Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14387 |
Resumo: | A mobilidade urbana sustentável possui precedentes que desempenham um papel relevante para o desenvolvimento de um país, pois amplia a ótica tanto do desenvolvimento econômico, quanto de questões ambientais, como redução de poluentes, e sociais, ligadas ao bem-estar da população. O debate em curso sobre o transporte urbano de passageiros é uma preocupação para essa discussão econômica e ambiental presente nas metrópoles brasileiras. Esse tipo de serviço de transporte afeta indireta e diretamente as famílias, com consequências sobre o orçamento familiar e o próprio dia a dia do brasileiro. Esta monografia busca, pois, contribuir com as discussões sobre a urbanização acelerada, as políticas públicas que visem um transporte mais sustentável e a mobilidade dos indivíduos. Para isso, foi desenvolvido no decorrer deste trabalho, o estudo sobre as teorias que explicam a mobilidade urbana nas cidades e como se deu esse processo no território brasileiro, dando enfoque as Regiões Metropolitanas. Dessa maneira, esta monografia tem por objetivo principal analisar o processo de expansão urbana nas metrópoles brasileiras, buscando as principais discussões teóricas e empíricas referentes ao processo de urbanização e fazendo uso de algumas informações estatísticas do Censo Demográfico de 2010. Em especial, o trabalho faz uma análise exploratória e descritiva de dados de diversas pesquisas nacionais. Os resultados conclusivos mostraram caminhos alternativos que explicam o aumento do uso de transporte individual e a redução do uso do transporte público nas regiões metropolitanas brasileiras, além disso, foi detectado a necessidade de revisões nas políticas públicas a nível nacional de mobilidade urbana. Por fim, entende-se que políticas públicas mais efetivas são necessárias para a articulação em diferentes níveis setoriais, como na política econômica, de habitação, saúde, educação e transporte. |
id |
UFJF_1b2b2ccacaf9fcc9753ef955c3d6a504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14387 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Betarelli Júnior, Admirhttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793Proque, Andressahttp://lattes.cnpq.br/6481870125551267Montenegro, Rosa Lívia Gonçalveshttp://lattes.cnpq.brSouza, Técia Cristina Carvalho de2022-09-01T12:50:51Z2022-08-122022-09-01T12:50:51Z2022-08-04https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14387A mobilidade urbana sustentável possui precedentes que desempenham um papel relevante para o desenvolvimento de um país, pois amplia a ótica tanto do desenvolvimento econômico, quanto de questões ambientais, como redução de poluentes, e sociais, ligadas ao bem-estar da população. O debate em curso sobre o transporte urbano de passageiros é uma preocupação para essa discussão econômica e ambiental presente nas metrópoles brasileiras. Esse tipo de serviço de transporte afeta indireta e diretamente as famílias, com consequências sobre o orçamento familiar e o próprio dia a dia do brasileiro. Esta monografia busca, pois, contribuir com as discussões sobre a urbanização acelerada, as políticas públicas que visem um transporte mais sustentável e a mobilidade dos indivíduos. Para isso, foi desenvolvido no decorrer deste trabalho, o estudo sobre as teorias que explicam a mobilidade urbana nas cidades e como se deu esse processo no território brasileiro, dando enfoque as Regiões Metropolitanas. Dessa maneira, esta monografia tem por objetivo principal analisar o processo de expansão urbana nas metrópoles brasileiras, buscando as principais discussões teóricas e empíricas referentes ao processo de urbanização e fazendo uso de algumas informações estatísticas do Censo Demográfico de 2010. Em especial, o trabalho faz uma análise exploratória e descritiva de dados de diversas pesquisas nacionais. Os resultados conclusivos mostraram caminhos alternativos que explicam o aumento do uso de transporte individual e a redução do uso do transporte público nas regiões metropolitanas brasileiras, além disso, foi detectado a necessidade de revisões nas políticas públicas a nível nacional de mobilidade urbana. Por fim, entende-se que políticas públicas mais efetivas são necessárias para a articulação em diferentes níveis setoriais, como na política econômica, de habitação, saúde, educação e transporte.Sustainable urban mobility has precedents that play a relevant role in the development of a country, as it broadens the perspective of both economic development and environmental issues, such as reducing pollutants, and social issues, liked to population well-being. The current debate on urban passenger transport is a concern for this economic and environmental discussion present in Brazilian metropolises. This kind of transport service indirectly and directly affects families, with consequences to the family budget and the daily life of Brazilian's. This monograph seeks, therefore, to contribute to the discussions on accelerated urbanization, public policies aimed at more sustainable transport and the mobility of individuals. For this, it was developed in the course of this work, the study of the theories that explain urban mobility in cities and how this process took place in Brazilian territory, focusing on the Metropolitan Regions. Thus, this monograph has as main objective to analyze the process of urban expansion in Brazilian metropolises, seeking the main theoretical and empirical discussions regarding the urbanization process and making use of some statistical information from the 2010 Demographic Census. In particular, the work makes an exploratory and descriptive analysis of data from several national surveys. The conclusive results showed alternative paths that explain the increase in the use of individual transport and the reduction in the use of public transport in Brazilian metropolitan regions, in addition, the need for revisions in public policies at the national level of urban mobility was detected. Finally, it is understood that more effective public policies are necessary for articulation at different sectoral levels, such as economic, housing, health, education and transport policies.