Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez Júnior, Sami
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2900
Resumo: O Museu Mariano Procópio (MMP), formado a partir da prática de colecionamento de Alfredo Ferreira Lage e doado à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em 1936, é o objeto desse trabalho. O seu acervo é o segundo maior do Período Imperial, destacando-se por algumas obras históricas e artísticas importantes como o fardão usado por D. Pedro II na cerimônia da maioridade, em 1840; o quadro “Tirandentes Esquartejado”, de Pedro Américo; porcelanas das Companhias das Índias; parte do mobiliário da Família Imperial; além do acervo documental e da biblioteca de obras raras. Esse patrimônio foi freqüentado e visitado por pessoas com projeção no cenário nacional como D. Pedro II e sua família, políticos, intelectuais e até mesmo o Presidente Getúlio Vargas em visita à Juiz de Fora. Tornou-se um ícone da construção das identidades regional e nacional pelos símbolos e discursos dispostos através do seu arranjo. Dessa forma, essa dissertação objetiva identificar, através de uma perspectiva antropológica, as percepções de uma coletividade acerca da rede de sentidos e significados construída por meio do dialogo com o objeto material num determinado contexto e suas nuances, produzindo memórias e identidades individuais e coletivas. Busca-se compreender como é o processo de apropriação desse objeto pelos visitantes e funcionários. Apreende-se a produção do patrimônio cultural como “narrativas” ou como “formação discursiva” que possibilita mapear os conteúdos simbólicos, objetivando descrever a “formação da nação” e a constituir a identidade cultural. Analisa-se o Museu Mariano Procópio à luz da noção de “Fato Social Total” imbricado na dinâmica cultural, discutindo os mecanismos e a possível eficácia do patrimônio enquanto formador dessa identidade. Já que esse espaço não se apresenta como um produto natural ou físico, mas, sobretudo, como uma construção social, resultado sócio-histórico das disputas em torno da significação do território e suscetível a mudanças. Esse trabalho se baseia no museu como espaço simbólico de diferentes atores sociais, assim como a análise dos discursos produzidos sobre o patrimônio material, através da relação homem/objeto/contexto num determinado locus e sua disposição através de conflitos e tentativas de apropriação do patrimônio por diversos setores.
id UFJF_2212d2e090b500061280d550adf499ec
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/2900
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Siqueira, Euler David dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792380J6Goncalves, Jose Reginaldo Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781996H6Brites, Jurema Gorskihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785690U6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758672U2Sanchez Júnior, Sami2016-10-25T12:25:33Z2016-10-202016-10-25T12:25:33Z2007-09-26https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2900O Museu Mariano Procópio (MMP), formado a partir da prática de colecionamento de Alfredo Ferreira Lage e doado à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em 1936, é o objeto desse trabalho. O seu acervo é o segundo maior do Período Imperial, destacando-se por algumas obras históricas e artísticas importantes como o fardão usado por D. Pedro II na cerimônia da maioridade, em 1840; o quadro “Tirandentes Esquartejado”, de Pedro Américo; porcelanas das Companhias das Índias; parte do mobiliário da Família Imperial; além do acervo documental e da biblioteca de obras raras. Esse patrimônio foi freqüentado e visitado por pessoas com projeção no cenário nacional como D. Pedro II e sua família, políticos, intelectuais e até mesmo o Presidente Getúlio Vargas em visita à Juiz de Fora. Tornou-se um ícone da construção das identidades regional e nacional pelos símbolos e discursos dispostos através do seu arranjo. Dessa forma, essa dissertação objetiva identificar, através de uma perspectiva antropológica, as percepções de uma coletividade acerca da rede de sentidos e significados construída por meio do dialogo com o objeto material num determinado contexto e suas nuances, produzindo memórias e identidades individuais e coletivas. Busca-se compreender como é o processo de apropriação desse objeto pelos visitantes e funcionários. Apreende-se a produção do patrimônio cultural como “narrativas” ou como “formação discursiva” que possibilita mapear os conteúdos simbólicos, objetivando descrever a “formação da nação” e a constituir a identidade cultural. Analisa-se o Museu Mariano Procópio à luz da noção de “Fato Social Total” imbricado na dinâmica cultural, discutindo os mecanismos e a possível eficácia do patrimônio enquanto formador dessa identidade. Já que esse espaço não se apresenta como um produto natural ou físico, mas, sobretudo, como uma construção social, resultado sócio-histórico das disputas em torno da significação do território e suscetível a mudanças. Esse trabalho se baseia no museu como espaço simbólico de diferentes atores sociais, assim como a análise dos discursos produzidos sobre o patrimônio material, através da relação homem/objeto/contexto num determinado locus e sua disposição através de conflitos e tentativas de apropriação do patrimônio por diversos setores.The object of this work is Museu Mariano Procópio (MMP), formed by Alfredo Ferreira Lages’s practice of collecting and donated to Prefeitura Municipal de Juiz de Fora in 1936. Its collection is the second biggest of the Imperial Period, it distinguishes itself for important works such as the uniform that D. Pedro II wore in the Majority Ceremony in 1840; the picture ‘Tiradentes Esquartejado’, painted by Pedro Américo; porcelain from Companhia das Índias; part of the furniture of the Imperial Family; beyond the documental collection and the library of rare works. This patrimony was frequented and visited by important people as D. Pedro II and his family, politicians and intellectuals. It has become an icon in the construction of regional and national identities because of the symbols and speeches disposed through its arrangement. Thus, this dissertation aims at identifying, through an anthropological perspective, the perceptions of a collectivity about the net of feelings and meanings constructed through the dialog with the material object in a certain context and its nuances, producing individual and collective memories and identities. We look for comprehend the process of appropriation of that object by the visitors and employees. We apprehend the production of the cultural patrimony as ‘narratives’ or as ‘discursive formation’ that make possible to map the symbolic content, aiming at describing the nation formation and constituting the cultural identity. We analyze Museu Mariano Procópio in the light of the notion of the ‘Total Social Fact’ overlapped in the cultural dynamics, discussing the mechanisms and the effectiveness of the patrimony while former of that identity. Since this space doesn’t appear as a physical or natural product, but above all, as a social construction, a social historical result of disputes around the meaning of the territory and susceptible to changes. This work is based on the museum as a symbolic space of different social actors, as well as on the analysis of speeches produced about the material patrimony, through the relation man/object/context in a certain locus and its disposition through conflicts and attempts of appropriation of the patrimony by several sectors.