O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786 |
Resumo: | Esta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta. |
id |
UFJF_1e50b70a5f243e32adf591dce0af55bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11786 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa Junior, Martinho Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984Caetano, Renata Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1311068064493268Cardoso, Renata Gomeshttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/9993100454634531Vianna, Luisa Pereira2020-10-29T12:34:46Z2020-10-292020-10-29T12:34:46Z2020-07-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786Esta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta.This research starts from two engravings by belgian artist James Ensor (1860-1949), entitled The Singular Insects (1888) and King Pest (1895). These artworks are part of the collection of Murilo Mendes (1901- 1975) and, currently, integrate the collection of the Museum of Modern Art of the UFJF dedicated to poet. In this sense, three points are addressed: the artist, the engravings, and the poet. The main objectives of this dissertation are to better understand the figure of James Ensor, to study the two images of the artist and the rich universe that they present, and to analyze the relationship of Murilo Mendes with these engravings. In this third point, the affinity of the poet is notorious for issues that encompass the culture of the end of the century, especially with regard to the approach of the fantastic within reality. Such characteristic is a trademark of Ensor’s artworks, which lived within this culture of the end of the nineteenth century. To understand all these questions, the comparison between images and texts was of paramount importance, in order to demonstrate the presence of these cultural elements that are, sometimes, similar in the historical context of both the artist and the poet.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em HistóriaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAColeção de arteGravurasFin de siècleJames EnsorMurilo MendesArt collectionEngravingsFin de siècleJames EnsorMurilo MendesO caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALluisapereiravianna.pdfluisapereiravianna.pdfPDF/Aapplication/pdf13955592https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/1/luisapereiravianna.pdf3967dd437fd3c38b05c8d4ffb870af51MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52TEXTluisapereiravianna.pdf.txtluisapereiravianna.pdf.txtExtracted texttext/plain266873https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/4/luisapereiravianna.pdf.txt9172d879ff1089ac01ad62f8e873e939MD54THUMBNAILluisapereiravianna.pdf.jpgluisapereiravianna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/5/luisapereiravianna.pdf.jpg2844955c0dce9d5e3fe25de79a4b5509MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/117862020-10-30 04:07:20.645oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-10-30T06:07:20Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
title |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
spellingShingle |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes Vianna, Luisa Pereira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Coleção de arte Gravuras Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes Art collection Engravings Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes |
title_short |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
title_full |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
title_fullStr |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
title_full_unstemmed |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
title_sort |
O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
author |
Vianna, Luisa Pereira |
author_facet |
Vianna, Luisa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa Junior, Martinho Alves da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4779060520616984 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Caetano, Renata Oliveira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1311068064493268 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cardoso, Renata Gomes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9993100454634531 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Luisa Pereira |
contributor_str_mv |
Costa Junior, Martinho Alves da Caetano, Renata Oliveira Cardoso, Renata Gomes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Coleção de arte Gravuras Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes Art collection Engravings Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coleção de arte Gravuras Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes Art collection Engravings Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes |
description |
Esta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-29T12:34:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-29 2020-10-29T12:34:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICH – Instituto de Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/1/luisapereiravianna.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/4/luisapereiravianna.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/5/luisapereiravianna.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11786/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3967dd437fd3c38b05c8d4ffb870af51 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 9172d879ff1089ac01ad62f8e873e939 2844955c0dce9d5e3fe25de79a4b5509 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193928631910400 |