“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4722 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar o texto literário em prosa de duas autoras negras contemporâneas: a obra Ponciá Vicêncio (2003), da escritora brasileira Conceição Evaristo e A Mercy (2008), da escritora estadunidense Toni Morrison. Uma vez que ambas desenvolvem narrativas que retomam o período colonial, pretende-se estabelecer a análise do contexto escravagista em destaque nas obras. Para isso, focaremos a movimentação das personagens Ponciá Vicêncio e Florens a fim de observar a relevância do espaço geográfico no processo de construção e formação social do Novo Mundo. Ao dialogar com a história que envolve o negro no Brasil e nos Estados Unidos, examinamos a proeminência das consequências socioeconômicas resultantes da sistemática travessia do negro, seja pela dispersão fisicamente forçada, seja simbolicamente excludente. Por meio da mobilidade, encontra-se a multiplicidade de espaços, além dos laços que o unem aos múltiplos territórios. Além disso, o caráter não inerte dos espaços e das multiterritorialidades é ressalvado por meio das mudanças implicadas em âmbito relacional na materialidade e nos signos dominantes e influentes do território. É, portanto, através da representação “compartilhada” do mundo social que o negro vivencia seu posicionamento perante os outros agentes sociais. Os espaços, dessa forma, constituem o lugar, lugar que, nas obras estudadas, apresentam-se como a falta de lugar do negro na sociedade brasileira e estadunidense. Esse entrelaçar interfere na questão do gênero. Como nossa proposta visa à experiência da mulher negra nas mais diversas instâncias do privado e do público, veremos como a escrita das autoras contribui para a construção desse lugar ausente da mulher negra. Enfatizar-se-á, a partir dessa visão, que o entrecruzamento do exterior e o interior, na realidade, transcende a ideia de “home” como casa e lar. “Home” caracteriza-se, sobretudo, pelo estado do ser, sua condição fisiológica em diálogo com sua imensidão íntima. Em contrapartida, realçamos o sentido da escrita de autoria feminina, interpretando esse “escrever-viver” como o cerne do estado das escritoras, os questionamentos da história literária e a busca por um fazer da literatura negra na voz feminina oprimida. |
id |
UFJF_1307b1c1e3395e2d6d7032a1466c776f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/4722 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7Gomez, Graciella Inés Ravetti dehttp://lattes.cnpq.br/Carrizo, Silvina Lilianahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6Oliveira, Maria Clara Castellões dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701529U8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246639D3Pereira , Stefane Soares2017-05-29T19:52:16Z2017-05-292017-05-29T19:52:16Z2012-03-29https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4722Este estudo tem por objetivo investigar o texto literário em prosa de duas autoras negras contemporâneas: a obra Ponciá Vicêncio (2003), da escritora brasileira Conceição Evaristo e A Mercy (2008), da escritora estadunidense Toni Morrison. Uma vez que ambas desenvolvem narrativas que retomam o período colonial, pretende-se estabelecer a análise do contexto escravagista em destaque nas obras. Para isso, focaremos a movimentação das personagens Ponciá Vicêncio e Florens a fim de observar a relevância do espaço geográfico no processo de construção e formação social do Novo Mundo. Ao dialogar com a história que envolve o negro no Brasil e nos Estados Unidos, examinamos a proeminência das consequências socioeconômicas resultantes da sistemática travessia do negro, seja pela dispersão fisicamente forçada, seja simbolicamente excludente. Por meio da mobilidade, encontra-se a multiplicidade de espaços, além dos laços que o unem aos múltiplos territórios. Além disso, o caráter não inerte dos espaços e das multiterritorialidades é ressalvado por meio das mudanças implicadas em âmbito relacional na materialidade e nos signos dominantes e influentes do território. É, portanto, através da representação “compartilhada” do mundo social que o negro vivencia seu posicionamento perante os outros agentes sociais. Os espaços, dessa forma, constituem o lugar, lugar que, nas obras estudadas, apresentam-se como a falta de lugar do negro na sociedade brasileira e estadunidense. Esse entrelaçar interfere na questão do gênero. Como nossa proposta visa à experiência da mulher negra nas mais diversas instâncias do privado e do público, veremos como a escrita das autoras contribui para a construção desse lugar ausente da mulher negra. Enfatizar-se-á, a partir dessa visão, que o entrecruzamento do exterior e o interior, na realidade, transcende a ideia de “home” como casa e lar. “Home” caracteriza-se, sobretudo, pelo estado do ser, sua condição fisiológica em diálogo com sua imensidão íntima. Em contrapartida, realçamos o sentido da escrita de autoria feminina, interpretando esse “escrever-viver” como o cerne do estado das escritoras, os questionamentos da história literária e a busca por um fazer da literatura negra na voz feminina oprimida.The aim of this study is to investigate the literary text in prose of two black contemporary authors: the work Ponciá Vicêncio (2003), of the Brazilian writer Conceição Evaristo and A Mercy (2008), of the American writer Toni Morrison. Once both writers develop narratives which resume the colonial period, it is intended to establish an analysis of the slavish context prominent in these works. Therefore, the movement of the characters Ponciá Vicêncio and Florens is focused in order to observe the importance of the geographical space in the process of the construction and social formation in the New World. Dialoguing with the history which involves the black in Brazil and in the United States, the enhancement of the socioeconomic consequences resulted from the systematic crossing of the black (by the forced physical dispersal or symbolically exclusive) is examined. By means of mobility, we find the multiplicity of spaces, beyond the bonds which unite the multiple territories. In addition, the not inert nature of the spaces and of the multiterritorialities is pointed out from the changes involved in material relationships and in the dominant and influent signs of the territory. It is, therefore, through the “shared” representation of the social world which the black lives your position in the face of the other social agents. The spaces, in this way, constitute the place, place that, in the works studies, is presented as the lack of place of the black in the Brazilian and in the American society. As our proposal aims the black woman experience in the several instances of the private and public, we can see how the writing of the authors contributes to the construction of this absent place of the black woman. It is emphasized, by this point of view, the crossing over the exterior and the interior, actually, goes beyond the idea of “home” as house or “lar”. “Home” is characterized, specially, by the state of being, the physiological condition in dialogue with the deep intimacy. Moreover, the sense of the feminine authorial writing is focuses, interpreting this “escrever-viver” (writing-living) as the center of the state of the writers, the discussions of the literary history and the search for doing a black literature in the oppressed female voice.