O projeto ensino médio presencial com mediação tecnológica em Barcelos (AM): a atuação dos professores presenciais em parceria com o gestor da escola matriz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Mirley da Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3674
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e teve como objetivo investigar a atuação do Professor Presencial no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, desenvolvido no Estado do Amazonas, em parceria com o gestor da Escola Matriz na cidade de Barcelos (AM). A pesquisa teve a finalidade de responder a questão norteadora deste trabalho: De que forma se dá a atuação do Professor Presencial no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em parceria com o gestor da Escola Matriz em Barcelos (AM)? A fim de analisar esta questão, a pesquisa foi pautada em uma metodologia de base qualitativa, com a utilização de entrevistas com roteiros semiestruturados e questionários como instrumentos na coleta de dados. A entrevista foi realizada com a Gestora da Escola Matriz no município de Barcelos. Já o questionário foi aplicado aos Professores Presenciais que atuam no Projeto EMPMT no mesmo município. Este trabalho utiliza-se como referencial teórico de autores tais como Maia (2010) e Campos (2011) para a descrição da política, coaduna com as reflexões dos autores Belloni (2001), Hermida e Bonfim (2006) frente aos conceitos e abordagens sobre a EaD, as reflexões dos autores Kenski (2003), Moran (2003), Libâneo (2009) e Santos (2002) que abordam sobre o uso das Tecnologias na Educação. Bruno, Borges e Silva (2010) e Santos (2003) conceituam o papel dos atores na Educação a Distância, e Silva (2010) reforça sobre a formação dos atores na docência presencial e online. A pesquisa dialoga também com Lück (2009), Fonte (2004) e Moran (2003) com ênfase na temática da gestão escolar. Os resultados da pesquisa apontaram para quatro principais problemas: as dificuldades dos Professores Presenciais acerca dos procedimentos de mediação tecnológica; ii) as dificuldades dos Professores Presenciais quanto aos procedimentos de mediação pedagógica; iii) a necessidade de constituição da Equipe de Gestão do Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em Barcelos (AM); iiii) a necessidade de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação do processo de implementação do projeto. Dessa forma, foram indicadas as seguintes propostas no Plano de Ação Educacional: realização do Curso de Formação Técnica aos Professores Presenciais de Barcelos (AM) pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas; Criação do Fórum (online) permanente de discussões dos procedimentos de Mediação Pedagógica aos Professores Presenciais do projeto EMPMT em Barcelos; Constituição da Equipe Gestora do projeto EMPMT em Barcelos (AM) e; Implementação do Programa de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação da atuação dos Professores Presenciais de Barcelos (AM).
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A pesquisa teve a finalidade de responder a questão norteadora deste trabalho: De que forma se dá a atuação do Professor Presencial no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em parceria com o gestor da Escola Matriz em Barcelos (AM)? A fim de analisar esta questão, a pesquisa foi pautada em uma metodologia de base qualitativa, com a utilização de entrevistas com roteiros semiestruturados e questionários como instrumentos na coleta de dados. A entrevista foi realizada com a Gestora da Escola Matriz no município de Barcelos. Já o questionário foi aplicado aos Professores Presenciais que atuam no Projeto EMPMT no mesmo município. Este trabalho utiliza-se como referencial teórico de autores tais como Maia (2010) e Campos (2011) para a descrição da política, coaduna com as reflexões dos autores Belloni (2001), Hermida e Bonfim (2006) frente aos conceitos e abordagens sobre a EaD, as reflexões dos autores Kenski (2003), Moran (2003), Libâneo (2009) e Santos (2002) que abordam sobre o uso das Tecnologias na Educação. Bruno, Borges e Silva (2010) e Santos (2003) conceituam o papel dos atores na Educação a Distância, e Silva (2010) reforça sobre a formação dos atores na docência presencial e online. A pesquisa dialoga também com Lück (2009), Fonte (2004) e Moran (2003) com ênfase na temática da gestão escolar. Os resultados da pesquisa apontaram para quatro principais problemas: as dificuldades dos Professores Presenciais acerca dos procedimentos de mediação tecnológica; ii) as dificuldades dos Professores Presenciais quanto aos procedimentos de mediação pedagógica; iii) a necessidade