Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16171
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é mapear e compreender como se estabelecem, por meio de ações de Comunicação, as relações de poder entre sociedade, ambiente digital e cidadãos/usuários, observando a grande diversidade cultural, social, política, econômica e regional que perpassa o Brasil. Isso se justifica a partir da crescente ampliação do ambiente digital como um espaço alternativo e que abre possibilidades para o aumento de vozes e de representações dos brasileiros, já que qualquer usuário pode produzir, co-produzir e reproduzir conteúdos, além de interagir com materiais. Com o crescimento do acesso à internet, presente em 90% dos lares brasileiros (IBGE, 2021), observa-se que mais atores sociais digitais encontram espaço e conseguem se comunicar de forma efetiva, o que resulta em novos discursos e novas disputas por poder e legitimidade. E é pensando nestas aproximações e embates que tomamos como objeto de pesquisa empírica preliminar as publicações realizadas no ano de 2022 no perfil no Twitter do Jornal Nacional, a fim de identificarmos questões referentes às relações de poder entre jornalismo e cidadãos/usuários. Para isso, recorremos aos métodos da Análise Documental (Fonseca, 2002; Gil, 2008), utilizada na etapa da coleta de materiais e definição de recortes de investigação e da Análise da Materialidade Audiovisual, proposta por Coutinho (2016; 2018) e que busca investigar os conteúdos audiovisuais como uma unidade composta por texto e paratexto. Ademais, realizamos também um questionário online com 103 jornalistas e que tem como intuito trazer resultados acerca de suas percepções acerca das disputas de legitimidade que se estabelecem entre o quarto poder e um possível “poder” que emerge no ambiente digital e estaria ligado aos cidadãos/usuários. Nesta medida, utilizamos como estratégia de recrutamento a técnica da Bola de Neve (Vinuto, 2014), de caráter não probabilístico e que tem como objetivo oferecer resultados de questionários enviados de forma on-line a partir da rede de contatos do autor, se dissipando e ganhando novas respostas à medida que o questionário é passado em diante. Deste modo, tanto a análise empírica de materiais veiculados no Twitter do Jornal Nacional, que tem em vista detectar a circulação, capacidade de interação e engajamento e traços de poder desses conteúdos, como também os resultados dos questionários, nos evidenciam formas distintas de ação dos usuários em relação ao jornalismo e de percepção do jornalismo em relação aos usuários. Após este percurso, os resultados apontam para a existência de um poder simbólico atuante e que assume diferentes faces e aspectos no cenário brasileiro, ainda que com questionamentos e com variáveis a serem melhor avaliadas e delimitadas. Neste sentido, propomos a existência de um quinto poder como uma teoria intermediária da comunicação (Braga, 2016; 2020), que é evidenciado através das possibilidades de manifestação dos usuários como um poder que interage; cobra e fiscaliza os conteúdos jornalísticos e os jornalistas; produz e reproduz conteúdos - inclusive de caráter desinformativo-; concorre com os meios de comunicação; e também sofre interferências dos algoritmos e grandes conglomerados digitais, além de membros dos demais poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. Tais percepções nos oferecem elementos suficientes para que a discussão possa ser futuramente ampliada em novos contornos e interfaces, contribuindo com futuros estudos sobre a relação mídias e processos sociais.
