O céu pelo avesso: a religião na poética de Murilo Mendes
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9967 |
Resumo: | A lírica de Murilo Mendes perfaz um caminho de destaque na Literatura Brasileira pela originalidade e pela abrangência temático-formal que empreende, sendo internacionalmente conhecida como uma das mais profícuas do século XX. Dentre os modos de operação da poética do autor, o modernismo efetivado em suas letras distingue-se das demais produções atinentes ao momento literário que se deu no Brasil por haver nele a presença vigorosa da lida com o tema da religião. Em sua biografia, o poeta experimentou a conversão à fé cristã, e esse fato transformou-se em marca estética de sua escritura, uma vez que o universo simbólico do cristianismo passou a ser, com frequência, acionado pelo autor a fim de criar suas obras. A religião, em Murilo Mendes, está em diálogo com a poesia, com a música, com a pintura, com a dança, com a história, enfim, com os recursos da poiésis do autor. Dessa maneira, empreender um estudo que identifique, analise e interprete os diálogos com a religião presentes na poética de Murilo Mendes é a intenção principal do presente trabalho. Embora haja reconhecimento da magnitude poética muriliana, pouco se dedicou a entender os mecanismos de operação da poesia do autor que dialoga com o tema religioso, efetivando-se um estudo detalhado desse quesito. Assim, a partir de uma abordagem interdisciplinar, estabelecem-se as possibilidades de interpretação do corpus poético muriliano com vistas à identificação, à análise e à interpretação do religioso em sua lírica. Um dos aspectos relevantes na produção de Murilo Mendes é que, em face das tensões que a modernidade propôs para o ser humano, para a religião e para toda a sociedade ocidental, o poeta elege o caminho de reabilitar as tradições, promovendo a aproximação entre os homens do século XX e o universo mítico-religioso de outrora. Esse procedimento, o qual se pode verificar nas produções modernistas da chamada segunda geração dessa estética literária no país, distinguese dos demais pela postura problematizadora que o eu lírico muriliano empreende ao tratar do tema religioso. A crueza da condição humana, em suas restrições variadas, a inquirição da religiosidade tradicional e ortodoxa a fim de mobilizar sentido para a vivência da fé nos tempos presentes e a constatação do mistério que se oferta, como um desafio, também para o homem moderno são aspectos que compõem a poesia de Murilo Mendes que lida e propõe a percepção do religioso na modernidade. |
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Dentre os modos de operação da poética do autor, o modernismo efetivado em suas letras distingue-se das demais produções atinentes ao momento literário que se deu no Brasil por haver nele a presença vigorosa da lida com o tema da religião. Em sua biografia, o poeta experimentou a conversão à fé cristã, e esse fato transformou-se em marca estética de sua escritura, uma vez que o universo simbólico do cristianismo passou a ser, com frequência, acionado pelo autor a fim de criar suas obras. A religião, em Murilo Mendes, está em diálogo com a poesia, com a música, com a pintura, com a dança, com a história, enfim, com os recursos da poiésis do autor. Dessa maneira, empreender um estudo que identifique, analise e interprete os diálogos com a religião presentes na poética de Murilo Mendes é a intenção principal do presente trabalho. Embora haja reconhecimento da magnitude poética muriliana, pouco se dedicou a entender os mecanismos de operação da poesia do autor que dialoga com o tema religioso, efetivando-se um estudo detalhado desse quesito. Assim, a partir de uma abordagem interdisciplinar, estabelecem-se as possibilidades de interpretação do corpus poético muriliano com vistas à identificação, à análise e à interpretação do religioso em sua lírica. Um dos aspectos relevantes na produção de Murilo Mendes é que, em face das tensões que a modernidade propôs para o ser humano, para a religião e para toda a sociedade ocidental, o poeta elege o caminho de reabilitar as tradições, promovendo a aproximação entre os homens do século XX e o universo mítico-religioso de outrora. Esse procedimento, o qual se pode verificar nas produções modernistas da chamada segunda geração dessa estética literária no país, distinguese dos demais pela postura problematizadora que o eu lírico muriliano empreende ao tratar do tema religioso. A crueza da condição humana, em suas restrições variadas, a inquirição da religiosidade tradicional e ortodoxa a fim de mobilizar sentido para a vivência da fé nos tempos presentes e a constatação do mistério que se oferta, como um desafio, também para o homem moderno são aspectos que compõem a poesia de Murilo Mendes que lida e propõe a percepção do religioso na modernidade.Murilo Mendes’ poetry makes an unique path when it comes to Brazilian Literature for its originality and its scope of theme and form undertaken, being acknowledged internationally as one of the most prolific lyrics of the 20th century. Among the poetical operation means of the author, the Modernism presented in his letters is distinguished from the other productions related to the literary moment that occurred in Brazil because there is in it the strong presence of religion. In his biography the poet experienced conversion to the Christian faith and this fact became an aesthetic mark of his writings, since the symbolic universe of Christianity was often activated by the author in order to create his works. Religion, in Murilo Mendes, is in constant dialogue with poetry, with music, with painting, with dance, with mythology, ultimately, with resources for author’s poiésis. Thus, to accomplish a study that identifies, analyzes and interprets the dialogues with the religion present in the poetry of Murilo Mendes is the main intention of the present work. Although there is recognition of the poetic magnitude of Mendes, there are few deep approaches related to investigating the apparatus of his poems that promote a discourse with religious themes. Therefore, from an interdisciplinary approach, the possibilities of interpreting Murilo Mendes’ poetic corpus are established in order to present identification, an analysis and an interpretation of the religious in his lyric. One of the important aspects in the production of Murilo Mendes is that, facing the tensions that Modernity has proposed for human beings, for religion and for the whole Western society, the poet chooses the way of rehabilitating the traditions, promoting the approximation between the men of the 1900ies and the mythical-religious universe. This practice, which can be seen in the Modernist productions of the so-called second generation of this literary aesthetic in Brazil, is distinguished from others by the problematizing attitude that Murilo’s lyrical-self undertakes dealing with the religious theme. The crudeness of human condition, in its various restrictions, the examination of traditional and orthodox religiosity in order to mobilize meaning for the living of faith in the present times and the verification of the mystery offered as a challenge also for modern man are aspects which compose the poetry of Murilo Mendes that deals with and proposes the perception of the religious in Modernity.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASMurilo MendesPoesiaReligiãoModernismoLiteratura brasileiraMurilo MendesPoetryReligionModernismBrazilian literatureO céu pelo avesso: a religião na poética de Murilo Mendesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILedsonmunkjunior.pdf.jpgedsonmunkjunior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9967/4/edsonmunkjunior.pdf.jpgd699b39b9c03d1d216e50b6e4a7e59a2MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9967/1/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD51ORIGINALedsonmunkjunior.pdfedsonmunkjunior.pdfapplication/pdf1223568https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9967/2/edsonmunkjunior.pdfd39652e6b57913680e7fc1a78bd6b739MD52TEXTedsonmunkjunior.pdf.txtedsonmunkjunior.pdf.txtExtracted texttext/plain421096https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9967/3/edsonmunkjunior.pdf.txtbfd1fff7cbb87a594f55b9727cb6153bMD53ufjf/99672019-06-16 13:41:00.023oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T16:41Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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