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciências SociaisUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIACulturaPatrimônio e museuIdentidadeMemóriaCulturePatrimony and MuseumIdentityMemoryUm olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILsamirsanchesjunior.pdf.jpgsamirsanchesjunior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/4/samirsanchesjunior.pdf.jpge03e63507a4bc1f2935f84f642ff8e07MD54ORIGINALsamirsanchesjunior.pdfsamirsanchesjunior.pdfapplication/pdf1748981https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/1/samirsanchesjunior.pdf2141a4300af560b63ae027c0917fd9dbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTsamirsanchesjunior.pdf.txtsamirsanchesjunior.pdf.txtExtracted texttext/plain375614https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/3/samirsanchesjunior.pdf.txtd1fed02f3aa40526525e6bbfbee05a9cMD53ufjf/29002019-11-07 11:13:27.227oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:27Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
title Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
spellingShingle Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
Sanchez Júnior, Sami
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Cultura
Patrimônio e museu
Identidade
Memória
Culture
Patrimony and Museum
Identity
Memory
title_short Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
title_full Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
title_fullStr Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
title_full_unstemmed Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
title_sort Um olhar antropológico sobre o patrimônio cultural: sentidos, significados e ressignificações do Museu Mariano Procópio (MMP)
author Sanchez Júnior, Sami
author_facet Sanchez Júnior, Sami
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, Euler David de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792380J6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Goncalves, Jose Reginaldo Santos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781996H6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brites, Jurema Gorski
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785690U6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758672U2
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez Júnior, Sami
contributor_str_mv Siqueira, Euler David de
Goncalves, Jose Reginaldo Santos
Brites, Jurema Gorski
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Cultura
Patrimônio e museu
Identidade
Memória
Culture
Patrimony and Museum
Identity
Memory
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Patrimônio e museu
Identidade
Memória
Culture
Patrimony and Museum
Identity
Memory
description O Museu Mariano Procópio (MMP), formado a partir da prática de colecionamento de Alfredo Ferreira Lage e doado à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em 1936, é o objeto desse trabalho. O seu acervo é o segundo maior do Período Imperial, destacando-se por algumas obras históricas e artísticas importantes como o fardão usado por D. Pedro II na cerimônia da maioridade, em 1840; o quadro “Tirandentes Esquartejado”, de Pedro Américo; porcelanas das Companhias das Índias; parte do mobiliário da Família Imperial; além do acervo documental e da biblioteca de obras raras. Esse patrimônio foi freqüentado e visitado por pessoas com projeção no cenário nacional como D. Pedro II e sua família, políticos, intelectuais e até mesmo o Presidente Getúlio Vargas em visita à Juiz de Fora. Tornou-se um ícone da construção das identidades regional e nacional pelos símbolos e discursos dispostos através do seu arranjo. Dessa forma, essa dissertação objetiva identificar, através de uma perspectiva antropológica, as percepções de uma coletividade acerca da rede de sentidos e significados construída por meio do dialogo com o objeto material num determinado contexto e suas nuances, produzindo memórias e identidades individuais e coletivas. Busca-se compreender como é o processo de apropriação desse objeto pelos visitantes e funcionários. Apreende-se a produção do patrimônio cultural como “narrativas” ou como “formação discursiva” que possibilita mapear os conteúdos simbólicos, objetivando descrever a “formação da nação” e a constituir a identidade cultural. Analisa-se o Museu Mariano Procópio à luz da noção de “Fato Social Total” imbricado na dinâmica cultural, discutindo os mecanismos e a possível eficácia do patrimônio enquanto formador dessa identidade. Já que esse espaço não se apresenta como um produto natural ou físico, mas, sobretudo, como uma construção social, resultado sócio-histórico das disputas em torno da significação do território e suscetível a mudanças. Esse trabalho se baseia no museu como espaço simbólico de diferentes atores sociais, assim como a análise dos discursos produzidos sobre o patrimônio material, através da relação homem/objeto/contexto num determinado locus e sua disposição através de conflitos e tentativas de apropriação do patrimônio por diversos setores.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-25T12:25:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-20
2016-10-25T12:25:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2900
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/4/samirsanchesjunior.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/1/samirsanchesjunior.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2900/3/samirsanchesjunior.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e03e63507a4bc1f2935f84f642ff8e07
2141a4300af560b63ae027c0917fd9db
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
d1fed02f3aa40526525e6bbfbee05a9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661382600425472