De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Adriana Kelly Furtado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6572
Resumo: Baseando-se nos estudos da intertextualidade a partir da concepção de Julia Kristeva, bem como nos conceitos de práticas intertextuais propostos por Afonso Romano de Sant’Anna e Gérard Genette, e, considerando, ainda, a pesquisa de Yannick Mouren sobre a tipologia das transposições de um livro ao filme, a presente pesquisa lança um olhar sobre a peça Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, escrita em 1955 e publicada em 1957, com o objetivo de entender os processos de recriação ou releitura utilizados pelo autor na construção do texto escrito. Essa análise prolonga-se, sobretudo, em relação ao enredo e à criação das personagens.Também procura-se perfazer os caminhos que culminaram nas três montagens fílmicas do Auto. A primeira versão, intitulada A Compadecida, é datada de 1969, sob a direção de George Jonas. A segunda é de 1987 e recebeu o título de Os Trapalhões no Auto da Compadecida com a direção de Roberto Farias. A última versão chegou ao cinema em 2000 sob o título de O Auto da Compadecida, dirigida por Guel Arraes. Tomando-se como ponto de partida o hipotexto literário de Suassuna, far-se-á uma análise dos hipertextos cinematográficos no tocante às diferenças e semelhanças apresentadas. Propõe-se, ainda, um olhar sobre a cena final da peça, e em sua releitura apresentada pelo último filme, dirigido por Guel Arraes e lançado em 2000, em que o maravilhoso evidencia-se através do confronto entre celestes e demônios no julgamento dos humanos no desfecho da história escrita e evolui para o fantástico-maravilhoso no contexto do filme.
id UFJF_204f796ad1cbd619c9e58e0ea23e408b
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6572
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria de Lourdes Abreu dehttp://lattes.cnpq.br/6824037139938021Silva, Maria Andréia de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7552317392777753Nogueira, Nícea Helena de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4642562310697120http://lattes.cnpq.br/5114403552864590Lisboa, Adriana Kelly Furtado2018-04-05T11:14:41Z2018-04-042018-04-05T11:14:41Z2013-09-23https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6572Baseando-se nos estudos da intertextualidade a partir da concepção de Julia Kristeva, bem como nos conceitos de práticas intertextuais propostos por Afonso Romano de Sant’Anna e Gérard Genette, e, considerando, ainda, a pesquisa de Yannick Mouren sobre a tipologia das transposições de um livro ao filme, a presente pesquisa lança um olhar sobre a peça Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, escrita em 1955 e publicada em 1957, com o objetivo de entender os processos de recriação ou releitura utilizados pelo autor na construção do texto escrito. Essa análise prolonga-se, sobretudo, em relação ao enredo e à criação das personagens.Também procura-se perfazer os caminhos que culminaram nas três montagens fílmicas do Auto. A primeira versão, intitulada A Compadecida, é datada de 1969, sob a direção de George Jonas. A segunda é de 1987 e recebeu o título de Os Trapalhões no Auto da Compadecida com a direção de Roberto Farias. A última versão chegou ao cinema em 2000 sob o título de O Auto da Compadecida, dirigida por Guel Arraes. Tomando-se como ponto de partida o hipotexto literário de Suassuna, far-se-á uma análise dos hipertextos cinematográficos no tocante às diferenças e semelhanças apresentadas. Propõe-se, ainda, um olhar sobre a cena final da peça, e em sua releitura apresentada pelo último filme, dirigido por Guel Arraes e lançado em 2000, em que o maravilhoso evidencia-se através do confronto entre celestes e demônios no julgamento dos humanos no desfecho da história escrita e evolui para o fantástico-maravilhoso no contexto do filme.Basé sur des études de l'intertextualité, de la conception de Julia Kristeva, ainsi que les concepts de pratiques intertextuelles proposées par Afonso Romano de Sant'Anna et Gérard Genette, et compte tenu également de la recherche Yannick Mouren sur la typologie des transpositions d'un livre au cinéma, cette recherche jette un regard sur la pièce Auto da Compadecida Ariano Suassuna, écrit en 1955 et publié en 1957, afin de comprendre les processus de réinterprétation de loisirs ou utilisés par l'auteur dans la construction d'un texte écrit. Cette analyse s'étend principalement en rapport avec l'intrigue et la création de personnages. Nous essayons aussi de rattraper les voies qui a culminé dans les trois ensembles filmique Auto. La première version, appelée A Compadecida, est daté de 1969 réalisé par George Jonas. La seconde est de 1987 et a reçu le titre de la Os Trapalhões no Auto da Compadecida avec la direction de Roberto Farias. La dernière version est arrivée au cinéma en 2000 sous le titre O Auto da Compadecida dirigé par Guel Arraes. Prenant comme point de départ le Suassuna littéraire hypotexte jusqu'où ira l'analyse d'un film hypertextes sur les différences et les similitudes présentées Il est proposé également un coup d'oeil à la scène finale de la pièce, et en relisant présenté par le dernier film réalisé par Guel Arraes et libéré en 2000, où le merveilleux est mise en évidence par la confrontation entre le ciel et l'enfer dans le jugement de l'issue de l'histoire humaine et de progrès pour le fantastiquemerveilleux film.PROQUALI (UFJF)porCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)-CES/JFBrasil-CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASAuto