A educação ambiental em meio às relações entre o rural e o urbano no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, Teresópolis - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Gabriel de Mendonça
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2728
Resumo: O crescimento acelerado dos grandes centros urbanos, associado ao crescimento do movimento ambientalista nas últimas décadas, vem impulsionando a migração de um número cada vez maior de pessoas de origem urbana a espaços rurais de significativo valor natural e paisagístico. Questionando a qualidade de vida e o modelo desenfreado de consumo dos recursos naturais observado nos grandes centros urbanos, eles buscam reinventar a sua relação com a natureza e disseminar idéias ambientalistas que tenham em vista uma nova maneira de o ser humano pensar a sua relação com a natureza. Entretanto observa-se que as propostas ambientalistas, apresentadas sob a perspectiva dos moradores de origem urbana ou de atores externos à localidade, chocam-se, muitas vezes, com a visão de mundo, os hábitos tradicionais e os valores culturais, próprios dos moradores de origem rural, gerando desconfiança e resistência às propostas ambientalistas trazidas pelos forasteiros. Evidencia-se assim, os conflitos e as contradições originadas dessa busca da sociedade urbana pelo “reencontro com a natureza”. A pesquisa foi realizada no município de Teresópolis-RJ, junto às comunidades de Canoas, Prata dos Aredes e Varginha, situadas no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, maior unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea. A pesquisa teve como objetivo analisar, sob a perspectiva dos diferentes atores locais, a complexidade sociocultural que se forma na localidade a partir da chegada dos moradores de origem urbana, confrontando as diferentes visões de mundo e explicitando os desafios colocados ao trabalho de educação ambiental na localidade. Nesse contexto, o estudo das interações entre as pessoas de origem rural e urbana deixa clara a importância do trabalho de educação ambiental na promoção do diálogo entre os diversos atores locais, visando à superação dos conflitos e à implantação de um modelo de desenvolvimento local que, de fato, se contraponha ao insustentável modelo urbano-industrial. Esse tipo de trabalho torna-se também fundamental para a realização plena dos objetivos propostos com a criação do PETP, uma vez que cria as condições necessárias para a implantação da sua Zona de Amortecimento. Para a realização da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa e utilizados métodos da observação participante, entrevistas não estruturadas e semi-estruturadas, buscando assinalar a influência da maneira de pensar o espaço rural - e as suas relações com o urbano - na qualidade da relação sociedade/natureza.
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Questionando a qualidade de vida e o modelo desenfreado de consumo dos recursos naturais observado nos grandes centros urbanos, eles buscam reinventar a sua relação com a natureza e disseminar idéias ambientalistas que tenham em vista uma nova maneira de o ser humano pensar a sua relação com a natureza. Entretanto observa-se que as propostas ambientalistas, apresentadas sob a perspectiva dos moradores de origem urbana ou de atores externos à localidade, chocam-se, muitas vezes, com a visão de mundo, os hábitos tradicionais e os valores culturais, próprios dos moradores de origem rural, gerando desconfiança e resistência às propostas ambientalistas trazidas pelos forasteiros. Evidencia-se assim, os conflitos e as contradições originadas dessa busca da sociedade urbana pelo “reencontro com a natureza”. A pesquisa foi realizada no município de Teresópolis-RJ, junto às comunidades de Canoas, Prata dos Aredes e Varginha, situadas no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, maior unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea. A pesquisa teve como objetivo analisar, sob a perspectiva dos diferentes atores locais, a complexidade sociocultural que se forma na localidade a partir da chegada dos moradores de origem urbana, confrontando as diferentes visões de mundo e explicitando os desafios colocados ao trabalho de educação ambiental na localidade. Nesse contexto, o estudo das interações entre as pessoas de origem rural e urbana deixa clara a importância do trabalho de educação ambiental na promoção do diálogo entre os diversos atores locais, visando à superação dos conflitos e à implantação de um modelo de desenvolvimento local que, de fato, se contraponha ao insustentável modelo urbano-industrial. Esse tipo de trabalho torna-se também fundamental para a realização plena dos objetivos propostos com a criação do PETP, uma vez que cria as condições necessárias para a implantação da sua Zona de Amortecimento. Para a realização da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa e utilizados métodos da observação participante, entrevistas não estruturadas e semi-estruturadas, buscando assinalar a influência da maneira de pensar o espaço rural - e as suas relações com o urbano - na qualidade da relação sociedade/natureza.The fast expansion of urban centers associated with the environmetal movement enlargement has generated a growing flow of migration from urban to rural areas, where significant natural landscapes are found. Dissatisfied with the conditions of life and with the model of uncontrolled consumption of natural resources observed in the big urban centers, they try to reinvent their relationship with nature and disseminate the environmental concepts, aiming at a new way of thinking the human relationship with nature. However, we observe that the environmental proposals presented under the perspective of the outsiders has been clashing itself with the world views, traditional habits and cultural values of the rural people, generating mistrust and showing up the conflicts and contradictions of this urban people’s attempt to meet their “lost relationship with nature”. This work was made in Teresópolis, Rio de Janeiro State, in the communities of Canoas, Prata dos Aredes and Varginha, on the nearside of the Parque Estadual dos Três Picos - PETP (Three Peaks State Park). The research’s objective was to analyse, by the perspective of the different local players, the sociocultural complexity formed with the arrival of urban people at the local, confronting the different world views and setting out the challenges of a work with environmental education on these communities. At that context, the study of interactions between rural and urban people emphasizes the importance of the environmental education to improve the dialogue between the different local actors, aiming at to overcome the conflicts and to implement a model of local development actually different from the urban-industrial model. In the same way, this model becomes fundamental for the complete realization of PETP’s goals, creating the conditions to consolidate its buffering zone. A qualitative perspective was adopted in this research. Participant observation, non structured and semi-structured interviews were the tools used in order to understand the relationship between nature and society, the way of thinking rural space is conceived and its interaction with the urban side.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EcologiaUFJFBrasilICB – Instituto de Ciências BiológicasCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIARelações entre o rural e o urbanoEducação ambientalDesenvolvimento localParque Estadual dos Três PicosZona de amortecimentoRural and urban relationshipsEnvironmental educationLocal developmentParque Estadual dos Três PicosBuffering zoneA educação ambiental em meio às relações entre o rural e o urbano no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, Teresópolis - RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILgabrieldemendoncadomingues.pdf.jpggabrieldemendoncadomingues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2728/4/gabrieldemendoncadomingues.pdf.jpg737f7ea449896707b911be0dde66aae4MD54ORIGINALgabrieldemendoncadomingues.pdfgabrieldemendoncadomingues.pdfapplication/pdf5641783https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2728/1/gabrieldemendoncadomingues.pdf0251a358b2d999eec22740e1f0b874f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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