Manifestações culturais na ditadura militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Izabela Garcia Fonseca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10613
Resumo: Este artigo busca analisar a repressão e a censura à vida cultural do país que foram intensas à época da ditadura militar, particularmente entre dezembro de 1968, quando foi promulgado o AI-5 e no início do processo de abertura política "lenta e gradual" adotado pelo presidente Geisel, a partir de 1975. Logo após o golpe, os militares desencadearam forte repressão apenas aos setores da produção cultural que mantinham algum tipo de vínculo com os movimentos populares politicamente organizados, como era o caso dos Centros Populares de Cultura, criados pela União Nacional dos Estudantes. Censurou indistintamente todo tipo de obra, atacou a vida universitária e afetou gravemente o destino imediato de vários segmentos da produção cultural. Em alguns casos, poderia até concluir que ela desejava estabelecer um verdadeiro "vazio cultural" que, na prática, ajudaria a criar um estado de indiferença das massas em relação ao próprio destino imediato do país. Nessas circunstâncias, a censura pode provocar o aparecimento de novos modos expressivos que, em alguns casos, chegam a ser bastante singulares. Além disso, o público consumidor que era sua grande vítima pode criar uma estratégia de decodificação, o que estabelece uma cumplicidade entre ele próprio e os produtores de cultura, inaceitável, porém, para a ditadura.
id UFJF_04670d401558c9303a59f6d24d73582f
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10613
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Costa Júnior, Martinho Alves dahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/Madeira, Izabela Garcia Fonseca2019-08-30T11:03:29Z2019-08-212019-08-30T11:03:29Z2019-08-03https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10613Este artigo busca analisar a repressão e a censura à vida cultural do país que foram intensas à época da ditadura militar, particularmente entre dezembro de 1968, quando foi promulgado o AI-5 e no início do processo de abertura política "lenta e gradual" adotado pelo presidente Geisel, a partir de 1975. Logo após o golpe, os militares desencadearam forte repressão apenas aos setores da produção cultural que mantinham algum tipo de vínculo com os movimentos populares politicamente organizados, como era o caso dos Centros Populares de Cultura, criados pela União Nacional dos Estudantes. Censurou indistintamente todo tipo de obra, atacou a vida universitária e afetou gravemente o destino imediato de vários segmentos da produção cultural. Em alguns casos, poderia até concluir que ela desejava estabelecer um verdadeiro "vazio cultural" que, na prática, ajudaria a criar um estado de indiferença das massas em relação ao próprio destino imediato do país. Nessas circunstâncias, a censura pode provocar o aparecimento de novos modos expressivos que, em alguns casos, chegam a ser bastante singulares. Além disso, o público consumidor que era sua grande vítima pode criar uma estratégia de decodificação, o que estabelece uma cumplicidade entre ele próprio e os produtores de cultura, inaceitável, porém, para a ditadura.This article seeks to analyze the repression and censorship of the country's cultural life that were intense at the time of the military dictatorship, particularly between December 1968 when the AI-5 was promulgated and at the beginning of the "slow and gradual" political opening process adopted President Geisel from 1975 onwards. Shortly after the coup, the military unleashed a strong crackdown only on sectors of cultural production that had some kind of link with popular movements politically organized, such as the Popular Culture Centers created by National Union of Students. He indiscriminately censored every type of work, attacked university life and severely affected the immediate fate of various segments of cultural production. In some cases, she could even conclude that she wished to establish a genuine "cultural void" which would in practice help to create a state of indifference among the masses towards the immediate fate of the country. In these circumstances, censorship may lead to the emergence of new expressive modes which, in some cases, become quite unique. In addition, the consumer public that was its great victim can create a strategy of decoding, which establishes a complicity between himself and the producers of culture, unacceptable, however, for the dictatorship.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilICH – Instituto de Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACulturaDitadura militarRepressãoCultureMilitary dictatorshipRepressionManifestações culturais na ditadura militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALizabelagarciafonsecamadeira.pdfizabelagarciafonsecamadeira.pdfapplication/pdf277985https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/1/izabelagarciafonsecamadeira.pdf61065d5a4b4a38d9a7fd50da1f88655bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTizabelagarciafonsecamadeira.pdf.txtizabelagarciafonsecamadeira.pdf.txtExtracted texttext/plain63632https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/4/izabelagarciafonsecamadeira.pdf.txtba212e9a7947abd76b042840787813f4MD54THUMBNAILizabelagarciafonsecamadeira.pdf.jpgizabelagarciafonsecamadeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/5/izabelagarciafonsecamadeira.pdf.jpg6b0386bc597bb9faa2844933746eef35MD55ufjf/106132019-08-31 03:08:26.291oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-31T06:08:26Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manifestações culturais na ditadura militar
title Manifestações culturais na ditadura militar
spellingShingle Manifestações culturais na ditadura militar
Madeira, Izabela Garcia Fonseca
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Cultura
Ditadura militar
Repressão
Culture
Military dictatorship
Repression
title_short Manifestações culturais na ditadura militar
title_full Manifestações culturais na ditadura militar
title_fullStr Manifestações culturais na ditadura militar
title_full_unstemmed Manifestações culturais na ditadura militar
title_sort Manifestações culturais na ditadura militar
author Madeira, Izabela Garcia Fonseca
author_facet Madeira, Izabela Garcia Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Júnior, Martinho Alves da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Izabela Garcia Fonseca
contributor_str_mv Costa Júnior, Martinho Alves da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Cultura
Ditadura militar
Repressão
Culture
Military dictatorship
Repression
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Ditadura militar
Repressão
Culture
Military dictatorship
Repression
description Este artigo busca analisar a repressão e a censura à vida cultural do país que foram intensas à época da ditadura militar, particularmente entre dezembro de 1968, quando foi promulgado o AI-5 e no início do processo de abertura política "lenta e gradual" adotado pelo presidente Geisel, a partir de 1975. Logo após o golpe, os militares desencadearam forte repressão apenas aos setores da produção cultural que mantinham algum tipo de vínculo com os movimentos populares politicamente organizados, como era o caso dos Centros Populares de Cultura, criados pela União Nacional dos Estudantes. Censurou indistintamente todo tipo de obra, atacou a vida universitária e afetou gravemente o destino imediato de vários segmentos da produção cultural. Em alguns casos, poderia até concluir que ela desejava estabelecer um verdadeiro "vazio cultural" que, na prática, ajudaria a criar um estado de indiferença das massas em relação ao próprio destino imediato do país. Nessas circunstâncias, a censura pode provocar o aparecimento de novos modos expressivos que, em alguns casos, chegam a ser bastante singulares. Além disso, o público consumidor que era sua grande vítima pode criar uma estratégia de decodificação, o que estabelece uma cumplicidade entre ele próprio e os produtores de cultura, inaceitável, porém, para a ditadura.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-30T11:03:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-21
2019-08-30T11:03:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10613
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/1/izabelagarciafonsecamadeira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/4/izabelagarciafonsecamadeira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10613/5/izabelagarciafonsecamadeira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61065d5a4b4a38d9a7fd50da1f88655b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
ba212e9a7947abd76b042840787813f4
6b0386bc597bb9faa2844933746eef35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661318256656384