Docências engajadas na perspectiva da educação aberta: curadorias digitais e materiais pedagógicos nos processos (trans)formativos na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Ana Carolina Guedes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16137
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem o objetivo de investigar que relações emergem na construção de materiais pedagógicos por docentes, considerando a cultura digital e as docências engajadas na perspectiva da educação aberta. Ela inspira-se na pesquisa narrativa (JOSSO, 2007; BRUNER, 2003) e na cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), e se desenvolveu no encontro com conceitos e com ideias forjadas na cibercultura (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2007, 2004; SANTOS, 2005; LEMOS, 2004), na perspectiva da educação aberta (BRUNO; MATTOS, 2017, 2020; SANTOS, 2011, 2012), nas docências (NÓVOA, 1995, 2017; CUNHA, 2005), na cultura digital (BRUNO; COUTO, 2019), na multirreferencialidade (ARDOINO, 1998, 2005), na filosofia da diferença (DELEUZE, 1992, 1998; DELEUZE; GUATTARI, 1995) como plano de imanência, rizoma e multiplicidade. A investigação desenvolveu-se com cinco docentes de duas escolas privadas que trabalham com a pedagogia de projetos, na Educação Básica, uma em Minas Gerais e outra no Rio de Janeiro, que constroem seus materiais pedagógicos integrando as tecnologias digitais. A construção dos dados iniciou-se com o levantamento bibliográfico, aprofundando os conceitos de: Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos e Curadoria Digital e se desenvolveu por meio das conversas dialógicas, realizadas no formato online, com docentes participantes que constroem materiais pedagógicos, em meio a cultura digital. Três agrupamentos temáticos, sob a forma de categorias emergentes, se constituíram: I) coautorias na construção de materiais; II) criatividade docente; III) impactos da pandemia nas docências. Os dados mostraram que: a construção de materiais pedagógicos realizada por professores/as, por meio de suportes tecnológicos digitais, potencializa docências mais engajadas; a vivência dos docentes na cultura digital pode interferir nas escolhas e na construção de materiais pedagógicos; e, integradas à perspectiva da educação aberta, a construção de curadorias digitais pode fomentar organização, acesso, articulação, partilhas dos constructos interativos docentes. Percebeu-se que os/as professores/as, ao construírem seus próprios materiais, mesmo que não intencionalmente, desenvolvem a perspectiva da educação aberta e ressignificaram suas concepções sobre educação como ações autorais e coautorais, explicitando a potência de sua autoestima e de seu empoderamento - no sentido freiriano. No que tange a gestão escolar, os dados construídos assumiram tal função como parte importante no fomento desse/a docente autor/a, que incentiva/valoriza as ações de sua equipe e ressignifica seu lugar e seu papel como formador e parceiro. A educação aberta instiga mudanças importantes relacionadas ao acesso, às coautorias, ao engajamento e, nesta direção, esta tese criou possibilidades de se repensar e cocriar docênciaS engajadas. Destaca-se, por fim, o POMAR (Percursos Online Múltiplos Abertos e Rizomáticos) “Construindo materiais em tempos de educação aberta”, como curadoria digital que pode vir a inspirar e a transformar os processos de ensino e de aprendizagem, situando a autoria em parceria, em partilha, como caminhos outros para as docências engajadas.