de constituição da Equipe de Gestão do Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em Barcelos (AM); iiii) a necessidade de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação do processo de implementação do projeto. Dessa forma, foram indicadas as seguintes propostas no Plano de Ação Educacional: realização do Curso de Formação Técnica aos Professores Presenciais de Barcelos (AM) pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas; Criação do Fórum (online) permanente de discussões dos procedimentos de Mediação Pedagógica aos Professores Presenciais do projeto EMPMT em Barcelos; Constituição da Equipe Gestora do projeto EMPMT em Barcelos (AM) e; Implementação do Programa de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação da atuação dos Professores Presenciais de Barcelos (AM).This dissertation was developed in the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (MG) and aimed to investigate the performance of the Classroom Teacher in the Classroom High School with Technological Mediation Project in partnership with the manager of the School Matrix in Barcelos City (AM). The research had the purpose to answer the main question of this study: How is the performance of the Classroom Teacher in the Classroom High School with Technological Mediation Project in partnership with manager of the Matrix School in Barcelos City (AM)? In order to analyze this question, the research was based on a qualitative basis methodology, using semi-structured interviews and questionnaires as instruments for data collection. The interview was conducted with the manager of the Matrix School in the Barcelos City. The questionnaire was applied to Classroom Teachers who work in CHSTM Project in Barcelos City. This work uses as background theoretical authors as Maia (2010) and Campos (2011) for the policy description, consistent with the reflections of the authors Belloni (2001), Hermida and Bonfim (2006) front of the concepts and approaches to ODL, the reflections of the authors Kenski (2003), Moran (2003), Libâneo (2009) and Santos (2002) that approach on the use of Technologies in Education. Bruno, Borges and Silva (2010) and Santos (2003) conceptualize the role of actors in Open and Distance Learning, and Silva (2010) reinforces on the training of actors in classroom teaching and online. The survey also converses with the author Lück (2009), Fonte (2004) and Moran (2003) emphasizing the theme of school management. The survey results point to four major problems: I) difficulties of Classroom Teachers on technological mediation procedures; II) difficulties of Classroom Teachers about the pedagogical mediation procedures; III) the need for establishment of the Management Team of Classroom High School with Technology Mediation Project in Barcelos City; IV) the need for Monitoring, Accompaniment and Evaluation of the project implementation process. Thus, the following proposals were listed in Educational Action Plan: holding the Course of Technical Training for Teachers Classroom in Barcelos City by Media Education Center of Amazonas; Establishment of the Forum (online) ongoing discussions about the procedures of Pedagogical Mediation for Classroom Teachers of CHSTM Project in Barcelos City; Constitution of the Management Team of the CHSTM Project in Barcelos City; and Implementation of the Monitoring, Accompaniment and Evaluation Program of the performance of Classroom Teachers in Barcelos City.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação PúblicaUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino médio com mediação tecnológicaProfessor presencialRede Estadual de Educação do AmazonasHigh school with technological mediationClassroom teacherAmazonas State SystemO projeto ensino médio presencial com mediação tecnológica em Barcelos (AM): a atuação dos professores presenciais em parceria com o gestor da escola matrizinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTmirleydarochamoreira.pdf.txtmirleydarochamoreira.pdf.txtExtracted texttext/plain266705https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3674/3/mirleydarochamoreira.pdf.txtfce80d013033a773d9b7ab021f732edfMD53THUMBNAILmirleydarochamoreira.pdf.jpgmirleydarochamoreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3674/4/mirleydarochamoreira.pdf.jpgc07d0fe25216bfbbdafbe79716cd8defMD54ORIGINALmirleydarochamoreira.pdfmirleydarochamoreira.pdfapplication/pdf1224748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3674/1/mirleydarochamoreira.pdf8343c40618f2916e0a2b26ffb5337f6cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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