O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Luisa Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786
Resumo: Esta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta.
id UFJF_1e50b70a5f243e32adf591dce0af55bd
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11786
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Costa Junior, Martinho Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984Caetano, Renata Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1311068064493268Cardoso, Renata Gomeshttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/9993100454634531Vianna, Luisa Pereira2020-10-29T12:34:46Z2020-10-292020-10-29T12:34:46Z2020-07-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786Esta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta.This research starts from two engravings by belgian artist James Ensor (1860-1949), entitled The Singular Insects (1888) and King Pest (1895). These artworks are part of the collection of Murilo Mendes (1901- 1975) and, currently, integrate the collection of the Museum of Modern Art of the UFJF dedicated to poet. In this sense, three points are addressed: the artist, the engravings, and the poet. The main objectives of this dissertation are to better understand the figure of James Ensor, to study the two images of the artist and the rich universe that they present, and to analyze the relationship of Murilo Mendes with these engravings. In this third point, the affinity of the poet is notorious for issues that encompass the culture of the end of the century, especially with regard to the approach of the fantastic within reality. Such characteristic is a trademark of Ensor’s artworks, which lived within this culture of the end of the nineteenth century. To understand all these questions, the comparison between images and texts was of paramount importance, in order to demonstrate the presence of these cultural elements that are, sometimes, similar in the historical context of both the artist and the poet.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em HistóriaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAColeção de arteGravurasFin de siècleJames EnsorMurilo MendesArt collectionEngravingsFin de siècleJames EnsorMurilo MendesO caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALluisapereiravianna.pdfluisapereiravianna.pdfPDF/Aapplication/pdf13955592https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/1/luisapereiravianna.pdf3967dd437fd3c38b05c8d4ffb870af51MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52TEXTluisapereiravianna.pdf.txtluisapereiravianna.pdf.txtExtracted texttext/plain266873https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/4/luisapereiravianna.pdf.txt9172d879ff1089ac01ad62f8e873e939MD54THUMBNAILluisapereiravianna.pdf.jpgluisapereiravianna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/5/luisapereiravianna.pdf.jpg2844955c0dce9d5e3fe25de79a4b5509MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/117862020-10-30 04:07:20.645oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11786Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-10-30T06:07:20Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
title O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
spellingShingle O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
Vianna, Luisa Pereira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Coleção de arte
Gravuras
Fin de siècle
James Ensor
Murilo Mendes
Art collection
Engravings
Fin de siècle
James Ensor
Murilo Mendes
title_short O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
title_full O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
title_fullStr O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
title_full_unstemmed O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
title_sort O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
author Vianna, Luisa Pereira
author_facet Vianna, Luisa Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Junior, Martinho Alves da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4779060520616984
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caetano, Renata Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1311068064493268
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cardoso, Renata Gomes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9993100454634531
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Luisa Pereira
contributor_str_mv Costa Junior, Martinho Alves da
Caetano, Renata Oliveira
Cardoso, Renata Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Coleção de arte
Gravuras
Fin de siècle
James Ensor
Murilo Mendes
Art collection
Engravings
Fin de siècle
James Ensor
Murilo Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Coleção de arte
Gravuras
Fin de siècle
James Ensor
Murilo Mendes
Art collection
Engravings
Fin de siècle
James Ensor
Murilo Mendes
description Esta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-29T12:34:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-29
2020-10-29T12:34:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/1/luisapereiravianna.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/4/luisapereiravianna.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/5/luisapereiravianna.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3967dd437fd3c38b05c8d4ffb870af51
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
9172d879ff1089ac01ad62f8e873e939
2844955c0dce9d5e3fe25de79a4b5509
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193928631910400