A apropriação dos resultados do PROEB: estudo de caso de uma escola estadual de Juiz de Fora/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Fernanda Sevarolli Creston
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3153
Resumo: A presente dissertação investiga as ações gestoras em uma escola estadual vinculada à Secretaria Regional de Educação de Juiz de Fora MG (SREMG). Tal unidade escolar apresenta resultados estáveis nas avaliações anuais do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), tendo nas edições 2013 e 2014, o padrão de desempenho intermediário. Para tanto, foi realizada uma pesquisa por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica para verificar a realidade de apropriação de resultados de avaliações externas e observação da pesquisadora na escola foco para determinarmos a situação vivida em relação à apropriação de resultados do PROEB. Esta pesquisa tem como referencial teórico os seguintes autores: Pontes (2014), que trata da evolução da avaliação externa no Brasil e seus períodos; Fontanive (2014), que trata de questões de avalição externa e apropriação de resultados e Polon (2012), que aborda a temática da gestão e os perfis de liderança do gestor escolar. O intuito foi desenvolver um plano de ação que capaz de promover o envolvimento da comunidade escolar, a divisão das tarefas administrativas e pedagógicas entre a equipe gestora e a comunidade escolar, que poderá favorecer a apropriação de resultados do PROEB e, ainda, a discussão das ações pedagógicas em favor de um melhor uso dos dados, o que refletirá em um melhor desempenho dos alunos e da escola, visando à organização espaçotemporal da escola, sendo o uso dos dados o referencial do trabalho gestor e escolar.
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Para tanto, foi realizada uma pesquisa por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica para verificar a realidade de apropriação de resultados de avaliações externas e observação da pesquisadora na escola foco para determinarmos a situação vivida em relação à apropriação de resultados do PROEB. Esta pesquisa tem como referencial teórico os seguintes autores: Pontes (2014), que trata da evolução da avaliação externa no Brasil e seus períodos; Fontanive (2014), que trata de questões de avalição externa e apropriação de resultados e Polon (2012), que aborda a temática da gestão e os perfis de liderança do gestor escolar. O intuito foi desenvolver um plano de ação que capaz de promover o envolvimento da comunidade escolar, a divisão das tarefas administrativas e pedagógicas entre a equipe gestora e a comunidade escolar, que poderá favorecer a apropriação de resultados do PROEB e, ainda, a discussão das ações pedagógicas em favor de um melhor uso dos dados, o que refletirá em um melhor desempenho dos alunos e da escola, visando à organização espaçotemporal da escola, sendo o uso dos dados o referencial do trabalho gestor e escolar.This thesis investigates managing actions in a state school linked to the Regional Secretary of Education of Juiz de Fora MG (SREMG). This school unit presents stable results in the annual assessments of the evaluation of The Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB), taking in 2013 and 2014 editions the intermediary performance standard. For both, was performed a search by means of documental analysis and bibliographic search to verify the reality of ownership of the results of external evaluations and observation of the researcher in the school focus to determine the situation experienced in relation to the ownership of the results of the PROEB. This research has as theoretical reference the following authors: Pontes (2014), which deals with the evolution of the external evaluation in Brazil and its periods; Fontanive (2014), which deals with questions of external evaluation and ownership of results and Polon (2012), which addresses the issue of management and leadership profiles of the school manager. The aim was to develop a plan of action that is able to promote the involvement of the school community, the division of the pedagogical and administrative tasks between the team manager and the school community, which may promote ownership of the results of the PROEB and still to promote the discussion of the pedagogical actions in favor of a better use of the data, which will reflect in a better performance of the students and of the school, aiming to space-time organization of this school, being the use of data the referential for the manager and school job.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação PúblicaUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoAvaliações externasPROEBEducationExternal evaluationsPROEBA apropriação dos resultados do PROEB: estudo de caso de uma escola estadual de Juiz de Fora/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTfernandasevarollicrestonfaria.pdf.txtfernandasevarollicrestonfaria.pdf.txtExtracted texttext/plain268735https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3153/3/fernandasevarollicrestonfaria.pdf.txtf357aa62bd3323fb453989c8d223ca51MD53THUMBNAILfernandasevarollicrestonfaria.pdf.jpgfernandasevarollicrestonfaria.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3153/4/fernandasevarollicrestonfaria.pdf.jpg50d785c011500e64e7da94343e57f029MD54ORIGINALfernandasevarollicrestonfaria.pdffernandasevarollicrestonfaria.pdfapplication/pdf1506622https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3153/1/fernandasevarollicrestonfaria.pdfd99f2d101beea94d8c82336686c83ad6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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