Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12279 |
Resumo: | Neste trabalho são compreendidas as produções musicais do compositor Taiguara e como estão elas inseridas diante de determinados recortes dentro do amplo panorama da música brasileira. Procura-se compreender diante da produção do autor qual a perspectiva apresentada, principalmente ao longo da década de 1970, sobre as temáticas abordadas em suas canções, e trazer ponderações a partir de proposições de mundo vistas nas letras. Para além disso, busca-se a compreensão de Taiguara como músico no desenvolvimento dos aspectos estético-sonoros, como, por exemplo, os gêneros por ele explorados em cada disco, e a relação estabelecida entre tais aspectos e as temáticas abordadas nas canções, seu posicionamento diante delas; as composições estético-literárias particulares de determinados discos; dados aspectos pessoais do compositor, como seu engajamento com a esquerda política; questões identitárias e a leitura de Brasil feita em relação a seu passado, o presente em que se fala, e o futuro esperado e desejado. Para chegar a tal resultado de análise, para além do material das canções, foram usados artigos de revistas, entrevistas, falas proferidas durante apresentações, dados biográficos, encartes de discos, e artigos de jornais, para, com isso, melhor perspectivar a leitura das canções e trazer à tona tanto elementos de autor, obra, e recepção. Para além disso, o foco do trabalho recai sobre a análise do último álbum lançado pelo compositor durante a década de 70: Imyra, Tayra, Ipy, que se faz um marco singular não apenas na obra do compositor, como do mercado fonográfico brasileiro como um todo, seja em seus aspectos líricos, na estética sonora, ou na relação com censura. |
id |
UFJF_0014feac598d3dc39c38e63d44f09486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12279 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Alexandre Graçahttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0888661145670871Teixeira, Pedro Bustamantehttp://lattes.cnpq.br/1004071509054972Coelho, Frederico Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2963677662684936http://lattes.cnpq.br/Dadalti, Luís Cláudio2021-01-26T14:08:40Z2021-01-262021-01-26T14:08:40Z2020-10-07https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12279Neste trabalho são compreendidas as produções musicais do compositor Taiguara e como estão elas inseridas diante de determinados recortes dentro do amplo panorama da música brasileira. Procura-se compreender diante da produção do autor qual a perspectiva apresentada, principalmente ao longo da década de 1970, sobre as temáticas abordadas em suas canções, e trazer ponderações a partir de proposições de mundo vistas nas letras. Para além disso, busca-se a compreensão de Taiguara como músico no desenvolvimento dos aspectos estético-sonoros, como, por exemplo, os gêneros por ele explorados em cada disco, e a relação estabelecida entre tais aspectos e as temáticas abordadas nas canções, seu posicionamento diante delas; as composições estético-literárias particulares de determinados discos; dados aspectos pessoais do compositor, como seu engajamento com a esquerda política; questões identitárias e a leitura de Brasil feita em relação a seu passado, o presente em que se fala, e o futuro esperado e desejado. Para chegar a tal resultado de análise, para além do material das canções, foram usados artigos de revistas, entrevistas, falas proferidas durante apresentações, dados biográficos, encartes de discos, e artigos de jornais, para, com isso, melhor perspectivar a leitura das canções e trazer à tona tanto elementos de autor, obra, e recepção. Para além disso, o foco do trabalho recai sobre a análise do último álbum lançado pelo compositor durante a década de 70: Imyra, Tayra, Ipy, que se faz um marco singular não apenas na obra do compositor, como do mercado fonográfico brasileiro como um todo, seja em seus aspectos líricos, na estética sonora, ou na relação com censura.In this work we will be seeing the music production of Taiguara as they are in the Brazilian musical scenario. We aim to understand the perspective of the author of the themes present in his production and his perspectives towards them through, specially during the decade of 1970. For that we analyse the musician by the aesthetics of his music through the genres explored by him in each of the albums, for example; the relation established between set aspects and the lyrics and his positioning towards them; the literary aesthetics particular to each album; biographical aspects of the author, such as his engagement with the political left-wing; identity subjects and the relation it has with the past, the present in which the song is written, and the future it may be. To reach such conclusions, besides the lyrics itself, it was analyzed magazines articles, interviews, speeches given during concerts, biographical data, physical copies of the albums, and newspapers. All that to take a better perspective on the songs regarding authorship, work and reception. Besides that, it is important to state that the focus of this work is the last album recorded by Taiguara during the decade of 1970: Imyra, Tayra, Ipy, which is a singular landmark not only on the career of the musician, but the