id UFJF_24a655a21e6b449296e6064a29547ae4
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/16171
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Coutinho, Iluska Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598Ferreira, Jorge Carlos Felzhttp://lattes.cnpq.br/9944566602504271Costa, Cristiane Fingerhttp://lattes.cnpq.br/8316079079085656Andrade, Ana Paula Goulart dehttp://lattes.cnpq.br/5584033877464059http://lattes.cnpq.br/0112602865522327Pereira, Gustavo Teixeira de Faria2023-11-10T16:06:04Z2023-11-102023-11-10T16:06:04Z2023-10-24https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16171O objetivo dessa pesquisa é mapear e compreender como se estabelecem, por meio de ações de Comunicação, as relações de poder entre sociedade, ambiente digital e cidadãos/usuários, observando a grande diversidade cultural, social, política, econômica e regional que perpassa o Brasil. Isso se justifica a partir da crescente ampliação do ambiente digital como um espaço alternativo e que abre possibilidades para o aumento de vozes e de representações dos brasileiros, já que qualquer usuário pode produzir, co-produzir e reproduzir conteúdos, além de interagir com materiais. Com o crescimento do acesso à internet, presente em 90% dos lares brasileiros (IBGE, 2021), observa-se que mais atores sociais digitais encontram espaço e conseguem se comunicar de forma efetiva, o que resulta em novos discursos e novas disputas por poder e legitimidade. E é pensando nestas aproximações e embates que tomamos como objeto de pesquisa empírica preliminar as publicações realizadas no ano de 2022 no perfil no Twitter do Jornal Nacional, a fim de identificarmos questões referentes às relações de poder entre jornalismo e cidadãos/usuários. Para isso, recorremos aos métodos da Análise Documental (Fonseca, 2002; Gil, 2008), utilizada na etapa da coleta de materiais e definição de recortes de investigação e da Análise da Materialidade Audiovisual, proposta por Coutinho (2016; 2018) e que busca investigar os conteúdos audiovisuais como uma unidade composta por texto e paratexto. Ademais, realizamos também um questionário online com 103 jornalistas e que tem como intuito trazer resultados acerca de suas percepções acerca das disputas de legitimidade que se estabelecem entre o quarto poder e um possível “poder” que emerge no ambiente digital e estaria ligado aos cidadãos/usuários. Nesta medida, utilizamos como estratégia de recrutamento a técnica da Bola de Neve (Vinuto, 2014), de caráter não probabilístico e que tem como objetivo oferecer resultados de questionários enviados de forma on-line a partir da rede de contatos do autor, se dissipando e ganhando novas respostas à medida que o questionário é passado em diante. Deste modo, tanto a análise empírica de materiais veiculados no Twitter do Jornal Nacional, que tem em vista detectar a circulação, capacidade de interação e engajamento e traços de poder desses conteúdos, como também os resultados dos questionários, nos evidenciam formas distintas de ação dos usuários em relação ao jornalismo e de percepção do jornalismo em relação aos usuários. Após este percurso, os resultados apontam para a existência de um poder simbólico atuante e que assume diferentes faces e aspectos no cenário brasileiro, ainda que com questionamentos e com variáveis a serem melhor avaliadas e delimitadas. Neste sentido, propomos a existência de um quinto poder como uma teoria intermediária da comunicação (Braga, 2016; 2020), que é evidenciado através das possibilidades de manifestação dos usuários como um poder que interage; cobra e fiscaliza os conteúdos jornalísticos e os jornalistas; produz e reproduz conteúdos - inclusive de caráter desinformativo-; concorre com os meios de comunicação; e também sofre interferências dos algoritmos e grandes conglomerados digitais, além de membros dos demais poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. Tais percepções nos oferecem elementos suficientes para que a discussão possa ser futuramente ampliada em novos contornos e interfaces, contribuindo com futuros estudos sobre a relação mídias e processos sociais.The objective of this research is to map and understand how the power relations between society, the digital environment and citizens/users are established through Communication actions, observing the great cultural, social, political, economic and regional diversity that permeates Brazil. This is justified by the growing expansion of the digital environment as an alternative space that opens possibilities for the increase of voices and representations of Brazilians, since any user can produce, co-produce and reproduce content, as well as interact with materials. With the growth of internet access, present in 90% of Brazilian households (IBGE, 2021), it is observed that more digital social actors find space and are able to communicate effectively, which results in new discourses and new disputes for power and legitimacy. And it is with these approximations and clashes in mind that we took as the object of preliminary