A hierarquia no terreiro de candomblé demonstrada através da indumentária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11028 |
Resumo: | Este texto é sobre a roupa e os fios de contas usados pelos membros do candomblé no terreiro, sua história e importância na hierarquia desta religião que mantém a tradição através da oralidade e podemos dizer que através dos trajes que são usados, cada membro dentro do barracão tem sua função que é também demonstrada através das roupas e acessórios usados nos terreiros de candomblé, como exemplo um iniciado deve usar roupas feitas em tecido muito simples e um fio de contas branco, e se for solicitado pelos orixás poderá usar outros. Essa roupa também sofre a influência européia uma vez que são usados nas roupas rendas e o bordado rechilieu que tem sua origem na França, mas é muito usado nos trajes do candomblé. Falamos dos símbolos que tem grande importância e entre eles o pano da costa que envolve a criança recém-nascida e faz parte de sua vida no candomblé, existem regras para seu uso de acordo com a posição que o membro ocupa o terreiro, como também o uso dos fios de conta com sua variedade de cores e quantidade usada pelos membros da casa de acordo com seu orixá e também a posição que se encontra dentro da hierarquia. Para realizar este trabalho foi encontrada dificuldade para pesquisar em livros que tratem da roupa no terreiro de candomblé apesar da sua importância e tradição, por isso, essa pesquisa foi baseada em artigos e textos disponíveis na internet, em sites de jornais e comunidades de candomblé, conta com uma entrevista a Willians Damasceno, aluno deste curso e membro de uma casa de candomblé ainda em construção no Rio de Janeiro, onde fará sua saída de sete anos de iniciado em maio/2017 como Babalorixá. |
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Essa roupa também sofre a influência européia uma vez que são usados nas roupas rendas e o bordado rechilieu que tem sua origem na França, mas é muito usado nos trajes do candomblé. Falamos dos símbolos que tem grande importância e entre eles o pano da costa que envolve a criança recém-nascida e faz parte de sua vida no candomblé, existem regras para seu uso de acordo com a posição que o membro ocupa o terreiro, como também o uso dos fios de conta com sua variedade de cores e quantidade usada pelos membros da casa de acordo com seu orixá e também a posição que se encontra dentro da hierarquia. Para realizar este trabalho foi encontrada dificuldade para pesquisar em livros que tratem da roupa no terreiro de candomblé apesar da sua importância e tradição, por isso, essa pesquisa foi baseada em artigos e textos disponíveis na internet, em sites de jornais e comunidades de candomblé, conta com uma entrevista a Willians Damasceno, aluno deste curso e membro de uma casa de candomblé ainda em construção no Rio de Janeiro, onde fará sua saída de sete anos de iniciado em maio/2017 como Babalorixá.This text is about the clothes and beads of beads worn by the members of candomblé in the terreiro, their history and importance in the hierarchy of this religion that maintains the tradition through orality and we can say that through the costumes that are used, each member inside the shed Has its function that is also demonstrated through the clothes and accessories used in candomblé terreiros, as an example an initiate should wear clothes made in very simple fabric and a thread of white beads, and if requested by the orixás, he may use others. This clothing also suffers European influence since they are worn in lace garments and the rechilieu embroidery that has its origin in France, but it is much used in the costumes of candomblé. We speak of the symbols that have great importance and among them the cloth of the coast that surrounds the newborn child and is part of his life in candomblé, there are rules for its use according to the position that the member occupies the terreiro, as well as the Use of count wires with their variety of colors and quantity used by household members according to their orixá and also the position that is within the hierarchy. In order to carry out this work, it was found difficult to search in books that deal with the clothing in the candomblé terreiro despite its importance and tradition, so this research was based on articles and texts available on the internet, in websites of candomblé newspapers and communities, Has an interview with Willians Damasceno, a student of this course and member of a candomblé house still under construction in Rio de Janeiro, where he will make his seven-year start in May / 2017 as Babalorixá.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilICH – Instituto de Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIACandombléRoupaFio de contasHierarquiaTradiçãoCandombléClothingBeadHierarchyTraditionA hierarquia no terreiro de candomblé demonstrada através da indumentáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALdenisepachecoluz.pdfdenisepachecoluz.pdfapplication/pdf729812https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11028/1/denisepachecoluz.pdf638163686528a5b3e60134ac570f17a9MD51CC-LICENSELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11028/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTdenisepachecoluz.pdf.txtdenisepachecoluz.pdf.txtExtracted texttext/plain33201https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11028/3/denisepachecoluz.pdf.txt16b1934e68f3eb84aff63a7e170cff24MD53THUMBNAILdenisepachecoluz.pdf.jpgdenisepachecoluz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11028/4/denisepachecoluz.pdf.jpg0af40fd3cb1a78ad6358f8b2565e4299MD54ufjf/110282019-10-09 03:07:35.891oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-10-09T06:07:35Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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