A relação entre secularização e cristianismo na pós-modernidade: uma análise da proposta de Vattimo a partir da filosofia de Hans Blumenberg.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11921 |
Resumo: | Essa tese doutoral tem por objetivo analisar o modo como Gianni Vattimo e Hans Blumenberg entendem a secularização e, a partir disso, a consequente possibilidade de permanência do cristianismo na pós-modernidade. Especificamente, buscou-se responder a seguinte problemática: em que medida é possível ainda afirmar a permanência do cristianismo na pósmodernidade, como quer Vattimo, diante da compreensão de secularização de Blumenberg? Para isso, tomou-se como objeto de estudo o pensamento filosófico de Blumenberg, sobretudo, sua obra A legitimação da Idade Moderna (2008) e os diversos escritos de Vattimo, ressaltando, contudo, Depois da cristandade (2004) e O fim da modernidade (2002). Partindo disso, defendeu-se a tese de que, depois do processo de secularização, é ainda possível notar a permanência do cristianismo na sociedade pós-moderna, mesmo quando se compreende a secularização como a reocupação funcional de espaços vazios deixados por outras épocas. Essa reocupação se dá, contudo, a partir da retórica, sobretudo em seu caráter metafórico defendido por Blumenberg como marca da antropologia filosófica. A metaforização abre espaço para a realização de uma ontologia hermenêutica e antropológica que garante ao ser humano uma nova função, a saber, não mais a de contemplador do universo, ou passivo frente à vontade divina, mas intérprete do mundo da vida e construtor de sua própria existência. Tem-se então a liberação da metáfora como condição de possibilidade de reafirmação do ser humano, não a partir de um racionalismo exagerado que resultaria nas afirmativas metafísicas, mas a partir do reconhecimento dos limites do ser humano. Nesse processo de metaforização, vê-se expressa a manifestação dos elementos niilistas, apontados por Vattimo como condição da pósmodernidade que resulta na abertura para a eventualidade do ser que, ao se dar no transcorrer do tempo, garante a pluralidade e diversidade. No âmbito dessa abertura, faz sentido um cristianismo que dialogue com essas culturas e fé plurais, o que só é possível quando se supera a condição dogmática e ortodoxa do cristianismo. Resulta desse cristianismo enfraquecido a afirmação do amor-caridade como princípio de saída para o encontro com o outro. Esse princípio, por si mesmo niilista e enfraquecido, não afirma um cristianismo violento e doutrinador, mas aponta para o fato de que o enfraquecimento e a debilidade do pensamento deixam como legado um cristianismo do coração e da humanidade do ser humano. |
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Para isso, tomou-se como objeto de estudo o pensamento filosófico de Blumenberg, sobretudo, sua obra A legitimação da Idade Moderna (2008) e os diversos escritos de Vattimo, ressaltando, contudo, Depois da cristandade (2004) e O fim da modernidade (2002). Partindo disso, defendeu-se a tese de que, depois do processo de secularização, é ainda possível notar a permanência do cristianismo na sociedade pós-moderna, mesmo quando se compreende a secularização como a reocupação funcional de espaços vazios deixados por outras épocas. Essa reocupação se dá, contudo, a partir da retórica, sobretudo em seu caráter metafórico defendido por Blumenberg como marca da antropologia filosófica. A metaforização abre espaço para a realização de uma ontologia hermenêutica e antropológica que garante ao ser humano uma nova função, a saber, não mais a de contemplador do universo, ou passivo frente à vontade divina, mas intérprete do mundo da vida e construtor de sua própria existência. Tem-se então a liberação da metáfora como condição de possibilidade de reafirmação do ser humano, não a partir de um racionalismo exagerado que resultaria nas afirmativas metafísicas, mas a partir do reconhecimento dos limites do ser humano. Nesse processo de metaforização, vê-se expressa a manifestação dos elementos niilistas, apontados por Vattimo como condição da pósmodernidade que resulta na abertura para a eventualidade do ser que, ao se dar no transcorrer do tempo, garante a pluralidade e diversidade. No âmbito dessa abertura, faz sentido um cristianismo que dialogue com essas culturas e fé plurais, o que só é possível quando se supera a condição dogmática e ortodoxa do cristianismo. Resulta desse cristianismo enfraquecido a afirmação do amor-caridade como princípio de saída para o encontro com o outro. Esse princípio, por si mesmo niilista e enfraquecido, não afirma um cristianismo violento e doutrinador, mas aponta para o fato de que o enfraquecimento e a debilidade do pensamento deixam como legado um cristianismo do coração e da humanidade do ser humano.This doctoral thesis aims to analyze the way in which Gianni Vattimo and Hans Blumenberg understand secularization and from that, the consequent possibility of Christianity remaining in postmodernity. Specifically, we tried to answer the following problem: to what extent is it possible to affirm the permanence of Christianity in postmodernity, as Vattimo wants, in the face of Blumenberg's understanding of secularization? For this, Blumenberg's philosophical thought was taken as an object of study, above all, his work The Legitimacy of the Modern Age (2008) and the various writings of Vattimo, emphasizing, however, After Christianity (2004) and The End of Modernity (2002). Based on this, the thesis was defended that after the process of secularization it is still possible to notice the permanence of Christianity in postmodern society, even when secularization is understood as the functional reoccupation of empty spaces left by other times. This reoccupation occurs, however, based on rhetoric, especially in its metaphorical character defended by Blumenberg as a mark of philosophical anthropology. The metaphor opens space for the realization of a hermeneutic and anthropological ontology that guarantees the human being a new function, namely, no longer one that contemplates the universe, or passive to the divine will, but an interpreter of the world of life and builder of his own existence. Then, there is the liberation of metaphor as a condition for the possibility of reaffirming the human being, not from exaggerated rationalism that would result in metaphysical statements, but from the recognition of the limits of the human being. In this process of metaphor, the manifestation of the nihilistic elements expressed by Vattimo as a condition of postmodernity is expressed that results opening up to the eventuality of being, which, in the course of time, guarantees plurality and diversity. In the context of this opening, it makes sense for Christianity to dialogue with these plural cultures and faiths, which is only possible when the dogmatic and orthodox condition of Christianity is overcome. It results from this weakened Christianity the affirmation of love-charity as the starting principle for the encounter with the other. This principle, in itself nihilistic and weakened, does not affirm a violent and indoctrinating Christianity, but points to the fact that the weakening and weakness of thought leave a Christianity of the human heart and humanity as a legacy.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASMetaforizaçãoNiilismoAmor-caridadeInterpretaçãoSecularizaçãoMetaphorNihilismLove-charityInterpretationSecularizationA relação entre secularização e cristianismo na pós-modernidade: uma análise da proposta de Vattimo a partir da filosofia de Hans Blumenberg.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALdouglaswillianferreira.pdfdouglaswillianferreira.pdfPDF/Aapplication/pdf1687875https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11921/1/douglaswillianferreira.pdfe5e2cc11b6d28f86c80156e0bd9ac630MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11921/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11921/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTdouglaswillianferreira.pdf.txtdouglaswillianferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain792596https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11921/4/douglaswillianferreira.pdf.txtb5673c0bfb3c258340db8425a53d82b9MD54THUMBNAILdouglaswillianferreira.pdf.jpgdouglaswillianferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11921/5/douglaswillianferreira.pdf.jpg263f35c6d02548408382a7864ce1e4e8MD55ufjf/119212020-11-27 04:08:11.815oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-11-27T06:08:11Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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