empirical research the publications carried out in 2022 on the Twitter profile of Jornal Nacional, in order to identify issues related to the power relations between journalism and citizens/users. To this end, we resorted to the methods of Document Analysis (Fonseca, 2002; Gil, 2008), used in the stage of collecting materials and defining research excerpts and the Analysis of Audiovisual Materiality, proposed by Coutinho (2016; 2018) and which seeks to investigate audiovisual content as a unit composed of text and paratext. In addition, we also conducted an online questionnaire with 103 journalists that aims to bring results about their perceptions about the legitimacy disputes that are established between the fourth power and a possible "power" that emerges in the digital environment and would be linked to citizens/users. To this extent, we used the Snowball technique as a recruitment strategy (Vinuto, 2014), of a non-probabilistic character and which aims to offer results of questionnaires sent online from the author's network of contacts, dissipating and gaining new answers as the questionnaire is passed on. Thus, both the empirical analysis of materials published on the Twitter of the Jornal Nacional, which aims to detect the circulation, capacity for interaction and engagement and traces of power of these contents, as well as the results of the questionnaires, show us different forms of action of users in relation to journalism and perception of journalism in relation to users. After this path, the results point to the existence of an active symbolic power that assumes different faces and aspects in the Brazilian scenario, although with questions and with variables to be better evaluated and delimited. In this sense, we propose the existence of a fifth power as an intermediate theory of communication (Braga, 2016; 2020), which is evidenced through the possibilities of manifestation of users as a "power" that interacts; collects and supervises journalistic content and journalists; produces and reproduces content - including misinformative content; competes with the media; and also suffers interference from algorithms and large digital conglomerates, as well as members of the other branches - Executive, Legislative and Judiciary. Such perceptions offer us enough elements so that the discussion can be expanded in the future in new contours and interfaces, contributing to future studies on the relationship between media and social processes.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOJornalismo em telasTelejornalismoAnálise materialidade audiovisuaAccountabilityQuinto poderJournalism on screensTV journalismAudiovisual materiality analysisAccountabilityFifth powerJornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALgustavoteixeiradefariapereira.pdfgustavoteixeiradefariapereira.pdfapplication/pdf6843265https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/1/gustavoteixeiradefariapereira.pdfb6fe1521aa83ba7ea07deed5f8d02ae3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTgustavoteixeiradefariapereira.pdf.txtgustavoteixeiradefariapereira.pdf.txtExtracted texttext/plain652083https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/4/gustavoteixeiradefariapereira.pdf.txtcf3aaa5835f99f9c2628b841885fda27MD54THUMBNAILgustavoteixeiradefariapereira.pdf.jpggustavoteixeiradefariapereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/5/gustavoteixeiradefariapereira.pdf.jpgb462c5443360fc0902ea6f9589b25fe3MD55ufjf/161712023-11-11 04:04:04.351oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-11-11T06:04:04Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
title Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
spellingShingle Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Jornalismo em telas
Telejornalismo
Análise materialidade audiovisua
Accountability
Quinto poder
Journalism on screens
TV journalism
Audiovisual materiality analysis
Accountability
Fifth power
title_short Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
title_full Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
title_fullStr Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
title_full_unstemmed Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
title_sort Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
author Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
author_facet Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Iluska Maria da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7068648540073233
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leal, Paulo Roberto Figueira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9631665928287598
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, Jorge Carlos Felz
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9944566602504271
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Costa, Cristiane Finger
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8316079079085656
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Andrade, Ana Paula Goulart de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5584033877464059
