal de Juiz de Fora no período de março a setembro de 2014. Além disso, o estudo pretende analisar o período de tempo no qual o paciente sente dor, classificando-a em aguda ou crônica. A amostra foi composta por 60 pacientes diagnosticados com algum tipo de DTM através da utilização do eixo I do RDC/TMD. Os dados obtidos foram tabulados em planilhas no Excel versão 2010 e submetidos aos cálculos estatísticos a fim de se obter as prevalências de cada grupo. Esta foi calculada dividindo o número de ocorrência de um diagnóstico sobre a amostra total. A prevalência de pacientes com dor miofascial foi de 93,33%. A maioria dos diagnósticos de dor miofascial era associada a algum diagnóstico articular (73,33%). A dor crônica acometeu 85% dos pacientes. O diagnóstico de dor miofascial, tanto com limitação de abertura como sem limitação, teve alta prevalência na amostra estudada, sendo que a maioria era associada a algum diagnóstico articular. Avaliação criteriosa, história detalhada e um bom exame físico são fundamentais para o diagnóstico correto pelo cirurgião-dentista, a fim de que se possam evitar impactos negativos da dor no cotidiano do paciente, assim como sua cronificação.Editora UFJF2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa exploratóriaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/mswordapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578HU Revista; v. 42 n. 3 (2016)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/896https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15784https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15785https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15786https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15819https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15831Reis, Larissa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T12:25:19Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2578Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2019-05-22T12:25:19HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
title Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
spellingShingle Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
Reis, Larissa de Oliveira
Ciências da saúde
title_short Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
title_full Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
title_fullStr Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
title_full_unstemmed Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
title_sort Prevalência de Dor Miofascial em Pacientes com Desordem Temporomandibular
author Reis, Larissa de Oliveira
author_facet Reis, Larissa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Larissa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
topic Ciências da saúde
description A dor miofascial (DMF) orofacial é considerada um tipo de Desordem Temporomandibular (DTM) muscular, tendo sua origem em pontos localizados na musculatura, conhecidos como pontos gatilho (PG). Mensurar a prevalência de DMF dentre os pacientes diagnosticados com DTM atendidos na Faculdade de Odontologia na Universidade Federal de Juiz de Fora no período de março a setembro de 2014. Além disso, o estudo pretende analisar o período de tempo no qual o paciente sente dor, classificando-a em aguda ou crônica. A amostra foi composta por 60 pacientes diagnosticados com algum tipo de DTM através da utilização do eixo I do RDC/TMD. Os dados obtidos foram tabulados em planilhas no Excel versão 2010 e submetidos aos cálculos estatísticos a fim de se obter as prevalências de cada grupo. Esta foi calculada dividindo o número de ocorrência de um diagnóstico sobre a amostra total. A prevalência de pacientes com dor miofascial foi de 93,33%. A maioria dos diagnósticos de dor miofascial era associada a algum diagnóstico articular (73,33%). A dor crônica acometeu 85% dos pacientes. O diagnóstico de dor miofascial, tanto com limitação de abertura como sem limitação, teve alta prevalência na amostra estudada, sendo que a maioria era associada a algum diagnóstico articular. Avaliação criteriosa, história detalhada e um bom exame físico são fundamentais para o diagnóstico correto pelo cirurgião-dentista, a fim de que se possam evitar impactos negativos da dor no cotidiano do paciente, assim como sua cronificação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Pesquisa exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/896
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15784
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15785
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15786
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15819
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2578/15831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/msword
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 42 n. 3 (2016)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798242338373632