O discurso dos ateus em redes sociais: a emergência do ateísmo digital
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00147 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13156 |
Resumo: | Se as redes sociais são hoje o espaço onde as religiões de manifestam e se digladiam, teria o ateísmo, como negação do religioso ou afirmação do não-transcendente, voz e espaço? Parti desata questão mais ampla para buscar as formas como o discurso dos ateus emerge das redes sociais. As redes sociais são um vasto mundo e, por isso, procurei recortar os múltiplos atores e agentes ateus em plena operação. Selecionei, em algumas plataformas do meio virtual - Instagram, Youtube e Facebook, comunidades como o “Bar do Ateu” e ATEA (Associação de Ateus), dentre outros. Minha hipótese é a de que o discurso atue se apresenta, por um lado, com uma tendência, a do neoateismo, por outro, no interior do discurso, se vê o múltiplo. Como utilizei, enveredei-me pela Análise do Discurso na vertente francesa, com Michel Pêcheux e Michel Foucault. As redes sociais possibilitaram a construção de novas crenças e subjetividades marcadas pelo ateísmo. Os resultados da pesquisa apontaram, entre outros, que há uma certa unidade no discurso ateísta, quando este trata da descrença em deidades, mas há pluralidade de discursos e concepções ateístas entre os diferentes atores presentes nas redes sociais. |
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Minha hipótese é a de que o discurso atue se apresenta, por um lado, com uma tendência, a do neoateismo, por outro, no interior do discurso, se vê o múltiplo. Como utilizei, enveredei-me pela Análise do Discurso na vertente francesa, com Michel Pêcheux e Michel Foucault. As redes sociais possibilitaram a construção de novas crenças e subjetividades marcadas pelo ateísmo. Os resultados da pesquisa apontaram, entre outros, que há uma certa unidade no discurso ateísta, quando este trata da descrença em deidades, mas há pluralidade de discursos e concepções ateístas entre os diferentes atores presentes nas redes sociais.If social networks are today the space where religions manifest and fight, would atheism, as a denial of the religious or an affirmation of the non-transcendent, voice and space? I left untied a broader question to look for the ways in which the atheists' discourse emerges from social networks. Social networks are a vast world and, therefore, I tried to cut out the multiple actors and atheist agents in full operation. I selected, on some virtual media platforms - Instagram, Youtube and Facebook, communities like “Bar do Ateu” and ATEA (Associação de Ateus), among others. My hypothesis is that the discourse at work presents itself, on the one hand, with a tendency, that of neo-religionism, on the other, within the discourse, the multiple is seen. As I used it, I embarked on Discourse Analysis on the French view, with Michel Pêcheux and Michel Foucault. Social networks enabled the construction of new beliefs and subjectivities marked by atheism. The research results pointed out, among others, that there is a certain unity in the atheistic discourse, when it deals with disbelief in deities, but there is a plurality of discourses and atheistic conceptions among the different actors present in social networks.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASAteísmo e comunidades virtuaisDiscurso ateísta cibernéticoATEASubjetividade ateísta em redeAtheism and virtual communitiesCybernetic atheistic discourseAtheistic subjectivity in a networkO discurso dos ateus em redes sociais: a emergência do ateísmo digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmelquisedequeoliveiradecastro.pdfmelquisedequeoliveiradecastro.pdfPDF/Aapplication/pdf1723976https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13156/1/melquisedequeoliveiradecastro.pdf0cd07db03f049392107fbe711d8fd5ebMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13156/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13156/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmelquisedequeoliveiradecastro.pdf.txtmelquisedequeoliveiradecastro.pdf.txtExtracted texttext/plain214095https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13156/4/melquisedequeoliveiradecastro.pdf.txte34a95a1e69c96951d56c546f44603a8MD54THUMBNAILmelquisedequeoliveiradecastro.pdf.jpgmelquisedequeoliveiradecastro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13156/5/melquisedequeoliveiradecastro.pdf.jpgd7605b4a8f2b13064503b40d0dd26956MD55ufjf/131562021-08-18 16:45:23.586oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T19:45:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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