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0112602865522327
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
contributor_str_mv Coutinho, Iluska Maria da Silva
Leal, Paulo Roberto Figueira
Ferreira, Jorge Carlos Felz
Costa, Cristiane Finger
Andrade, Ana Paula Goulart de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Jornalismo em telas
Telejornalismo
Análise materialidade audiovisua
Accountability
Quinto poder
Journalism on screens
TV journalism
Audiovisual materiality analysis
Accountability
Fifth power
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo em telas
Telejornalismo
Análise materialidade audiovisua
Accountability
Quinto poder
Journalism on screens
TV journalism
Audiovisual materiality analysis
Accountability
Fifth power
description O objetivo dessa pesquisa é mapear e compreender como se estabelecem, por meio de ações de Comunicação, as relações de poder entre sociedade, ambiente digital e cidadãos/usuários, observando a grande diversidade cultural, social, política, econômica e regional que perpassa o Brasil. Isso se justifica a partir da crescente ampliação do ambiente digital como um espaço alternativo e que abre possibilidades para o aumento de vozes e de representações dos brasileiros, já que qualquer usuário pode produzir, co-produzir e reproduzir conteúdos, além de interagir com materiais. Com o crescimento do acesso à internet, presente em 90% dos lares brasileiros (IBGE, 2021), observa-se que mais atores sociais digitais encontram espaço e conseguem se comunicar de forma efetiva, o que resulta em novos discursos e novas disputas por poder e legitimidade. E é pensando nestas aproximações e embates que tomamos como objeto de pesquisa empírica preliminar as publicações realizadas no ano de 2022 no perfil no Twitter do Jornal Nacional, a fim de identificarmos questões referentes às relações de poder entre jornalismo e cidadãos/usuários. Para isso, recorremos aos métodos da Análise Documental (Fonseca, 2002; Gil, 2008), utilizada na etapa da coleta de materiais e definição de recortes de investigação e da Análise da Materialidade Audiovisual, proposta por Coutinho (2016; 2018) e que busca investigar os conteúdos audiovisuais como uma unidade composta por texto e paratexto. Ademais, realizamos também um questionário online com 103 jornalistas e que tem como intuito trazer resultados acerca de suas percepções acerca das disputas de legitimidade que se estabelecem entre o quarto poder e um possível “poder” que emerge no ambiente digital e estaria ligado aos cidadãos/usuários. Nesta medida, utilizamos como estratégia de recrutamento a técnica da Bola de Neve (Vinuto, 2014), de caráter não probabilístico e que tem como objetivo oferecer resultados de questionários enviados de forma on-line a partir da rede de contatos do autor, se dissipando e ganhando novas respostas à medida que o questionário é passado em diante. Deste modo, tanto a análise empírica de materiais veiculados no Twitter do Jornal Nacional, que tem em vista detectar a circulação, capacidade de interação e engajamento e traços de poder desses conteúdos, como também os resultados dos questionários, nos evidenciam formas distintas de ação dos usuários em relação ao jornalismo e de percepção do jornalismo em relação aos usuários. Após este percurso, os resultados apontam para a existência de um poder simbólico atuante e que assume diferentes faces e aspectos no cenário brasileiro, ainda que com questionamentos e com variáveis a serem melhor avaliadas e delimitadas. Neste sentido, propomos a existência de um quinto poder como uma teoria intermediária da comunicação (Braga, 2016; 2020), que é evidenciado através das possibilidades de manifestação dos usuários como um poder que interage; cobra e fiscaliza os conteúdos jornalísticos e os jornalistas; produz e reproduz conteúdos - inclusive de caráter desinformativo-; concorre com os meios de comunicação; e também sofre interferências dos algoritmos e grandes conglomerados digitais, além de membros dos demais poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. Tais percepções nos oferecem elementos suficientes para que a discussão possa ser futuramente ampliada em novos contornos e interfaces, contribuindo com futuros estudos sobre a relação mídias e processos sociais.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-10T16:06:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-10
2023-11-10T16:06:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16171
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/1/gustavoteixeiradefariapereira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/4/gustavoteixeiradefariapereira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16171/5/gustavoteixeiradefariapereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6fe1521aa83ba7ea07deed5f8d02ae3
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
cf3aaa5835f99f9c2628b841885fda27
b462c5443360fc0902ea6f9589b25fe3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193969999282176