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Ela inspira-se na pesquisa narrativa (JOSSO, 2007; BRUNER, 2003) e na cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), e se desenvolveu no encontro com conceitos e com ideias forjadas na cibercultura (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2007, 2004; SANTOS, 2005; LEMOS, 2004), na perspectiva da educação aberta (BRUNO; MATTOS, 2017, 2020; SANTOS, 2011, 2012), nas docências (NÓVOA, 1995, 2017; CUNHA, 2005), na cultura digital (BRUNO; COUTO, 2019), na multirreferencialidade (ARDOINO, 1998, 2005), na filosofia da diferença (DELEUZE, 1992, 1998; DELEUZE; GUATTARI, 1995) como plano de imanência, rizoma e multiplicidade. A investigação desenvolveu-se com cinco docentes de duas escolas privadas que trabalham com a pedagogia de projetos, na Educação Básica, uma em Minas Gerais e outra no Rio de Janeiro, que constroem seus materiais pedagógicos integrando as tecnologias digitais. A construção dos dados iniciou-se com o levantamento bibliográfico, aprofundando os conceitos de: Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos e Curadoria Digital e se desenvolveu por meio das conversas dialógicas, realizadas no formato online, com docentes participantes que constroem materiais pedagógicos, em meio a cultura digital. Três agrupamentos temáticos, sob a forma de categorias emergentes, se constituíram: I) coautorias na construção de materiais; II) criatividade docente; III) impactos da pandemia nas docências. Os dados mostraram que: a construção de materiais pedagógicos realizada por professores/as, por meio de suportes tecnológicos digitais, potencializa docências mais engajadas; a vivência dos docentes na cultura digital pode interferir nas escolhas e na construção de materiais pedagógicos; e, integradas à perspectiva da educação aberta, a construção de curadorias digitais pode fomentar organização, acesso, articulação, partilhas dos constructos interativos docentes. Percebeu-se que os/as professores/as, ao construírem seus próprios materiais, mesmo que não intencionalmente, desenvolvem a perspectiva da educação aberta e ressignificaram suas concepções sobre educação como ações autorais e coautorais, explicitando a potência de sua autoestima e de seu empoderamento - no sentido freiriano. No que tange a gestão escolar, os dados construídos assumiram tal função como parte importante no fomento desse/a docente autor/a, que incentiva/valoriza as ações de sua equipe e ressignifica seu lugar e seu papel como formador e parceiro. A educação aberta instiga mudanças importantes relacionadas ao acesso, às coautorias, ao engajamento e, nesta direção, esta tese criou possibilidades de se repensar e cocriar docênciaS engajadas. Destaca-se, por fim, o POMAR (Percursos Online Múltiplos Abertos e Rizomáticos) “Construindo materiais em tempos de educação aberta”, como curadoria digital que pode vir a inspirar e a transformar os processos de ensino e de aprendizagem, situando a autoria em parceria, em partilha, como caminhos outros para as docências engajadas.This qualitative research aims to investigate what relationships emerge in the construction of pedagogical materials by teachers, considering the digital culture and the teaching engaged in the perspective of open education. It is inspired by narrative research (JOSSO, 2007; BRUNER, 2003) and cartography (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), and was developed in the encounter with concepts and ideas forged in cyberculture (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2007, 2004; SANTOS, 2005; LEMOS, 2004), from the perspective of open education (BRUNO; MATTOS, 2017, 2020; SANTOS, 2011, 2012), in teaching (NÓVOA, 1995, 2017; CUNHA, 2005), in digital culture (BRUNO; COUTO, 2019), in multireferentiality (ARDOINO, 1998, 2005), in philosophy of difference (DELEUZE, 1992, 1998; DELEUZE; GUATTARI, 1995) as a plane of immanence, rhizome and multiplicity. The investigation was developed with five teachers from two private schools that work with project pedagogy, one in Minas Gerais and the other in Rio de Janeiro, who build their pedagogical materials integrating digital technologies. The construction of the data began with the bibliographic survey, deepening the concepts of: Open Education, Open Educational Resources and Digital Curatorship and developed through dialogical conversations, carried out in the online format, with participating teachers who build pedagogical materials, amid digital culture. Three thematic groupings, in the form of emerging categories, were constituted: I) co-authorship in the construction of materials; II) teacher creativity; III) impacts of the pandemic on teaching. The data showed that: the construction of pedagogical materials carried out by teachers through digital technological supports enhances more engaged teaching; the teachers' experience in digital culture can interfere in the choices and construction of pedagogical materials; and, integrated with the perspective of open education, the construction of digital curatorships can foster organization, access, articulation, sharing of teachers' interactive constructs. It was noticed that the teachers, when building their own materials, even if unintentionally, develop the perspective of open education and resignify their conceptions about education as authorial and co-authorial actions, making explicit the power of their self-esteem and empowerment - in the Freirean sense. Regarding school management, the data constructed assumed this role as an important part in the promotion of this teacherauthor, who encourages/values the actions of his/her team and resignifies his/her place and role as a trainer and partner. Open education instigates important changes related to access, co-authorship and engagement and, in this direction, this thesis has created possibilities to rethink and co-create engaged teachers. Finally, POMAR (Multiple Open and Rhizomatic Online Pathways) "Building materials in times of open education" stands out as a digital curatorship that can inspire and transform teaching and learning relationships, situating authorship in partnership, in sharing, as other paths for engaged teaching.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODocênciaS engajadasCuradoria digitaConstrução de materiais pedagógicosEducação abertaPOMAREngaged teachingDigital curationConstruction of pedagogical materials and open educationDocências engajadas na perspectiva da educação aberta: curadorias digitais e materiais pedagógicos nos processos (trans)formativos na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALanacarolinaguedesmattos.pdfanacarolinaguedesmattos.pdfapplication/pdf5107789https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16137/1/anacarolinaguedesmattos.pdf684a0945124825fe2314b2c32b87d4dfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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