Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Emerson Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rafael, Carla Beatriz da Silva, Filgueiras, Juliana Fernandes, Neves, Clara Mockdece, Ferreira, Maria Elisa Caputo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000200011
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8100
Resumo: O objetivo do presente estudo foi levantar o número de alunos auto-declarados com deficiência em processo de inclusão no ensino superior nas instituições públicas e privadas de Juiz de Fora. Tal temática merece destaque vista as políticas implementadas pelo Governo Federal de acesso ao Ensino Superior, como o ProUni, o REUNI e o FIES a fim de ampliar o nível de escolarização da população. Assim, foram pesquisadas 11 Instituições de Ensino Superior de Juiz de Fora, sendo dez privadas e uma pública. Para tanto, foram entrevistados os coordenadores de cursos que contavam, no período da coleta de dados, com alunos auto-declarados com deficiência, regularmente matriculados e frequentando o curso. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. Foi possível perceber que existem, atualmente, 45 alunos com deficiência matriculados e frequentes em cursos de ensino superior da cidade. A rede privada representa 82,2% desse total e a rede pública federal, 17,8%. Portanto, é de grande relevância a concretização de estudos que visem ampliar as informações sobre a inclusão de pessoas com deficiência na rede de ensino brasileira. Isso possibilitará o entendimento do processo de dificuldades, luta e superação desses estudantes até a chegada ao Ensino Superior. Esta questão tem sido importante para dar assistência aos profissionais envolvidos na ação pelo direito das pessoas com deficiência e o acesso dos mesmos, em especial, no meio educacional.
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Foi possível perceber que existem, atualmente, 45 alunos com deficiência matriculados e frequentes em cursos de ensino superior da cidade. A rede privada representa 82,2% desse total e a rede pública federal, 17,8%. Portanto, é de grande relevância a concretização de estudos que visem ampliar as informações sobre a inclusão de pessoas com deficiência na rede de ensino brasileira. Isso possibilitará o entendimento do processo de dificuldades, luta e superação desses estudantes até a chegada ao Ensino Superior. Esta questão tem sido importante para dar assistência aos profissionais envolvidos na ação pelo direito das pessoas com deficiência e o acesso dos mesmos, em especial, no meio educacional.The aim of this study was to research the number of self-declared students with disabilities in the process of inclusion in public and private higher education institutions of Juiz de Fora. This theme merits investigation because of the policies implemented by the Federal Government Access to Higher Education that aim to increase the level of schooling for the population, i.e. ProUni, REUNI and FIES. Eleven higher education institutions of Juiz de Fora were surveyed, of which ten were private and one public. The interviewees were the supervisors of courses in which self-declared students with disabilities were enrolled, and attended regularly, at the time when data was collected. Subsequently, the interviews were analyzed by content analysis. The data showed that there are currently 45 students with disabilities enrolled who regularly attend classes in higher education courses in the city. The private institutions represent 82.2% of this total and the federal public university includes 17.8%. It is deemed greatly relevant to implement further studies that aim to increase information about the inclusion of people with disabilities in the Brazilian school system. This will enable better understanding of these students' process of facing difficulties, advocacy struggles and overcoming barriers until they achieve entrance into the university. This issue has been important in assisting professionals involved in advocacy for the rights of people with disabilities, especially regarding access to educational systems.por--BrasilRevista Brasileira de Educação Especial-Educação especialPessoa com deficiênciaEnsino superiorSpecial educationPeople with disabilitiesHigher educationEstudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superiorCase study of inclusion of students with disabilities in higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDuarte, Emerson RodriguesRafael, Carla Beatriz da SilvaFilgueiras, Juliana FernandesNeves, Clara MockdeceFerreira, Maria Elisa Caputoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILEstudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência.pdf.jpgEstudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1544https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/8100/4/Estudo%20de%20caso%20sobre%20a%20inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia.pdf.jpg9fb9e456191c54b1e3d60763dccc35d7MD54ORIGINALEstudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência.pdfEstudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência.pdfapplication/pdf731454https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/8100/1/Estudo%20de%20caso%20sobre%20a%20inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia.pdf7cf98040515371509c2598e2287a30e7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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