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de EconomiaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia UrbanaEconomiaEconomia Regional e UrbanaUrbanizaçãoTransporte urbano de passageirosAnálise exploratóriaAnálise descritiva de dadosUrbanizationUrban passenger transportExploratory and descriptive data analysisUrbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALteciacristinacarvalhodesouza.pdfteciacristinacarvalhodesouza.pdfapplication/pdf1060101https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/4/teciacristinacarvalhodesouza.pdfe6b2633d2d82afb7fe5b67dcd8cb14b3MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/7/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/8/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD58TEXTteciacristinacarvalhodesouza.pdf.txtteciacristinacarvalhodesouza.pdf.txtExtracted texttext/plain127787https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/9/teciacristinacarvalhodesouza.pdf.txt80808f4844fc5c48344332a9c2f0ae16MD59THUMBNAILteciacristinacarvalhodesouza.pdf.jpgteciacristinacarvalhodesouza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/10/teciacristinacarvalhodesouza.pdf.jpg37569db7834bfe5d6388842281b4cebeMD510ufjf/143872022-09-02 03:09:49.872oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-09-02T06:09:49Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira |
title |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira |
spellingShingle |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira Souza, Técia Cristina Carvalho de Economia Urbana Economia Economia Regional e Urbana Urbanização Transporte urbano de passageiros Análise exploratória Análise descritiva de dados Urbanization Urban passenger transport Exploratory and descriptive data analysis |
title_short |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira |
title_full |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira |
title_fullStr |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira |
title_full_unstemmed |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira |
title_sort |
Urbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileira |
author |
Souza, Técia Cristina Carvalho de |
author_facet |
Souza, Técia Cristina Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Betarelli Júnior, Admir |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3620301469610793 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Proque, Andressa |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6481870125551267 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Montenegro, Rosa Lívia Gonçalves |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Técia Cristina Carvalho de |
contributor_str_mv |
Betarelli Júnior, Admir Proque, Andressa Montenegro, Rosa Lívia Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia Urbana Economia Economia Regional e Urbana |
topic |
Economia Urbana Economia Economia Regional e Urbana Urbanização Transporte urbano de passageiros Análise exploratória Análise descritiva de dados Urbanization Urban passenger transport Exploratory and descriptive data analysis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Urbanização Transporte urbano de passageiros Análise exploratória Análise descritiva de dados Urbanization Urban passenger transport Exploratory and descriptive data analysis |
description |
A mobilidade urbana sustentável possui precedentes que desempenham um papel relevante para o desenvolvimento de um país, pois amplia a ótica tanto do desenvolvimento econômico, quanto de questões ambientais, como redução de poluentes, e sociais, ligadas ao bem-estar da população. O debate em curso sobre o transporte urbano de passageiros é uma preocupação para essa discussão econômica e ambiental presente nas metrópoles brasileiras. Esse tipo de serviço de transporte afeta indireta e diretamente as famílias, com consequências sobre o orçamento familiar e o próprio dia a dia do brasileiro. Esta monografia busca, pois, contribuir com as discussões sobre a urbanização acelerada, as políticas públicas que visem um transporte mais sustentável e a mobilidade dos indivíduos. Para isso, foi desenvolvido no decorrer deste trabalho, o estudo sobre as teorias que explicam a mobilidade urbana nas cidades e como se deu esse processo no território brasileiro, dando enfoque as Regiões Metropolitanas. Dessa maneira, esta monografia tem por objetivo principal analisar o processo de expansão urbana nas metrópoles brasileiras, buscando as principais discussões teóricas e empíricas referentes ao processo de urbanização e fazendo uso de algumas informações estatísticas do Censo Demográfico de 2010. Em especial, o trabalho faz uma análise exploratória e descritiva de dados de diversas pesquisas nacionais. Os resultados conclusivos mostraram caminhos alternativos que explicam o aumento do uso de transporte individual e a redução do uso do transporte público nas regiões metropolitanas brasileiras, além disso, foi detectado a necessidade de revisões nas políticas públicas a nível nacional de mobilidade urbana. Por fim, entende-se que políticas públicas mais efetivas são necessárias para a articulação em diferentes níveis setoriais, como na política econômica, de habitação, saúde, educação e transporte. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T12:50:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-12 2022-09-01T12:50:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14387 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/4/teciacristinacarvalhodesouza.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/7/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/8/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/9/teciacristinacarvalhodesouza.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14387/10/teciacristinacarvalhodesouza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6b2633d2d82afb7fe5b67dcd8cb14b3 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 80808f4844fc5c48344332a9c2f0ae16 37569db7834bfe5d6388842281b4cebe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661296744071168 |