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDiásporaEspaçoHomeLugarMultiterritorialidadeDiasporaSpaceHomePlaceMultiterritoriality“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é precisoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILstefanesoarespereira.pdf.jpgstefanesoarespereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/4/stefanesoarespereira.pdf.jpg6124bee8faebd9882b7a1ced0132ad8bMD54ORIGINALstefanesoarespereira.pdfstefanesoarespereira.pdfapplication/pdf1034372https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/1/stefanesoarespereira.pdffdcbd9fecf9c5cf2eeb7c1a18ab1fb3bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTstefanesoarespereira.pdf.txtstefanesoarespereira.pdf.txtExtracted texttext/plain387392https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/3/stefanesoarespereira.pdf.txt4b26e8b7a48146012229125b879dd73bMD53ufjf/47222019-06-16 06:18:48.189oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T09:18:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso |
title |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso |
spellingShingle |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso Pereira , Stefane Soares CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Diáspora Espaço Home Lugar Multiterritorialidade Diaspora Space Home Place Multiterritoriality |
title_short |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso |
title_full |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso |
title_fullStr |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso |
title_full_unstemmed |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso |
title_sort |
“Sei que o mistério subsiste além das águas” e “Vagos desejos insinuam esperanças”– navegar entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e A Mercy, de Toni Morrison é preciso |
author |
Pereira , Stefane Soares |
author_facet |
Pereira , Stefane Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gomez, Graciella Inés Ravetti de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carrizo, Silvina Liliana |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Clara Castellões de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701529U8 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246639D3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira , Stefane Soares |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues Gomez, Graciella Inés Ravetti de Carrizo, Silvina Liliana Oliveira, Maria Clara Castellões de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Diáspora Espaço Home Lugar Multiterritorialidade Diaspora Space Home Place Multiterritoriality |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diáspora Espaço Home Lugar Multiterritorialidade Diaspora Space Home Place Multiterritoriality |
description |
Este estudo tem por objetivo investigar o texto literário em prosa de duas autoras negras contemporâneas: a obra Ponciá Vicêncio (2003), da escritora brasileira Conceição Evaristo e A Mercy (2008), da escritora estadunidense Toni Morrison. Uma vez que ambas desenvolvem narrativas que retomam o período colonial, pretende-se estabelecer a análise do contexto escravagista em destaque nas obras. Para isso, focaremos a movimentação das personagens Ponciá Vicêncio e Florens a fim de observar a relevância do espaço geográfico no processo de construção e formação social do Novo Mundo. Ao dialogar com a história que envolve o negro no Brasil e nos Estados Unidos, examinamos a proeminência das consequências socioeconômicas resultantes da sistemática travessia do negro, seja pela dispersão fisicamente forçada, seja simbolicamente excludente. Por meio da mobilidade, encontra-se a multiplicidade de espaços, além dos laços que o unem aos múltiplos territórios. Além disso, o caráter não inerte dos espaços e das multiterritorialidades é ressalvado por meio das mudanças implicadas em âmbito relacional na materialidade e nos signos dominantes e influentes do território. É, portanto, através da representação “compartilhada” do mundo social que o negro vivencia seu posicionamento perante os outros agentes sociais. Os espaços, dessa forma, constituem o lugar, lugar que, nas obras estudadas, apresentam-se como a falta de lugar do negro na sociedade brasileira e estadunidense. Esse entrelaçar interfere na questão do gênero. Como nossa proposta visa à experiência da mulher negra nas mais diversas instâncias do privado e do público, veremos como a escrita das autoras contribui para a construção desse lugar ausente da mulher negra. Enfatizar-se-á, a partir dessa visão, que o entrecruzamento do exterior e o interior, na realidade, transcende a ideia de “home” como casa e lar. “Home” caracteriza-se, sobretudo, pelo estado do ser, sua condição fisiológica em diálogo com sua imensidão íntima. Em contrapartida, realçamos o sentido da escrita de autoria feminina, interpretando esse “escrever-viver” como o cerne do estado das escritoras, os questionamentos da história literária e a busca por um fazer da literatura negra na voz feminina oprimida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-29T19:52:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-29 2017-05-29T19:52:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4722 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/4/stefanesoarespereira.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/1/stefanesoarespereira.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/2/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4722/3/stefanesoarespereira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6124bee8faebd9882b7a1ced0132ad8b fdcbd9fecf9c5cf2eeb7c1a18ab1fb3b 000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b 4b26e8b7a48146012229125b879dd73b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661253637111808 |