da CompadecidaAriano SuassunaGuel ArraesIntertextualidadeTransposiçãoAuto da compadecidaAriano SuassunaGuel ArraesIntertextualitéTranspositionDe Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILadrianakellyfurtadolisboa.pdf.jpgadrianakellyfurtadolisboa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1380https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/4/adrianakellyfurtadolisboa.pdf.jpgc411ac9eda2bc28fb980c574025b732dMD54ORIGINALadrianakellyfurtadolisboa.pdfadrianakellyfurtadolisboa.pdfapplication/pdf1313301https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/1/adrianakellyfurtadolisboa.pdfccde5d9f44887d34a9af1086d56e3bedMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTadrianakellyfurtadolisboa.pdf.txtadrianakellyfurtadolisboa.pdf.txtExtracted texttext/plain188481https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/3/adrianakellyfurtadolisboa.pdf.txt7050a73348f8a5abea45dfc3f73d52c3MD53ufjf/65722019-06-16 08:57:41.781oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T11:57:41Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
title De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
spellingShingle De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
Lisboa, Adriana Kelly Furtado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Auto da Compadecida
Ariano Suassuna
Guel Arraes
Intertextualidade
Transposição
Auto da compadecida
Ariano Suassuna
Guel Arraes
Intertextualité
Transposition
title_short De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
title_full De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
title_fullStr De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
title_full_unstemmed De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
title_sort De Ariano Suassuna a Guel Arraes: intertextualidade e transposição do literário ao fílmico
author Lisboa, Adriana Kelly Furtado
author_facet Lisboa, Adriana Kelly Furtado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria de Lourdes Abreu de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6824037139938021
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Maria Andréia de Paula
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7552317392777753
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nogueira, Nícea Helena de Almeida
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4642562310697120
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5114403552864590
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Adriana Kelly Furtado
contributor_str_mv Oliveira, Maria de Lourdes Abreu de
Silva, Maria Andréia de Paula
Nogueira, Nícea Helena de Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Auto da Compadecida
Ariano Suassuna
Guel Arraes
Intertextualidade
Transposição
Auto da compadecida
Ariano Suassuna
Guel Arraes
Intertextualité
Transposition
dc.subject.por.fl_str_mv Auto da Compadecida
Ariano Suassuna
Guel Arraes
Intertextualidade
Transposição
Auto da compadecida
Ariano Suassuna
Guel Arraes
Intertextualité
Transposition
description Baseando-se nos estudos da intertextualidade a partir da concepção de Julia Kristeva, bem como nos conceitos de práticas intertextuais propostos por Afonso Romano de Sant’Anna e Gérard Genette, e, considerando, ainda, a pesquisa de Yannick Mouren sobre a tipologia das transposições de um livro ao filme, a presente pesquisa lança um olhar sobre a peça Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, escrita em 1955 e publicada em 1957, com o objetivo de entender os processos de recriação ou releitura utilizados pelo autor na construção do texto escrito. Essa análise prolonga-se, sobretudo, em relação ao enredo e à criação das personagens.Também procura-se perfazer os caminhos que culminaram nas três montagens fílmicas do Auto. A primeira versão, intitulada A Compadecida, é datada de 1969, sob a direção de George Jonas. A segunda é de 1987 e recebeu o título de Os Trapalhões no Auto da Compadecida com a direção de Roberto Farias. A última versão chegou ao cinema em 2000 sob o título de O Auto da Compadecida, dirigida por Guel Arraes. Tomando-se como ponto de partida o hipotexto literário de Suassuna, far-se-á uma análise dos hipertextos cinematográficos no tocante às diferenças e semelhanças apresentadas. Propõe-se, ainda, um olhar sobre a cena final da peça, e em sua releitura apresentada pelo último filme, dirigido por Guel Arraes e lançado em 2000, em que o maravilhoso evidencia-se através do confronto entre celestes e demônios no julgamento dos humanos no desfecho da história escrita e evolui para o fantástico-maravilhoso no contexto do filme.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-05T11:14:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-04
2018-04-05T11:14:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6572
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
dc.publisher.program.fl_str_mv -
dc.publisher.initials.fl_str_mv CES/JF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv -
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/4/adrianakellyfurtadolisboa.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/1/adrianakellyfurtadolisboa.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6572/3/adrianakellyfurtadolisboa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c411ac9eda2bc28fb980c574025b732d
ccde5d9f44887d34a9af1086d56e3bed
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
7050a73348f8a5abea45dfc3f73d52c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661364328988672