Kardec, magos negros, caboclos e preto-velhos: o espiritismo de Robson Pinheiro dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Silas Roberto Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5622
Resumo: O médium Robson Pinheiro em suas atuais atividades mediúnicas, na região metropolitana de Belo Horizonte, desenvolve uma visão diferente do espiritismo. Autor de mais de quarenta obras psicografadas, vendeu milhares de exemplares, tornando-se um sucesso editorial no meio espirita. No entanto, sua produção literária mescla realidades espirituais e apresenta uma versão inédita de um universo cosmológico espírita que combina elementos da umbanda, candomblé, pentecostalismo, espiritismo e do misticismo da nova era. O médium vivencia esse universo com as práticas e rituais que realiza nos grupos e instituições por ele fundadas. Nesses espaços, os personagens de suas obras se manifestam, via mediunidade, interagem com o público e praticam um espiritismo que não obedece às convenções do espiritismo brasileiro. Nesse sentido, pelas repercussões de sua atuação, obras e presença, o médium Robson Pinheiro pode ser considerado como uma das mais novas expressões dentro do movimento espírita. Essa posição faz com que Robson Pinheiro seja rejeitado por uma parte do movimento espirita mais tradicional que considera suas obras inadequadas. Todavia, alguns dos seguidores do médium o consideram como um reformador que prática um espiritismo mais próximo ao descrito pela codificação originária do espiritismo europeu. Formulei a seguinte questão: o médium mineiro pratica um pós-espiritismo que diverge e rompe da doutrina espírita tradicional ou é responsável pela elaboração de uma nova corrente dentro do espiritismo brasileiro? Para responder esta questão analisei a biografia, os romances escritos e os ritos praticados nos grupos espíritas.
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No entanto, sua produção literária mescla realidades espirituais e apresenta uma versão inédita de um universo cosmológico espírita que combina elementos da umbanda, candomblé, pentecostalismo, espiritismo e do misticismo da nova era. O médium vivencia esse universo com as práticas e rituais que realiza nos grupos e instituições por ele fundadas. Nesses espaços, os personagens de suas obras se manifestam, via mediunidade, interagem com o público e praticam um espiritismo que não obedece às convenções do espiritismo brasileiro. Nesse sentido, pelas repercussões de sua atuação, obras e presença, o médium Robson Pinheiro pode ser considerado como uma das mais novas expressões dentro do movimento espírita. Essa posição faz com que Robson Pinheiro seja rejeitado por uma parte do movimento espirita mais tradicional que considera suas obras inadequadas. Todavia, alguns dos seguidores do médium o consideram como um reformador que prática um espiritismo mais próximo ao descrito pela codificação originária do espiritismo europeu. Formulei a seguinte questão: o médium mineiro pratica um pós-espiritismo que diverge e rompe da doutrina espírita tradicional ou é responsável pela elaboração de uma nova corrente dentro do espiritismo brasileiro? Para responder esta questão analisei a biografia, os romances escritos e os ritos praticados nos grupos espíritas.There is in Minas Gerais, Brazil, a medium that distinguishes himself from the traditional spiritism. More precisely in Belo Horizonte, the medium Robson Pinheiro has been developing a work whose cosmological visions presents itself as a combination of elements of umbanda, candomblé, pentecostalism and new age’s mysticism. From this object the following questions may be formulated: Does the medium practices a post-spiritism that diverges and breaks up from the traditional spiritism’s doctrine or is it responsible for the development of a new current within Brazilian spiritism? Robson Pinheiro is the author of more than forty psychographed works and is a publishing success of the segment. His literary production mixes spiritual realities and presents an unseen version of spiritism. The medium experiences this cosmology in his practices and rituals performed in groups and institutions that he has founded. In these places, the characters of his books possess mediums and interact with the public. A practice of spiritism that does not obey the conventions of Brazilian spiritism. In this sense, because of the repercussions of his performances, works and presence, the medium Robson Pinheiro can be considered as one of the newest expressions within the spiritism movement. This fact originates a rejection by traditional adepts of the segment that consider his works inadequate. On the other hand, some of his followers regard him as a reformer and perceive his practices as the closest to the ones described in the original codification of European spiritism. In order to answer the questions presented, this work aimes to analyze the biography, novels and rites practiced in the groups created by the author.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEspiritismosRobson PinheiroBricolagensPós-modernidadeSpiritismRobson PinheiroPostmodernityBricolageKardec, magos negros, caboclos e preto-velhos: o espiritismo de Robson Pinheiro dos Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTsilasrobertorochalima.pdf.txtsilasrobertorochalima.pdf.txtExtracted texttext/plain299997https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5622/3/silasrobertorochalima.pdf.txt9d71215e659f06251f186ea5f01e00faMD53THUMBNAILsilasrobertorochalima.pdf.jpgsilasrobertorochalima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5622/4/silasrobertorochalima.pdf.jpgcc2cd8e15ff7e4024c4afed600167003MD54ORIGINALsilasrobertorochalima.pdfsilasrobertorochalima.pdfapplication/pdf2498038https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5622/1/silasrobertorochalima.pdf74208f7c42f7d7468b547ce270d4421eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5622/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/56222019-06-16 04:57:02.127oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T07:57:02Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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