whole national scene by its lyrical and musical aspects and the problems it had regarding the censorship.PROQUALI (UFJF)porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTaiguaraCançãoDitaduraIdentidadeCensuraTaiguaraSongsDictatorshipIdentityCensorshipMenino da Silva: uma leitura das canções de Taiguarainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALluisclaudiodadalti.pdfluisclaudiodadalti.pdfapplication/pdf1803675https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/1/luisclaudiodadalti.pdf37453906d25bdbcd16be7c62685cd52eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTluisclaudiodadalti.pdf.txtluisclaudiodadalti.pdf.txtExtracted texttext/plain339843https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/4/luisclaudiodadalti.pdf.txte5ef95be0d887ff7ce39a1234849e1b6MD54THUMBNAILluisclaudiodadalti.pdf.jpgluisclaudiodadalti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/5/luisclaudiodadalti.pdf.jpg6faf1ec0c4498de7e60fb9cc837f2cd3MD55ufjf/122792021-01-27 04:08:26.285oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-01-27T06:08:26Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara |
title |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara |
spellingShingle |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara Dadalti, Luís Cláudio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Taiguara Canção Ditadura Identidade Censura Taiguara Songs Dictatorship Identity Censorship |
title_short |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara |
title_full |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara |
title_fullStr |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara |
title_full_unstemmed |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara |
title_sort |
Menino da Silva: uma leitura das canções de Taiguara |
author |
Dadalti, Luís Cláudio |
author_facet |
Dadalti, Luís Cláudio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Alexandre Graça |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4697132876953017 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0888661145670871 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Teixeira, Pedro Bustamante |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1004071509054972 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Coelho, Frederico Oliveira |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2963677662684936 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dadalti, Luís Cláudio |
contributor_str_mv |
Faria, Alexandre Graça Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues Teixeira, Pedro Bustamante Coelho, Frederico Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Taiguara Canção Ditadura Identidade Censura Taiguara Songs Dictatorship Identity Censorship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Taiguara Canção Ditadura Identidade Censura Taiguara Songs Dictatorship Identity Censorship |
description |
Neste trabalho são compreendidas as produções musicais do compositor Taiguara e como estão elas inseridas diante de determinados recortes dentro do amplo panorama da música brasileira. Procura-se compreender diante da produção do autor qual a perspectiva apresentada, principalmente ao longo da década de 1970, sobre as temáticas abordadas em suas canções, e trazer ponderações a partir de proposições de mundo vistas nas letras. Para além disso, busca-se a compreensão de Taiguara como músico no desenvolvimento dos aspectos estético-sonoros, como, por exemplo, os gêneros por ele explorados em cada disco, e a relação estabelecida entre tais aspectos e as temáticas abordadas nas canções, seu posicionamento diante delas; as composições estético-literárias particulares de determinados discos; dados aspectos pessoais do compositor, como seu engajamento com a esquerda política; questões identitárias e a leitura de Brasil feita em relação a seu passado, o presente em que se fala, e o futuro esperado e desejado. Para chegar a tal resultado de análise, para além do material das canções, foram usados artigos de revistas, entrevistas, falas proferidas durante apresentações, dados biográficos, encartes de discos, e artigos de jornais, para, com isso, melhor perspectivar a leitura das canções e trazer à tona tanto elementos de autor, obra, e recepção. Para além disso, o foco do trabalho recai sobre a análise do último álbum lançado pelo compositor durante a década de 70: Imyra, Tayra, Ipy, que se faz um marco singular não apenas na obra do compositor, como do mercado fonográfico brasileiro como um todo, seja em seus aspectos líricos, na estética sonora, ou na relação com censura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-26T14:08:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-26 2021-01-26T14:08:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12279 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/1/luisclaudiodadalti.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/4/luisclaudiodadalti.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12279/5/luisclaudiodadalti.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37453906d25bdbcd16be7c62685cd52e e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e5ef95be0d887ff7ce39a1234849e1b6 6faf1ec0c4498de7e60fb9cc837f2cd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661388428410880 |