A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Bruno Marangon
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10344
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar e entender como se dá a relação de convergência entre os games e o cinema, utilizando-se de três exemplos de games que se apropriam de aspectos e técnicas comumente encontrados em produções cinematográficas. É feita uma análise de conteúdo dos jogos “Detroit: Become Human”, “The Order: 1886” e “Planet of the Apes: Last Frontier”, de acordo com as seguintes categorias: narrativa; padrão visual; som e interatividade. Como base teórica do trabalho, são utilizados os conceitos de convergência, hipermídia, remediação e prazeres estéticos das mídias digitais, entre outros, de diversos autores como Henry Jenkins, Jay Bolter e Richard Grusin e Janet Murray. Pretende-se, com isso, evidenciar como a mídia digital dos games frequentemente remedia, nesse caso, a mídia mais tradicional do cinema, com resultados que, em muitos casos, podem ser vistos como uma mistura de ambas, e ser apreciados tanto pelo seu caráter de jogo quanto por sua qualidade enquanto produto artístico.
id UFJF_00b85a217e589c099d74899bd96cadd6
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10344
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Ribeiro, Janaina de Oliveira Nuneshttp://lattes.cnpq.brAlvarenga, Nilson Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417Soares, Letícia Peranihttp://lattes.cnpq.br/2564650639840897http://lattes.cnpq.brReis, Bruno Marangon2019-08-05T21:20:43Z2019-07-192019-08-05T21:20:43Z2018-12-13https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10344O objetivo deste trabalho é analisar e entender como se dá a relação de convergência entre os games e o cinema, utilizando-se de três exemplos de games que se apropriam de aspectos e técnicas comumente encontrados em produções cinematográficas. É feita uma análise de conteúdo dos jogos “Detroit: Become Human”, “The Order: 1886” e “Planet of the Apes: Last Frontier”, de acordo com as seguintes categorias: narrativa; padrão visual; som e interatividade. Como base teórica do trabalho, são utilizados os conceitos de convergência, hipermídia, remediação e prazeres estéticos das mídias digitais, entre outros, de diversos autores como Henry Jenkins, Jay Bolter e Richard Grusin e Janet Murray. Pretende-se, com isso, evidenciar como a mídia digital dos games frequentemente remedia, nesse caso, a mídia mais tradicional do cinema, com resultados que, em muitos casos, podem ser vistos como uma mistura de ambas, e ser apreciados tanto pelo seu caráter de jogo quanto por sua qualidade enquanto produto artístico.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOVideogamesCinemaRemediaçãoJogos cinematográficosFilmes interativosA relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALbrunomarangonreis.pdfbrunomarangonreis.pdfapplication/pdf1124823https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/1/brunomarangonreis.pdf447bcaa2dad00815518b34857ee78751MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTbrunomarangonreis.pdf.txtbrunomarangonreis.pdf.txtExtracted texttext/plain116182https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/4/brunomarangonreis.pdf.txt146ac43304d33b06d9c40e73733b613cMD54THUMBNAILbrunomarangonreis.pdf.jpgbrunomarangonreis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/5/brunomarangonreis.pdf.jpg79668ee841df8c0e08c8d1cd64d4e214MD55ufjf/103442019-08-06 03:06:56.493oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-06T06:06:56Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
title A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
spellingShingle A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
Reis, Bruno Marangon
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Videogames
Cinema
Remediação
Jogos cinematográficos
Filmes interativos
title_short A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
title_full A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
title_fullStr A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
title_full_unstemmed A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
title_sort A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos
author Reis, Bruno Marangon
author_facet Reis, Bruno Marangon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alvarenga, Nilson Assunção
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4188323551381417
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soares, Letícia Perani
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2564650639840897
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Bruno Marangon
contributor_str_mv Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes
Alvarenga, Nilson Assunção
Soares, Letícia Perani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Videogames
Cinema
Remediação
Jogos cinematográficos
Filmes interativos
dc.subject.por.fl_str_mv Videogames
Cinema
Remediação
Jogos cinematográficos
Filmes interativos
description O objetivo deste trabalho é analisar e entender como se dá a relação de convergência entre os games e o cinema, utilizando-se de três exemplos de games que se apropriam de aspectos e técnicas comumente encontrados em produções cinematográficas. É feita uma análise de conteúdo dos jogos “Detroit: Become Human”, “The Order: 1886” e “Planet of the Apes: Last Frontier”, de acordo com as seguintes categorias: narrativa; padrão visual; som e interatividade. Como base teórica do trabalho, são utilizados os conceitos de convergência, hipermídia, remediação e prazeres estéticos das mídias digitais, entre outros, de diversos autores como Henry Jenkins, Jay Bolter e Richard Grusin e Janet Murray. Pretende-se, com isso, evidenciar como a mídia digital dos games frequentemente remedia, nesse caso, a mídia mais tradicional do cinema, com resultados que, em muitos casos, podem ser vistos como uma mistura de ambas, e ser apreciados tanto pelo seu caráter de jogo quanto por sua qualidade enquanto produto artístico.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T21:20:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-19
2019-08-05T21:20:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10344
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/1/brunomarangonreis.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/4/brunomarangonreis.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10344/5/brunomarangonreis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 447bcaa2dad00815518b34857ee78751
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
146ac43304d33b06d9c40e73733b613c
79668ee841df8c0e08c8d1cd64d4e214
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661251450830848